Mostrando postagens com marcador Bolos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bolos. Mostrar todas as postagens

16 outubro 2017

Bolo de Fubá Com Goiabada e Cobertura de Cream Cheese

Pensa num bolo inusitado, que surpreendeu todo mundo que provou. Fubá, recheio de goiabada e cobertura de buttercream com cream cheese. Muita gostosura (e caloria) numa coisa só. Este bolo de fubá é o preferido de todos os tempos do meu esposo. Ele foi feito para o aniversário dele. Minha ideia era transformá-lo num bolo de festa bem impactante. Objetivo cumprido, este bolo foi um dos melhores e mais lindos que já fiz. 
A massa super úmida, o recheio cremoso e docinho e a cobertura azedinha do cream cheese... Um bolo especial, feito para celebrar ocasiões especiais.

20 setembro 2016

Bolo de Fubá com Calda de Goiabada

Durante a semana, até consigo manter a dieta sob controle. Faço quatro refeições principais e alterno comendo frutas durante o dia. Porém, quando chega o final de semana... Pizzas, pães e principalmente DOCES reinam.

Este bolo nasceu da vontade incontrolável de comer alguma coisa doce pós almoço. Em 10 minutos (literalmente) ele já estava no forno. Adoro receitas práticas como esta. Sujam pouca coisa e rapidinho você tem um bolo delicioso para matar a vontade.

30 agosto 2016

Bolo Red Velvet

O bolo Red Velvet (Veludo Vermelho) é bastante clássico e tradicional nos Estados Unidos. Faz um tempão que queria prová-lo, mas como já disse algumas vezes, dificilmente faço bolos elaborados. Primeiro porque sou fã de bolos mais simples, de frutas e sem muita decoração. Segundo porque dá um trabalho desgramado kk.

Mas tem dias que a gente acorda inspirado e a gula vontade de provar um prato em específico fala mais alto. Não vou mentir para vocês, é um bolo bem trabalhoso e com algumas etapas (como qualquer bolo de festas), mas o trabalho definitivamente compensa.

16 agosto 2016

Bolo de Maçã Integral

Já falei por aqui da minha paixão por bolos e receitas feitas com maçãs. Eu não sou muito fã da fruta em si, mas um bolo de maçã quentinho com canela.. Ahhhh.. isso sim conquista meu coração. Este em especial é bastante saudável porque, além de cereais integrais, usa a maçã toda, não leva óleo na massa e tem açúcar mascavo na receita. E se você pensa que por tudo isso ele é menos gostoso, está redondamente enganado. Fica delicioso, macio e com um gostinho caramelado incrível. Comeria todos os dias no café da manhã, da tarde, no lanche...

19 julho 2016

Bolo de Chocolate com Buttercream de Chocolate e Laranja

Estou de férias! É tão bom poder acordar mais tarde, passar o dia vendo séries no Netflix e visitando a casa da mãe para almoçar :) O problema é que a preguiça é tanta, que o blog acaba sofrendo com essa minha falta de forças para fazer qualquer coisa que não seja NADA kkkkk. Para quebrar esse hiato de receitas por aqui, trago um bolo de chocolate com laranja. Uma combinação muito clássica que sempre fica deliciosa. Este bolo nasceu pela minha total inveja dos bolos incríveis que provei no aniversário da Carol do Cozinha Autoral, que foram feitos pelas talentosas Sandra do Better Call San e Marianne do Delicious By Mari.

09 junho 2016

Bolo de Maçã com Casca

Apesar de eu não ser o maior fã de maçã in natura, adoro receitas feitas com ela. Por aqui já apareceu tortinha de maçã, torta de maçã com creme e também o melhor bolo de maçãs do mundo. Este é bem parecido com ele, só que mais simples. Quem fez foi o marido que, guloso que é, está aproveitando a temporada em casa para se esbaldar em fazer bolos, pudins, pães e tudo o mais que a barriga pede. Sorte minha que chego em casa com um bolo fresquinho para devorar. Esta receita rende um bolo pequeno, perfeito para um café da tarde. Com certeza bolo de maçãs é um dos meus preferidos. É fácil de fazer, nunca da errado e fica delicioso.

13 outubro 2015

Cuca de Banana


Não importa o que aconteça, sempre acabo com bananas quase passando de tão maduras na fruteira. Acho que herdei isso da minha mãe, de comprar a mais do que na realidade preciso. O engraçado é que quebro a cabeça para procurar uma receita nova para fazer com elas e na semana seguinte.. olha as bananas maduras de novo kkk. Semana passada fiz um doce (que para minha surpresa o marido adorou). Desta vez me deu vontade de um bolo. Lembrei daquelas cucas, com uma farofinha crocante por cima sabe? Achei essa receita do Rodrigo Hilbert e fiz meio desconfiado, pois ao invés de fermento para bolo, ia fermento para pão. E não é que ficou deliciosa? Super fofinha, porém bem consistente. A farofa crocantíssima e com gostinho de canela por cima. Sempre que lembrava ia lá roubar uma fatia. Receita ótima para dar um fim nessas bananas maduras que insistem em se multiplicar. ;)



Cuca de Banana
(Receita adaptada daqui)

Ingredientes
Massa
1 ovo
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa rasas de fermento biológico seco (para pão)
5 bananas nanicas fatidas no sentido do comprimento

Farofa
5 colheres de sopa de farinha de trigo
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
4 colheres de sopa de manteiga gelada

Preparo
Massa: Misture o leite com a manteiga e leve ao microondas por 1 minuto. Junte o açúcar e o ovo e misture bem. Acrescente a farinha de trigo, o sal e o fermento. Bata a massa por uns 5 minutos, na mão mesmo, até que ela fique bem homogênea.
Farofa: Misture todos os ingredientes com as pontas dos dedos até formar uma farofa úmida.
Montagem: Numa fôrma untada e enfarinhada, despeje a massa. Cubra com as bananas fatiadas e espalhe por cima a farofa. Deixe crescer por uma hora. Leve ao forno 180/200° por 40 minutos ou até ficar bem dourada.

Pulo do Gato: Eu aumentei a quantidade de açúcar porque achei muito pouca e mesmo assim não ficou muito doce não. Se você for uma pouco mais "formiga" acrescente mais 1/2 xícara à massa. Você pode usar a quantidade de banana que tiver disponível, duas, quatro, seis, oito... A receita rende bastante, então você pode fazer um bolo bem grande e mais baixo ou um médio e mais alto (como o meu).

01 julho 2015

"La Bête Noire" ou o bolo de chocolate mais escandaloso que já comi



Você gosta de chocolate? Se a resposta for sim então definitivamente você não pode deixar este mundo sem comer este bolo. A receita veio de um blog que gosto muitíssimo, A Cozinha Coletiva do Richie (se não conhece, peloamordedeus corre lá). La Bête Noire, ou A Besta Negra, tem esse nome provavelmente devido ao chocolate, que originalmente é amargo, na receita. Como não sou muito fã de chocolate muito amargo, resolvi trocar pelo meio amargo que, pra mim, já é bem forte. Posso dizer com toda a sinceridade do mundo, que este bolo foi o mais intenso que já comi na vida. Parece uma explosão de chocolate. Deve ser servido, obrigatoriamente, com uma boa bola de seu sorvete favorito. O doce do sorvete contrasta perfeitamente com o sabor intenso do bolo. Se você ama chocolate, ou quer agradar algúem que ama, então esta receita é perfeita para você. Um dos melhores (se não o melhor) bolo de chocolate que já comi na vida.


"La Bête Noire"
Ingredientes
Bolo
1 xícara de água
3/4 de xícara de açúcar
150g de manteiga sem sal em pedaços
550g de chocolate meio amargo
6 ovos

Ganache
300g de creme de leite (usei de caixinha)
250g de chocolate meio amargo

Preparo
Bolo: Leve a água e o açúcar ao fogo e ferva por 5 minutos. Desligue e reserve. Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo baixo e misture o chocolate picado até derreter tudo. Desligue a panela e acrescente a calda de açúcar, mexendo bem. Junte os ovos um a um, misturando com um fouet após cada adição. Coloque essa massa em uma fôrma de 23cm, de fundo falso, untada com manteiga. Embrulhe o fundo da fôrma com 3 folhas de papel alumínio e leve em banho maria (com a água já quente) ao forno preaquecido a 180° por 50 minutos, até que o bolo fique firme, porém com o centro levemente mole. Retire do banho maria e deixe esfriar completamente.
Ganache: Esquente o creme de leite até começarem a sair fumacinhas, porém sem ferver. Jogue de uma vez sobre o chocolate e deixe descansar por um minuto. Misture suavemente até que a ganache fique uniforme. Espalhe essa cobertura sobre o bolo frio, ainda na fôrma. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Desenforme na hora de servir e acompanhe com uma bola de sorvete de creme.

Pulo do Gato: Se gostar MUITO de chocolate amargo, utilize um com teor acima de 50% cacau. Eu usei creme de leite de caixinha mas você pode usar o fresco ou o de lata (balance a lata para que o soro e o creme se misturem antes de usar).

21 maio 2015

Bolo de Fubá Cozido com Goiabada


Este bolo tem uma história engraçada. Uma conhecida do trabalho, que vendia bolos e outras delícias, levou certo dia um bolo de fubá com goiabada que foi paixão à primera vista. Testei diversas receitas em casa mas NUNCA ficava igual a dela. Cansado, implorei pela receita e ela depois de muuito custo kk acabou me dando. Na hora de fazer, qual não foi minha surpresa quando vi que era igualzinha a esta daqui que eu já trouxe para o blog kkkk. Fiz a receita de novo, agora com os cubinhos de goiabada, e este bolo virou o novo "bolo de cenoura" aqui de casa, ou seja a nova receita oficial preferida e mais pedida de todos os tempos. E olha que o marido detesta goiabada, vai entender. Voltando ao bolo, tinha me esquecido como a massa é molhadinha e fofinha. Na época que fiz o bolo pela primeira vez, o que me chamou atenção foi o modo de fazer inusitado, cozinhando o fubá no fogo como se fosse polenta e depois misturando aos ovos. O resultado é sensacional, um bolo consistente, leve e com os pedacinhos de goiabada por toda a massa. Adoro este bolo de paixão!


Bolo de Fubá Cozido com Goiabada

Ingredientes
2 xícaras de fubá 
2 xícaras de leite
1 e 3/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 pitada de sal
4 ovos (gemas e claras separadas)
1 colher de sopa de fermento em pó

300g de goiabada cascão em cubos
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Preparo
Misture o fubá, o leite, o açúcar, o óleo e o sal numa panela até dissolver. Leve ao fogo mexendo sempre, até engrossar e desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar completamente. Na batedeira, bata o creme frio e acrescente as gemas uma a uma misturando bem. Junte o fermento e as claras batidas em neve com cuidado. Envolva os cubinhos de goiabada na farinha de trigo e separe-os bem uns dos outros, isso vai servir para que ele não afunde no forno. Coloque metade da massa em uma fôrma untada com manteiga/margarina e polvilhada com fubá, espalhe a goiabada e cubra com o restante da massa. Asse em forno preaquecido, 180/200º por 1 hora ou até o bolo estar corado e crescido.

Pulo do Gato: Deixe a massa esfriar completamente antes de misturar os outros ingredientes, isso é muito importante. Cubra com filme plástico aderindo à superfície para não criar aquela casquinha. Este bolo e um copo de leite gelado é tudo de bom!

06 maio 2015

Bolo de Chocolate e Cereja de Microondas


Dia desses me bateu uma vontade louca de comer bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro. Já comentei por aqui que este é o bolo que menos faço. Sempre prefiro os mais simples, daqueles de comer tomando uma xícara de chá sabe? Mas neste dia em especial, tive um estalo e queria porque queria um bolinho bem chocolatudo. Aliada à essa vontade, me veio a preguiça de sujar uma pia inteira só por causa de um bolo. Decidi então sair à procura de uma receita de microondas e acabei encontrando esta ótima do Microsobrevivência. Muito legal o canal por sinal. Umas receitas bem malucas, que eu nunca pensaria que daria ceto kkk Enfim, em 20 minutinhos eu já estava comendo meu bolinho delicioso, do jeitinho que imaginei: Fofinho, com bastaaante chocolate e de quebra com alguns mimos a mais, cerejas e bolinhas crocantes. Fechou minha tarde com chave de ouro.


Bolo de Chocolate e Cereja de Microondas
(Receita daqui)

Ingredientes
Massa
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de chocolate em pó
2 ovos
1/2 xícara de óleo
1/4 de xícara de água
1/2 colher de chá de fermento em pó
80g de confeitos cobertos de chocolates (opcional mas fica muito bom) Separe alguns para decorar
80g de cerejas picada (sem a calda) Separe algumas para decorar.

Cobertura
1/2 lata de leite condensado
1 colher de sopa rasad de margarina
2 colheres de sopa de chocolate me pó

Preparo
Massa: Misture os ingredientes secos numa tigela. Acrescente os ovos, o óleo e misture. Junte a água quente, o fermento e mexa até incorporar. Unte e enfarinhe uma fôrma que possa ir ao microondas. Coloque metade da massa, espalhe as cerejas e os confeitos e cubra com o restante. Leve ao microondas em potência alta por 6 minutos. Deixe descansando por mais 10 minutos.
Cobertura: Misture tudo e leve ao microondas em potência alta, de 30 em 30 segundos (mexendo entre cada parada) até adquirir consistência. Levou uns 5 minutos no meu microondas. Desenforme o bolo ainda morno, espalhe o brigadeiro e decore com os confeitos e as cerejas. Sirva ainda morninho.

Pulo do Gato: Este bolo é feito para comer na hora. Faça quando receber aquelas visitas inesperadas ou quando bater uma vontade louca de um doce bem doçudo.

20 janeiro 2015

Charlotte de Limão


No finalzinho do ano passado, minha empresa fez uma ação bem legal com os funcionários. Todos fomos encorajados a cozinhar um prato interessante e levar para uma confraternização. O mais legal de tudo foi, além de comer tanta coisa deliciosa, poder conhecer melhor as pessoas de outros departamentos e ter nossas receitas transformadas em um eBook disponível para todos. Fiquei semanas pensando em que receita poderia fazer para este evento e acabei me decidindo por essa linda charlotte de limão, que foi inspirada num Bolo Sorvete de Limão da multimaravilhosa Dani Noce (quem não conhece clica no link NOW). Minha versão é um pouco mais simples, só coloquei as bolachinhas champanhe nas laterais para poder dar esse nome mais chique kkkk. Espero que gostem porque no evento ela acabou em exatos 8 minutos (!).


Charlotte de Limão

Ingredientes
1 Embalagem de bolo pronto sabor limão
O necessário para fazer o bolo conforme instruções da embalagem (geralmente 3 ovos, 2/3 de xícara de leite e 3 colheres de manteiga)

2 latas de leite condensado
1 caixinha de creme de leite (200g)
1 copo de iogurte natural (170g)
2 claras batidas em neve
1 envelope de gelatina incolor sem sabor
1 pacote de biscoitos champanhe (300g)
Suco de 4 ou 5 limões
Raspas destes limões

Preparo
Utilize uma fôrma de fundo falso ou aro removível e faça o bolo conforme as instruções da embalagem. Reserve até esfriar. Misture o leite condensado, o creme de leite e o iogurte. Acrescente o suco de limão, metade das raspas e mexa com uma colher ou fouet até misturar bem. Dissolva a gelatina conforme instuções da embalagem e acrescente ao creme. Delicadamente, junte as claras em neve. Reserve. Retire o bolo da fôrma e corte uma tampa de modo que ele fique bem nivelado (ele deve estar frio). Volte com ele para a fôrma, cubra com o creme e leve à geladeira por umas quatro horas ou de um dia para o outro. Na hora de servir, retire a charlotte da fôrma, decore as laterais com a bolacha champanhe e salpique o restante das raspas de limão por cima. Passe uma fita de cetim ou decorada em volta para dar o toque final.

Pulo do Gato: Esta receita fica melhor se feita de um dia para o outro. Você pode trocar o limão por suco concentrado de maracujá. Para a cobertura, leve ao fogo a polpa de um maracujá, uma colher de sopa de água e uma de açúcar. Deixe esfriar e cubra a torta.

13 janeiro 2015

Bolo de Brigadeiro - 3° Aniversário do Mosaico de Receitas


Nem acredito que este seja o 3° aniversário do Mosaico de Receitas. Quando criei o blog, nunca pensei que ele fosse se tornar tão importante para mim e me trazer tanta felicidade. Cozinhar todas as receitas, editar as fotos, preparar os textos... Tudo isso é maravilhoso, mas ter um blog é muito mais. As amizades que fiz em todos esses anos, os eventos incríveis que pude ir, as receitas deliciosas de cozinheiros fantásticos que conheci. O Mosaico de Receitas me proporcionou tudo isso. Este ano de 2015 promete ser muito especial para mim e fico feliz de poder continuar por aqui, partilhando a minha cozinha com todos vocês. Para comemorar a data de hoje, trouxe um bolo brasileiríssimo: Brigadeiro. O Jamie Oliver esteve por aqui ano passado e falou mal do nosso docinho. Com certeza o brigadeiro que ele comeu deve ter sido daqueles bem mal feitos. Impossível conceber que ele não adoraria este doce tão delicioso. Não sou muito bom em confeitar bolos mas fiquei muito feliz com o resultado deste. Ficou delicado, simples e com cara de brigadeiro. A massa é uma receita de bolo de iogurte que adoro e que já apareceu bastante por aqui, apenas adicionei o chocolate em pó. Ela é muito fofinha e perfeita para bolos recheados, um verdadeiro coringa na cozinha. Brigadeiro todo mundo sabe fazer: leite condensado, chocolate e manteiga. Use sempre chocolate em pó, achocolatado não resulta num brigadeiro tão bom. Um grande beijo e muito obrigado a todas as pessoas que passam por aqui. Prometo que este ano vou trazer muita coisa gostosa para vocês.


Bolo de Brigadeiro

Ingredientes
Massa
1 copo de iogurte natural
4 ovos
1/2 copo de óleo
1 e 1/2 copo de açúcar
1 copo de chocolate em pó
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Brigadeiro
2 latas de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
4 colheres de sopa de chocolate em pó

Preparo
Massa: Bata todos os ingredientes (exceto o fermento) no liquidificador até ficar bem homogêneo. Acrescente o fermento e bata rapidamente para misturar. Unte uma fôrma redonda de fundo removível com manteiga ou margarina e polvilhe chocolate em pó. Coloque a massa e leve ao forno preaquecido 180/200° por 35 minutos ou até firmar bem. Fiz dois bolos pequenos usando uma fôrma de 20cm e nivelei cortando uma tampa. Se você quiser, pode fazer apenas um bolo grande e cortar ao meio.
Brigadeiro: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Deixe amornar para usar.
Montagem: No prato de servir, coloque a metade de baixo do bolo, passe 2/3 do recheio e cubra com a outra metade. Passe o restante do brigadeiro em volta de todo o bolo, reservando umas três colheres para fazer os docinhos da decoração. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
Decoração: Num retângulo grande de papel manteiga, corte um círculo um pouco menor que o bolo (usei um prato de sobremesa). Você vai usar a parte vazada. Coloque-a por cima do bolo, polvilhe chocolate em pó e retire o papel com bastante cuidado. Se tudo der certo você vai ter um perfeito círculo de chocolate pó no centro do bolo (ou meio torto como o meu kk). Agora é só decorar as bordas e os lados com chocolate granulado, formar três brigadeiro com aquele recheio reservado e decorar o topo.

Pulo do Gato: A decoração é meio chatinha de fazer mas fica super bonita. Limpe o prato do bolo com papel toalha para que o acabamento fique perfeito. Se o recheio ficar muito sólido, misture algumas colheres de leite até que fique cremoso.

09 dezembro 2014

Bolo de Laranja com Casca


Quando se fala em café da tarde, automaticamente penso numa fatia de bolo de laranja e uma xícara de chá ou café com leite. Esse é um bolo super simples de fazer e que fica espetacular. Na massa vai uma laranja inteira com casca e tudo. Antes que vocês perguntem, não, não fica nada amargo. O sabor de laranja fica bem acentuado e ninguém percebe que foi a laranja toda. Fiz uma caldinha simples de açúcar e suco de laranja que combinou muito bem com o azedinho do bolo. Receitinha pra guardar no caderno e deixar à mão sempre.


Bolo de Laranja com Casca
(Receita daqui)

Ingredientes
Massa
2 xícaras de farinha de trigo
1 e 3/4 de xícaras de açúcar
4 ovos
1/2 xícara de óleo
1 laranja inteira (usei pêra mas pode ser baía também)
1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó

Cobertura
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
Suco de uma laranja

Preparo
Massa: Corte a laranja em 4 partes, retire as sementes e os nervos brancos do meio. Bata no liquidificador junto com o óleo, os ovos e o açúcar. Passe para uma tigela e acrescente a farinha e o fermento sem mexer demais. Leve ao forno preaquecido 180/200° por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.
Cobertura: Misture o açúcar com o suco de laranja e despeje sobre o bolo morno. 

Pulo do Gato: Coloque o suco de laranja aos poucos para não deixar a cobertura muito líquida. A minha passou um pouquinho do ponto.

02 dezembro 2014

Bolo de Chocolate


Eu não sou muito fã de bolos de chocolate. Sempre que vejo uma mesa com diversos tipos de doce, é sempre nos bolos mais simples que eu me interesso primeiro. Talvez seja por isso que bolo de chocolate é um dos que menos faço. Sempre que preciso, lanço mão de massa pronta. Sou super contra essas massas na verdade, porém a de chocolate acho muito prática. O problema é que sempre fica aquele sabor de bolo de chocolate simples demais. Quando vi esta receita neste blog aqui me apaixonei de cara. Nada daqueles bolos cheios de cremes e coberturas enjoativas de chantilly. Apenas um bolo simples, bem substancioso e com uma calda de chocolate escura para acompanhar. Concordo que fazer um bom bolo de chocolate é complexo. Os ingredientes utilizados precisam ser nobres, ou seu bolo não ficará realmente bom. Se você assim como eu, não é muito fá de bolo de chocolate, prove esta receita. Garanto que você vai se surpreender. Quer saber do melhor? Você vai sujar apenas uma panela :O


Bolo de Chocolate
(Receita daqui)

Ingredientes
Massa
200 gramas de manteiga
½ xícara de cacau em pó (peneirado)
¾ xícara de água
2 xícaras de açúcar
2 ovos grandes
1 xícara de iogurte natural (250 ml ou 1 e 1/2 potinho)
2  e 1/3 de xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal (não usei porque minha manteiga já era com sal)
1 colher de sopa de baunilha (opcional, não usei)

Calda de chocolate
50g de manteiga sem sal
3 a 4 colheres de sopa de leite
1/4 de xícara de cacau em pó (peneirado)
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal (não usei porque minha manteiga já era com sal)
1 colher de chá de baunilha (opcional, não usei)

Preparo
Massa: Derreta a manteiga em uma panela em fogo baixo. Acrescente o cacau em pó e a água e mexa até dissolver, sem deixar ferver. Retire do fogo e junte o açúcar, os ovos e o iogurte. Misture a farinha, o bicarbonato, a canela, o sal e a baunillha (se usar). Coloque numa fôrma de furo no meio untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido 180/200° por 50 minutos (ou até firmar bem).
Calda: Derreta a manteiga, misture os outros ingredientes e leve ao fogo até ferver. Despeje sobre o bolo morno, aos poucos, para que ele absorva bem a calda.

Pulo do gato: Não abra o forno antes de 40 minutos e não fure o bolo. Depois deste tempo dê uma mexidinha de leve na fôrma e se perceber que o bolo ainda está balançando no centro deixe mais.

24 setembro 2014

Bolo Mármore de Banana e Chocolate


Bolo mármore me lembra muito minha avó por parte de pai. É uma das poucas lembranças que tenho dela. Apesar de ser uma receita bem simples e tradicional nunca tinha preparado em casa. Para incrementar um pouco pensei em colocar umas bananinhas que estavam precisando de um fim. O resultado ficou perfeito. Esta receita quase foi escolhida para ser levada no 3° Encontro Gourmet. Falando nisso, nem vou comentar muito porque no próximo post vou falar TUDO o que rolou por lá. Só adiantando, FOI INCRÍVEL!! :D Voltando à receita, o bolo ficou fofinho e aromático, daqueles bem de vó mesmo. A receita foi adaptada do Cozinhando o 7, um blog repleto de delícias. Bolo perfeito para o café da manhã ou da tarde. Com certeza será repetido muitas vezes.


Bolo Mármore de Banana e Chocolate
(Receita adaptada daqui)

Ingredientes
3 ovos
2 xícaras de açúcar
3 colheres de sopa cheias de margarina
3 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de leite morno (quase frio)
1 colher de fermento em pó
6 bananas maçã amassadas com um garfo (ou 3 nanicas ou 4 pratas)
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 xícara de chocolate em pó

Preparo
Na batedeira, bata os ovos com o açúcar e a margarina até obter um creme fofo. Acrescente a farinha, o fermento, o leite e bata apenas para misturar. Divida a massa em duas partes. Em uma coloque as bananas amassadas e a canela, e na outra o chocolate em pó. Coloque as massas em uma fôrma untada e enfarinhada intercalando um pouco de cada uma, sem misturar muito. Leve ao forno preaquecido 180/200° por 40 minutos ou até dourar e firmar bem. Sirva polvilhado com açúcar e canela se desejar.

Pulo do Gato: Dá para saborizar a massa branca com diversos ingredientes: raspas de laranja, limão, maçã ralada... Esta é uma receita coringa para um bolo delicioso à qualquer hora.

07 agosto 2014

Bolo de Cenoura com Laranja (ou vice-versa)


Já contei para vocês que meu bolo preferido de todos os tempos é o de cenoura né? Ele já apareceu no Mosaico em forma de bolo pudim, como um bolão gigante e claro como "o" bolo de cenoura. Todas as receitas são igualmente deliciosas, cada uma com suas particularidades. Vocês sabiam que o bolo de cenoura como comemos aqui, amarelinho e com cobertura de chocolate, é essencialmente brasileiro? Dando um google, descobri que ele é derivado do tradicional carrot cake, que por falta de oportunidade ainda não apareceu por aqui. Eu disse ainda hein ;) Voltando à receita, esse é o nosso tradicional bolo de cenoura, porém com um acréscimo super aromático: Laranja. Na verdade é mais um bolo de laranja com cenoura do que o contrário. Para mim esse aroma cítrico de laranja em bolos me lembra padaria. Toda padaria, pelo menos aqui na minha cidade, têm um bolinho de laranja polvilhado com açúcar de confeiteiro na gôndola. Este bolo aqui é bem desses. Perfeito para um café da tarde. Fofinho, docinho e difícil de comer uma fatia só. Como cobertura eu lhes dou três opções: aquela de chocolate quebradiça (minha preferida em bolos de cenoura), um brigadeiro mole ou se quiser simplificar, açúcar de confeiteiro polvilhado. Garantido que com qualquer uma delas o seu bolo de laranja com cenoura ou vice-versa vai ficar delicioso.


Bolo de Laranja com Cenoura
(Receita daqui)

Ingredientes
Massa
1 laranja pêra com a casca (corte em 4 e tire as sementes e o filamento branco do meio)
2 cenouras médias sem casca picadas
3/4 de xícara de óleo
1 e 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó

Calda
Você pode fazer esta calda açucarada AQUI ou esse brigadeiro mole AQUI. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro apenas.

Preparo
Massa: Bata no liquidificador o óleo, os ovos, a cenoura, a laranja e o açúcar até ficar homogêneo. Bata por uns 3 minutos pelo menos. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e o fermento. Misture o líquido batido. Não precisa bater muito, mexa apenas para incorporar. Coloque numa fôrma untada e enfarinhada (eu prefiro com furo no meio) e leve ao forno 180/200° preaquecido por 40 minutos ou até dourar. Cubra com a calda que escolheu e sirva morninho.

Pulo do gato: Não se preocupe que usar laranja com casca no bolo não deixa ele amargo. Tem até um bolo só de laranja com casca aqui no Mosaico bem gostoso :)

27 maio 2014

Bolo de Iogurte Formigueiro


O que você faz quando está com aquela vontade de comer um "não sei o que" doce? Faz um bolo de iogurte de liquidificador com granulado e cobertura de brigadeiro ué. Quem resiste?? É muito amor no coração uma fatia dessas. Esse bolinho foi feito há um tempinho atrás pois neste momento estou entrando no meu segundo mês de reeducação alimentar, também conhecida como regimeee. E sabe quanto já emagreci? Que rufem os tambores tum... tum... tum... tuuuuuuuum: 6 kg - todos os gordinhos e gordinhas choram - E nas férias minha gente. Quem emagrece nas férias meu Deus? kkkk Em Setembro tem um novo encontro Gourmet e quero ver A CARA dos meus amigos e amigas blogueiros quando me virem. Esse bolo delicioso foi a despedida. Agora só receitinha leve ou quase. O desafio daqui para frente é manter esses kilos eliminados e perder mais alguns. Faça esse bolinho de despedida também e depois #focanadieta.


Bolo de Iogurte Formigueiro

Ingredientes
Receita de bolo de iogurte igual a daqui. (clique no link)
1/2 xícara de chocolate granulado

Cobertura
1/2 lata de leite condensado
1/2 colher de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de chocolate em pó (ou achocolatado se não tiver)

Chocolate granulado para decorar

Preparo
Massa: Proceda com o prepado do bolo normalmente e acrescente o chocolate granulado pouco antes de colocar na fôrma.
Cobertura: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo sempre até ferver. Mantenha no fogo por mais um minuto e retire. Fure o bolo e regue com a cobertura. Decore com chocolate granulado e sirva.

Pulo do gato: Não tem chocolate granulado? Coloque morango, banana, côco, essência de baunilha, chocolate em pó, mel.. Enfim, dá uma revirada aí na despensa que logo você acha algo para dar um incrementada no seu bolinho de iorgurte. Só não pode ficar sem fazer.

13 maio 2014

Bolo de Banana com Farinha de Rosca


Essa receita tem uma história muito engraçada por trás. No meu trabalho, tem uma lanchonete que vende vários tipos de bolos. Meus preferidos sempre foram os de maracujá e de banana. São baratinhos e perfeitos para o café da manhã ou da tarde. Eu comprava tanto esse bolo (quase todos os dias na verdade), que conversa vai, conversa vem, descobri que a mãe de uma amiga minha (que trabalhava lá) tinha a receita. Fiquei quase um mês no pé dessa minha amiga e da mãe dela até conseguir a bendita receita do bolo de banana. Acho que elas devem ter me dado a receita por insistência porque eu pedi tanto, mas tanto kkk O fato é que este bolo é delicioso. Fofinho, com um gostinho de banana bem pronunciado e aquele aroma de canela. Só de lembrar já me dá vontade de fazer de novo. Receita para colar na porta da geladeira e fazer toda semana. Na minha opinião, dá de dez a zero em qualquer bolo de banana que eu já tenha comido.


Bolo de Banana com Farinha de Rosca

Ingredientes
4 bananas grandes (ou 5 pequenas)
3/4 de xícara de óleo (usei de milho)
4 ovos
1 e 1/2 xícaras de açúcar
2 e 1/2 xícaras de farinha de rosca
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó

Açúcar e canela para polvilhar

Preparo
Bata os ovos, as bananas, o óleo e o açúcar no liquidificador até ficar bem homogêneo. Numa tigela, misture a farinha de rosca com o fermento e a canela. Acrescente o líquido batido e misture bem. Coloque a massa em uma fôrma untada e polvilhada com açúcar e leve ao forno preaquecido 180/200° por 40 minutos ou até dourar. Polvilhe açúcar com canela depois de frio.

Pulo do Gato: Fiz este bolo com farinha de rosca feita com pães ralados (comprada na padaria) e também comprada no supermercado. A melhor sem dúvida é a feita com pães de verdade. Se suas bananas não estiverem muito doces, acrescente umas 3 colheres de açúcar.

28 abril 2014

Bolo Nega Maluca (Diet)


Por que será que segunda feira é tradicionalmente dia de começar uma dieta? Acho que é porque a segunda normalmente marca o ínicio da semana (o verdadeiro início é o domingo mas ele é dia de descanso então não conta). Depois de enfiar o pé na jaca no final de semana, bate aquela volta à realidade. Aqui em casa estamos numa luta constante, não para começar, mas para manter a dieta. Esse bolo faz parte de mais uma dessas tentativas. Muito bem acertada diga-se de passagem. Se você não contar que esse bolo é light eu DUVIDO que adivinhem. Eu e os bolos de chocolate não somos muito amigos. Foram raras as vezes que me aventurei em fazer um e ele ficou realmente bom. Poréeeem a versão nega maluca dos bolos de chocolate é sempre minha salvação. Com óleo, água e achocolatado ao invés de manteiga, leite e chocolate em pó, quem diria que um bolo de chocolate iria ficar tão bom? Essa é a versão diet (nem tanto porque o açúcar é light e não adoçante #naomejulguem) mas você pode fazer uma versão tradicional fácil, fácil. Use achocolatado normal e substitua o açúcar light pelo dobro da quantidade de açúcar refinado. Apesar de ser light não adianta avacalhar comendo o bolo inteiro hein. Dieta assim não conta >O<'.


Bolo Nega Maluca (Diet)
(Receita adaptada daqui)

Ingredientes
Massa
4 ovos
1 xícara de açúcar light (ou adoçante)
3/4 de xícara de óleo (usei de girassol)
1 xícara de água fervente
1 xícara de achocolatado em pó diet (usei da GOLD)
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó

Calda
1/2 xícara de achocolatado diet
1/2 de xícara de leite desnatado (+ou-)
1/2 colher de sopa de margarina 

Preparo
Massa: Bata na batedeira os ovos, o açúcar, o óleo e a água. Misture separadamente o chocolate, a farinha e o fermento numa tigela. Acrescente aos poucos essa mistura aos líquidos, batendo na velocidade mínima da batedeira. Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180/200° por +ou- 40 minutos.
Calda: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até ferver. Fure o bolo e espalhe a cobertura ainda quente.

Pulo do gato. Tenho usado muito o açúcar light no dia a dia. Na verdade ele é metade açúcar, metade adoçante sucralose e como a proporção dele para o açúcar é usar a metade, eu constumo comprar um outro só para fazer bolos tradicionais (demerara é o que eu mais tenho usado). Fico com um pouco de medo dessa proporção alterar a receita. Se não encontrar o açúcar light você pode substituir por adoçante culinário.

31 março 2014

Bolo Pudim de Cenoura e Chocolate


Sabe aquela receita que você bate o olho e pensa: Meu deus, eu TENHO que fazer isso!!? Nunca me dei muito bem com bolo-pudim. Fiz umas duas vezes e em ambas ele não ficou tão bom. Acho que as camadas não ficavam tão destacadas. Como eu adoro bolo de cenoura, resolvi arriscar esse e colega FOI A MELHOR COISA QUE FIZ NA VIDA kkkk Que bolo maravilhoso meu Deus. É a evolução perfeita do bolo de cenoura tradicional. O pudim de chocolate levemente amarguinho, o bolo fofinho embaixo e o sabor adocicado da calda de caramelo. Sério, TODOS que comeram este bolo foram unânimes: Ele é INCRÍVEL. Virou meu bolo perfeito-para-impressionar-visitas.


Bolo Pudim de Cenoura e Chocolate
(Adaptado daqui)

Ingredientes
Massa
1 xícara de óleo (usei de canola)
2 cenouras grandes (descascadas e picadas)
3 ovos
1 e 1/2 xícara de açúcar (usei demerara)
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Pudim
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 xícara de leite (usei desnatado)
3 ovos
1 xícara (chá) de chocolate em pó

Caramelo
1 xícara de açúcar para caramelizar

Preparo
Caramelo: Leve o açúcar direto na forma em fogo médio até caramelizar, mexendo de vez em quando. Reserve.
Massa: Bata no liquidificador a cenoura, o óleo, o açúcar, os ovos e o sal até ficar homogêneo. Numa tigela, misture a farinha e o fermento com o líquido batido. Coloque na fôrma caramelizada.
Pudim: Bata tudo no liquidificador por 5 minutos. Despeje essa mistura por cima da massa na fôrma. Cubra com papel alumínio (lado brilhante para dentro) e leve em banho maria ao forno preaquecido 180/200° por 1 hora (ou até dourar bem.)

Pulo do Gato: O pudim fica com um gostinho de chocolate amargo delicioso. Se quiser mais puxado para o doce use 1/2 xícara de achocolatado e 1/2 de chocolate em pó. Desenforme ainda morno para que o bolo não grude na fôrma.