Já falei por aqui da minha paixão por bolos e receitas feitas com maçãs. Eu não sou muito fã da fruta em si, mas um bolo de maçã quentinho com canela.. Ahhhh.. isso sim conquista meu coração. Este em especial é bastante saudável porque, além de cereais integrais, usa a maçã toda, não leva óleo na massa e tem açúcar mascavo na receita. E se você pensa que por tudo isso ele é menos gostoso, está redondamente enganado. Fica delicioso, macio e com um gostinho caramelado incrível. Comeria todos os dias no café da manhã, da tarde, no lanche...
Mostrando postagens com marcador Frutas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Frutas. Mostrar todas as postagens
16 agosto 2016
Bolo de Maçã Integral
Já falei por aqui da minha paixão por bolos e receitas feitas com maçãs. Eu não sou muito fã da fruta em si, mas um bolo de maçã quentinho com canela.. Ahhhh.. isso sim conquista meu coração. Este em especial é bastante saudável porque, além de cereais integrais, usa a maçã toda, não leva óleo na massa e tem açúcar mascavo na receita. E se você pensa que por tudo isso ele é menos gostoso, está redondamente enganado. Fica delicioso, macio e com um gostinho caramelado incrível. Comeria todos os dias no café da manhã, da tarde, no lanche...02 agosto 2016
Salada de Escarola, Repolho e Laranja
Na casa da minha mãe SEMPRE tem um prato de salada em todas as refeições. Foi com ela que aprendi um truque para conservar mais as verduras (lavar as folhas, secar, colocar em um refratário com um papel toalha em cima e cobrir com plástico filme). Minha mãe cozinha muito bem, só que tem um pouco de dificuldades em se aventurar além daquilo que já domina. Quando lhe apresento um novo ingrediente ou uma nova forma de fazer algo, ela fica toda feliz. Uma das dicas que ela incorporou para a vida, foi a de acrescentar frutas às saladas. Desde então, ela sempre coloca quando quer fazer uma salada bonita para impressionar as visitas nos churrascos lá de casa. 09 junho 2016
Bolo de Maçã com Casca
Apesar de eu não ser o maior fã de maçã in natura, adoro receitas feitas com ela. Por aqui já apareceu tortinha de maçã, torta de maçã com creme e também o melhor bolo de maçãs do mundo. Este é bem parecido com ele, só que mais simples. Quem fez foi o marido que, guloso que é, está aproveitando a temporada em casa para se esbaldar em fazer bolos, pudins, pães e tudo o mais que a barriga pede. Sorte minha que chego em casa com um bolo fresquinho para devorar. Esta receita rende um bolo pequeno, perfeito para um café da tarde. Com certeza bolo de maçãs é um dos meus preferidos. É fácil de fazer, nunca da errado e fica delicioso. 18 maio 2016
Guacamole - Petiscos no Coletivo Gastronômico
Adoro experimentar comidas diferentes. No Brasil temos uma culinária muito rica, mas é facinante conhecer a cozinha de outras culturas também. Tenho uma amiga venezuelana que acha muito esquisito comer abacate em coisas doces. Em contrapartida eu sempre achei muito esquisito comer em salgados. Guacamole é uma receita tipicamente mexicana à base de abacate. Já havia comido um pouquinho aqui e ali, mas ainda não tinha preparado em casa. Nem tenho como expressar a delícia que ficou :D Para vocês terem uma ideia, levei em uma reunião do trabalho e fiz todos provarem. 14 abril 2015
Geladão de Abacaxi com Coco
Embora eu goste de mudanças, já percebi que não lido muito bem com elas. Quando alguma coisa abala minha rotina, demoro um pouco para colocar tudo nos eixos, me ajeitar e voltar a ativa. Foi assim este começo de ano. Mudei de função no emprego, ganhei mais responsabilidade, mais trabalho e isso acabou afetando muito minha rotina. Quem sofreu mais foi o meu tempo na cozinha e consequentemente o blog. Como assim minha última postagem foi em 25/02/2015??? Com pouco tempo hábil para cozinhar, quase não tive oportunidade de fazer pratos legais. O tempo foi passando, as semanas foram sumindo e quando vi já fazia um mês que não trazia nada de novo. Vergonha!! Bora deixar essa onda de marasmo para trás e voltar pra cozinha de verdade! Neste retorno trago um prato que a maioria das famílias têm seu próprio jeitinho de preparar. Conheci através da minha sogra Rose como Geladão de abacaxi, mas já vi como delícia de abacaxi e surpresa de abacaxi. Um doce aparentemente simples mas que faz o maior sucesso nos almoços de família. É econômico, fácil, rende muito e todo mundo adora. Minha versão leva leite de coco, que dá um toque bem diferente. A ideia era cobrir com coco ralado mas não tinha no momento. Caso ainda não conheçam esta delícia, não deixem de experimentar e me contar depois se gostaram.
PS. No último final de semana aconteceu o 3° Encontro de Blogueiros de São Paulo e Interior e foi muuuuito legal. Pude rever grandes amigas virtuais e conhecer pessoalmente a querida Sileni do Vivendo e Aprendendo. Um imenso abraço para você e seu marido Si ;) Este ano não vou escrever um post sobre o evento, mas se você quiser saber mais como foi, dá uma olhadinha aqui do lado na listinha dos blogs amigos. Muito deles participaram e escreveram sobre tudo o que rolou. Quero agradecer às organizadoras Sadhia e Simony e a todas as empresas que participaram. Iniciativas como essa são louváveis e posso imaginar o trabalho que dá organizar um evento deste tamanho. Em setembro tem Encontro Gourmet para matar a saudade de novo :D
PS. No último final de semana aconteceu o 3° Encontro de Blogueiros de São Paulo e Interior e foi muuuuito legal. Pude rever grandes amigas virtuais e conhecer pessoalmente a querida Sileni do Vivendo e Aprendendo. Um imenso abraço para você e seu marido Si ;) Este ano não vou escrever um post sobre o evento, mas se você quiser saber mais como foi, dá uma olhadinha aqui do lado na listinha dos blogs amigos. Muito deles participaram e escreveram sobre tudo o que rolou. Quero agradecer às organizadoras Sadhia e Simony e a todas as empresas que participaram. Iniciativas como essa são louváveis e posso imaginar o trabalho que dá organizar um evento deste tamanho. Em setembro tem Encontro Gourmet para matar a saudade de novo :D
Geladão de Abacaxi com Coco
Ingredientes
1 lata de abacaxi em calda (reserve a calda)
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite (200g)
1 vidro de leite de coco (200g)
2 caixas de gelatina de abacaxi
2/3 de xícara de água fria
Preparo
Pique o abacaxi em cubinhos e reserve. Leve ao fogo a calda do abacaxi. Quando começar a ferver, desligue e junte as duas gelatinas. Mexa bem para dissolver. Acrescente a água. Bata esta mistura com o leite condensado, o creme de leite e o leite de coco no liquidificador por 3 minutos. Despeje num refratário (ou faça em porções menores) e espalhe os cubinhos de abacaxi por cima. Leve à geladeira por umas 4 horas ou de um dia para o outro (bem melhor).
Pulo do Gato: Se não tiver leite de coco, substitua por mais uma caixinha de creme de leite. Já fiz esta receita com pêssego em calda e gelatina de pêssego e ficou UMA DELÍCIA!
09 dezembro 2014
Bolo de Laranja com Casca
Quando se fala em café da tarde, automaticamente penso numa fatia de bolo de laranja e uma xícara de chá ou café com leite. Esse é um bolo super simples de fazer e que fica espetacular. Na massa vai uma laranja inteira com casca e tudo. Antes que vocês perguntem, não, não fica nada amargo. O sabor de laranja fica bem acentuado e ninguém percebe que foi a laranja toda. Fiz uma caldinha simples de açúcar e suco de laranja que combinou muito bem com o azedinho do bolo. Receitinha pra guardar no caderno e deixar à mão sempre.
Bolo de Laranja com Casca
(Receita daqui)
Ingredientes
Massa
2 xícaras de farinha de trigo
1 e 3/4 de xícaras de açúcar
4 ovos
1/2 xícara de óleo
1 laranja inteira (usei pêra mas pode ser baía também)
1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
Cobertura
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
Suco de uma laranja
Preparo
Massa: Corte a laranja em 4 partes, retire as sementes e os nervos brancos do meio. Bata no liquidificador junto com o óleo, os ovos e o açúcar. Passe para uma tigela e acrescente a farinha e o fermento sem mexer demais. Leve ao forno preaquecido 180/200° por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.
Cobertura: Misture o açúcar com o suco de laranja e despeje sobre o bolo morno.
Pulo do Gato: Coloque o suco de laranja aos poucos para não deixar a cobertura muito líquida. A minha passou um pouquinho do ponto.
13 maio 2014
Bolo de Banana com Farinha de Rosca
Essa receita tem uma história muito engraçada por trás. No meu trabalho, tem uma lanchonete que vende vários tipos de bolos. Meus preferidos sempre foram os de maracujá e de banana. São baratinhos e perfeitos para o café da manhã ou da tarde. Eu comprava tanto esse bolo (quase todos os dias na verdade), que conversa vai, conversa vem, descobri que a mãe de uma amiga minha (que trabalhava lá) tinha a receita. Fiquei quase um mês no pé dessa minha amiga e da mãe dela até conseguir a bendita receita do bolo de banana. Acho que elas devem ter me dado a receita por insistência porque eu pedi tanto, mas tanto kkk O fato é que este bolo é delicioso. Fofinho, com um gostinho de banana bem pronunciado e aquele aroma de canela. Só de lembrar já me dá vontade de fazer de novo. Receita para colar na porta da geladeira e fazer toda semana. Na minha opinião, dá de dez a zero em qualquer bolo de banana que eu já tenha comido.
Bolo de Banana com Farinha de Rosca
Ingredientes
4 bananas grandes (ou 5 pequenas)
3/4 de xícara de óleo (usei de milho)
4 ovos
1 e 1/2 xícaras de açúcar
2 e 1/2 xícaras de farinha de rosca
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
Açúcar e canela para polvilhar
Preparo
Bata os ovos, as bananas, o óleo e o açúcar no liquidificador até ficar bem homogêneo. Numa tigela, misture a farinha de rosca com o fermento e a canela. Acrescente o líquido batido e misture bem. Coloque a massa em uma fôrma untada e polvilhada com açúcar e leve ao forno preaquecido 180/200° por 40 minutos ou até dourar. Polvilhe açúcar com canela depois de frio.
Pulo do Gato: Fiz este bolo com farinha de rosca feita com pães ralados (comprada na padaria) e também comprada no supermercado. A melhor sem dúvida é a feita com pães de verdade. Se suas bananas não estiverem muito doces, acrescente umas 3 colheres de açúcar.
Pulo do Gato: Fiz este bolo com farinha de rosca feita com pães ralados (comprada na padaria) e também comprada no supermercado. A melhor sem dúvida é a feita com pães de verdade. Se suas bananas não estiverem muito doces, acrescente umas 3 colheres de açúcar.
06 fevereiro 2014
Bolo Integral de Banana (Sem Açúcar)
Sabe quando você se sente em casa quando visita alguém? As vezes essa pessoa nem é tão próxima assim mas o jeito que você é acolhido te deixa extremamente a vontade né? Foi assim que me senti ao visitar pela primeira vez o Pitadinha. Acho que já tinha ouvido falar no blog e até já tinha visitado em alguma inscursão à procura de receitas pelo Google, mas quando parei por 5 minutos para ler com atenção, acabei ficando mais de 2 horas. O jeito que a Juliana escreve cativa muito o leitor. É ao mesmo tempo simples, informal e divertido. Gostoso como só uma conversa entre amigos pode ser. Saí de lá com umas 10 receitas debaixo do braço. Quem não conhece o Pitadinha, sugiro que faça isso rapidinho, vocês vão se apaixonar. Cheguei ao blog dela devido a este bolo. Estava procurando uma receita de bolo de banana que usasse farinha integral, para tentar dar um fim à coitadinha que estava encostada na dispensa fazia um bom tempo. Tenho errado a mão tanto ultimamente que fiquei com um pé atrás na hora de fazer o bolo. Farinha integral tende a deixar tudo mais pesado. Quando o bolo saiu do forno e cortei o primeiro pedaço, meus temores - felizmente - caíram por terra. O bolo ficou compacto, porém não ficou massudo como eu pensava. Como não vai açúcar ele é bem suave na doçura. Já que eu tinha economizado nas calorias com o bolo em sí, achei que não fazia mal comer com uma booooooa colhereda de creme de avelãs de cobertura não é? #naomejulguem
Bolo Integral de Banana (Sem Açúcar)
(Receita do Pitadinha)
Ingredientes
3 bananas prata amassadas com o garfo
3 ovos
1/2 xícara de óleo
2/3 xícara de mel
2 xícaras de farinha integral
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de canela em pó*
*Eu usei uma mistura chamada Pudding Spice Mix que ganhei da minha amiga secreta Pamella. Ela contém canela, gengibre, cravo, noz-moscada e pimenta da jamaica.
Preparo
Misture bem os ovos, a banana, o mel e o óleo. Acrescente a farinha de trigo peneirada, o fermento, a canela e misture até incorporar. Coloque em uma fôrma pequena untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido 180/200° por 35 minutos ou até dourar e assar bem.
Pulo do Gato: Se você gostar um pouquinho mais doce, aumente para 1 xícara ou 1 e 1/3 a quantidade de mel. Acho que trocar por adoçante culinário também deve dar certo, vou testar da próxima vez.
Pulo do Gato: Se você gostar um pouquinho mais doce, aumente para 1 xícara ou 1 e 1/3 a quantidade de mel. Acho que trocar por adoçante culinário também deve dar certo, vou testar da próxima vez.
26 novembro 2013
Bolo de Maracujá (com fécula de batata)
Sabe quando nós compramos um ingrediente para fazer uma receita específica e o tempo vai passando, passando, e quando você vê o produto já está no limite da validade e naaada de vocês utilizar? Então, esse bolo surgiu assim. Comprei fécula de batata para fazer um biscoitinho delicioso que a Fabíola do Brie com Goiabada levou no 1º Encontro Gourmet olhaaa quanto tempo kkk e ela ficou esquecida por meses na minha despensa. Como tinha que levar um prato para um café da manhã na empresa no dia seguinte, e não havia comprado ingredientes para fazer a torta de frango que eu pretendia, resolvi fazer este bolo. A receita veio da caixinha mesmo, que só adaptei acrescentando o suco de maracujá. Nunca tinha provado bolo feito com fécula de batata e o resultado, como vocês podem ver nas fotos, foi demais né? Acho que foi um dos meus bolos mais bonitos. Cresceu um montão, ficou super fofinho e esfarelando de tão delicado. Acho que essa massa ficaria perfeita num bolo recheado por exemplo, porque ela é compacta porém bem fofa. Eu já havia feito um bolo de maracujá com iogurte uma vez e detestei. Este aqui com certeza tirou minha má impressão de bolo de maracujá :)
Sábado se fecha mais um ciclo em minha vida. Apresentarei o meu TCC de conclusão de cursofinalmente kkkk. Foi uma grande jornada passar por estes quatro anos. Apesar das coisas chatas que aconteceram nas últimas semanas, quero levar para frente só o que tivemos de bom até agora, e descartar tudo e todos que não irão agregar nada em minha vida. Um ciclo se fecha para um novo começar não é verdade?
Sábado se fecha mais um ciclo em minha vida. Apresentarei o meu TCC de conclusão de curso
Bolo de Maracujá (com fécula de batata)
(Receita daqui)
Ingredientes
2 xícaras de açúcar
3/4 de xícara de margarina
4 gemas (claras em neve)
2 xícaras de farinha de trigo
1 pacote de fécula de batata (200 g)
1/2 xícara de leite morno
1/2 xícara de suco concentrado de maracujá
1 colher de sopa de fermento em pó
Preparo
Na batedeira, misture a margarina, o açúcar e as gemas e bata até ficar cremoso. Acrescente aos poucos a farinha, a fécula de batata, o leite e o suco. Por último, misture as claras em neve e o fermento em pó sem bater muito. Despeje em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido 180/200° por 45 minutos ou até dourar.
Pulo do Gato: Você pode substituir o suco por outro sabor ou acrescentar raspas de limão ou laranja. Eu servi junto com o bolo um brigadeiro de maracujá bem fácil: 1 lata de leite condensado + 1/2 xícara de suco concentrado de maracujá + 1 colher de sopa de margarina. Leve ao fogo até o ponto de brigadeiro mole.
08 abril 2013
Torta de creme e maçã
Um fato sobre a maçã que acho engraçado é que a fruta in natura não me apetece muito, porém as receitas realizadas com ela são sempre minhas preferidas. As tortinhas recheadas e sobre tudo o melhor bolo de maçã do mundo são duas tentações que só de lembrar me dão água na boca. Esta torta aqui não é aquela clássica americana (American Pie) mas é tão gostosa quanto. Uma camada de creme, uma de maçãs com um leve toque de canela e a massa desmanchando a cada garfada. Quem pode resistir a uma fatia como esta? A receita veio da querida Josy que sempre arrasa quando o assunto é receita gosTosa. Quero me desculpar pela ausência no cantinho dos amigos. Sempre vejo mas ultimamente está difícil comentar em tantas receitas. Tenho que administrar melhor o meu tempo, mas aos trancos e barrancos vou me adequando.
Torta de creme e maçã
(Receita da Josy)
Ingredientes
Massa
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
100g de manteiga
2 colheres de sopa de gordura vegetal
água gelada até dar o ponto
Recheio de maçã
5 maçãs descascadas em cubos
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
canela em pó a gosto
1/2 colher de sopa de pectina (opcional)
Creme
1/2 lata de leite condensado
1 e 1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de amido de milho
1 gema
1 colher de chá de essência de baunilha
1 gema para pincelar
Preparo
Recheio de maçã: Leve todos os ingredientes ao fogo e mexa de vez em quando até quase secar todo o líquido. Se preferir bata no liquidificador ou no mixer para formar um purê.
Creme: Misture o leite condensado, uma xícara de leite, a gema e leve ao fogo até aquecer. Misture o amido de milho no leite restante e junte ao creme. Mexa sempre até engrossar. Acrescente a baunilha e reserve.
Massa: Misture todos os ingredientes e vá acrescentando água aos poucos até formar uma massa. Não precisa sovar muito. Reserve na geladeira por 20 minutos.
Abra 2/3 da massa entre duas folhas de papel manteiga com um rolo até ficar com pouco menos de meio cm. Forre o fundo e as laterais da fôrma com essa massa. Fure com um garfo e leve ao forno 200º preaquecido por 15 minutos. Coloque o creme e o recheio de maçã por cima dele. Abra o restante da massa da mesma forma, faça corte decorativos em cima e coloque sobre a torta ajeitando bem dos lados. Pincele com a gema e leve ao forno novamente até dourar.
Pulo do Gato: Deixe secar bem o recheio para não juntar água na hora de assar. É mais gostoso comer a torta morninha. A fôrma que usei é pequena, acho que uns 25 cm de diâmetro apenas.
Pulo do Gato: Deixe secar bem o recheio para não juntar água na hora de assar. É mais gostoso comer a torta morninha. A fôrma que usei é pequena, acho que uns 25 cm de diâmetro apenas.
21 março 2013
Muffins de aveia, banana e goiabada
Sei que devo ter dito inúmeras vezes que esse ou aquele bolo é o meu preferido, mas não me canso de mudar a minha lista de prediletos. Essa cuquinha, ou muffin é de dar água na boca só de olhar. A combinação, de banana com goiabada, já apareceu aqui no blog lá atrás, em forma de Cuca. Falando nisso, um projeto meu para o futuro é revisitar todas as receitinhas do começo do blog e refazê-las. Dá uma certa frustração saber que tanta coisa deliciosa acabou esquecida no tempo. Voltando a receita de hoje, inspirada naquela, resolvi usar a mesma combinação só que na forma de muffin. O resultado não poderia ser diferente. Uma tentação a cada mordida. Acho que se deixar, eu como uns oito desses bolinhos sem nem ver. A mudança maior foi na massa, que utilizei aveia. A receita dela veio da própria caixa de aveia porém acreditam que esqueci de anotar a marca e acabei jogando a caixa fora? Agora a receita ficou meio sem fonte. Quem souber por favor, me avise para que eu coloque os devidos créditos.
Muffins de aveia, banana e goiabada
(Receita da caixa de aveia)
Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de aveia em flocos
1/4 de xícara de óleo
2 ovos
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de fermento em pó
4 bananas em rodelas (pingue algumas gostas de limão para não escurecer)
100g de goiabada cascão
Açúcar mascavo e canela para polvilhar
Preparo
Leve ao fogo a goiabada com 1/4 de xícara de água. Mexa até dissolver bem e adquirir uma consistência cremosa. Reserve. Bata na batedeira os ovos, açúcar e óleo até ficar bem homogêneo. Acrescente a farinha e a aveia aos poucos. Por último coloque o fermento e bata apenas para incorporar. Coloque forminhas de papel dentro de uma fôrma de metal com cavidades (própria para muffins) ou sobre forminhas de empada. Preencha com uma colher de sopa de massa, coloque um pouquinho do recheio de goiabada e mais massa (cuidado para não encher muito. Apenas uma colher de sopa de massa em cima e em baixo já basta). Arrume as fatias de banana por cima e salpique açúcar mascavo com canela. Leve ao forno preaquecido 180/200º por 20 minutos ou até os muffins ficarem bem dourados.
Pulo do Gato: Se não tiver forminhas, pode fazer em formato de bolo (cuca). Tenho certeza que vai ficar magnífico também. No lugar do açúcar mascavo, uma farofinha crocante em cima casaria muito bem. Até quem não gosta muito de goiabada ama essa combinação. Faça e se surpreenda.
14 fevereiro 2013
Cherry pie - Torta de cerejas, carnaval e valentines Day
Apesar de não acompanhar nem comemorar muito eu até gosto do carnaval. Acho lindo o colorido e a musicalidade do feriado. Carnaval é algo que praticamente só existe no Brasil, pelo menos do jeito que fazemos. Dizem que o ano só começa depois dele então a desculpa dos preguiçosos já acabou rs. Agora, uma coisa que existe em muitos lugares do mundo é o dia dos namorados ou valentines day. E não pense que são só os namorados que comemoram não hein. Os casados, os enrolados, os amasiados... Qualquer pessoa que tenha ao seu lado alguém especial tem que celebrar este dia. Este e todos os outros do ano na verdade né. Para esta data especial, que tal uma sobremesa linda como esta? Cherry Pie, a tradicional torta de cerejas americana. Além de linda, é perfeita para servir morninha com uma bola de sorvete do lado. Quando comprei na feira esse monte de cerejas, sabia exatamente onde procurar uma receita para usá-las. A Cozinha Coletiva do Richie, ou na minha opinião, o paraíso das Tortas. Se você procura uma sobremesa chique, fácil e que vá impressionar quem vai comer, com certeza você achará lá. Happy Valentines Day a todos os apaixonados S2.
Cherry pie - Torta de cerejas
Ingredientes
Massa
2 xícaras de farinha de trigo
150g de manteiga gelada em pedaços
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
2 colheres de chá de vinagre branco
2 colheres de água gelada (não usei)
1 gema para pincelar
Recheio
1 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de amido de milho
Raspas de 1 limão, mais suco de metade dele
4 xícaras de cerejas frescas descaroçadas
Preparo
Massa: Misture todos os ingredientes até formar uma bola. Acrescente a água gelada caso seja necessário até dar o ponto. Reserve na geladeira por 1 hora.
Recheio: Misture o açúcar, o amido de milho, o suco e as raspas de limão. Gentilmente acrescente as cerejas e misture até envolvê-las bem.
Montagem: Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga (com um rolo ou uma garrafa bem limpa) até a espessura de 1 cm. Com cuidado coloque essa massa por cima de uma fôrma de fundo falso (21 cm) e ajeite bem. Retire todos os excessos deixando o fundo e as laterais cobertas. Com o restante, abra de novo da mesma maneira e corte em tiras de 1 cm de largura mais ou menos. Coloque o recheio sobre a massa e com as tiras monte uma treliça por cima (Como na foto). Pincele com a gema e leve ao forno preaquecido 210/240° por 40 minutos ou até dourar bem.
Pulo do gato: Ao sair do forno o recheio ainda está bem líquido. Deixe esfriar e leve a geladeira por alguns minutos para firmar bem. Acredito que uma variação com morangos junto com as cerejas ficaria maravilhosa. Essa sobremesa é perfeita para os dias de verão pois além de ser bem leve, não é muito doce e servida com sorvete como eu falei fica uma tentação.
12 janeiro 2013
1° Aniversário e bolo de abacaxi com chocolate branco
O tempo passou que nem vi e o Mosaico está comemorando hoje 1 ano de vida. Não tenho palavras para expressar como foi bom esse tempo. Fiz muitas receitas maravilhosas, conheci pessoas incríveis, pude também conhecer a cozinha dessas pessoas e conferir receitas e dicas fantásticas, errei muitas receitas, acertei muitas outras e pude perceber e sentir a felicidade que é quando alguém come algo preparado por você e dá aquele sorriso que recompensa todo o trabalho. Ter um blog é ter um diário, onde através das receitas podemos contar a nossa história. Quando visito o blog de algum amigo sempre acabo conhecendo um pouquinho mais dele. Quer seja através de algum "causo" contado, algum ingrediente ou até mesmo através da escolha da própria receita. Aqui, eu abro não só a minha cozinha, mas também o meu coração, porque tudo é feito com o maior carinho e amor do mundo. Para comemorar, escolhi um bolo clássico e delicioso: abacaxi com chocolate branco. Fiz uma extensa pesquisa sobre que decoração usar mas acabei percebendo que ainda tenho que melhorar muito nesse quesito. Optei por um chantilly simples com raspas de chocolate branco e abacaxi cristalizado. A receita achei neste blog aqui, que tem um passo a passo ótimo. Apesar de um pouquinho doce para o meu paladar, a combinação de abacaxi com chocolate branco é maravilhosa. O azedinho do abacaxi forma o contraste perfeito com o docinho do creme. O crocante das raspas de chocolate também confere uma textura legal. Como eu disse, um bolo clássico, delicioso e perfeito para uma comemoração tão feliz. Espero que este seja apenas o primeiro de muitos e muitos aniversários do meu querido Mosaico e que eu possa trazer cada vez mais receitas maravilhosas a todos vocês. Um grande beijo :)
Bolo de abacaxi e chocolate branco
(Receita daqui)
Ingredientes
Massa
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 e ½ xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina
1 xícara de leite
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Recheio 1
340g de chocolate branco
1 e ½ caixinha de creme de leite
Recheio 2
1 abacaxi cortado em cubinhos
200 ml de água
3 colheres de sopa de açúcar
Cobertura
2 xícaras de creme chantilly
Raspas de chocolate branco
Preparo
Massa: Bata os ovos e o açúcar na batedeira por 5 minutos. Enquanto isso aqueça o leite com a margarina até derreter sem ferver. Misture de uma vez o leite, a farinha de trigo e o fermento com os ovos batidos. Não bata muito. Leve ao forno preaquecido a 180/200° por 1 hora.
Recheio 1: Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Acrescente o creme de leite e mexa até ficar bem homogêneo. Reserve na geladeira por 1 hora.
Recheio 2: Leve o fogo o abacaxi, a água e o açúcar. Quando começar a ferver, conte 3 minutos e desligue. Separe o abacaxi picado da calda e reserve os dois.
Montagem: Depois de frio, corte o bolo ao meio e volte a parte de baixo à fôrma. Regue com a calda, espalhe o abacaxi e por cima o creme de chocolate branco. Cubra com a outra parte do bolo e regue com mais calda. Leve a geladeira por cerca de 3 horas ou de um dia para o outro. Desenforme, cubra com chantilly e decore com as raspas de chocolate branco.
Pulo do gato: Não tenho muitas dicas para dar nesta receita. Tudo é bem simples e fácil de fazer e entender. Caso alguém tenha ficado com alguma dúvida ou deseje uma resposta específica para alguma questão, basta enviar um e-mail pro endereço ali de cima.
Pulo do gato: Não tenho muitas dicas para dar nesta receita. Tudo é bem simples e fácil de fazer e entender. Caso alguém tenha ficado com alguma dúvida ou deseje uma resposta específica para alguma questão, basta enviar um e-mail pro endereço ali de cima.
09 janeiro 2013
Bolo de iogurte e banana
Dá uma olhadinha na textura fofíssima deste bolo. Eu tinha umas bananas maduras na fruteira, um copo de iogurte natural na geladeira e muita preguiça de fazer algo trabalhoso. A parte mais difícil da vida de casado são os afazeres de casa. Lavar, passar, limpar, cozinhar... e fazer tudo isso, TODOS os dias não é para qualquer um não. Agora sei o perrengue que minha mãe passava. Com toda essa rotina, as vezes tudo o que eu quero é não ter trabalho algum e para essas horas nada melhor do que um bolinho simples, fácil e reconfortante para comer morninho vendo filme na tv num final de tarde. Comfort food total não é mesmo?
Bolo de iogurte e banana
Ingredientes
Massa
1 copo de iogurte natural
4 ovos (claras e gemas separadas)
1/2 copo* de óleo
1 copo* e 1/2 de açúcar
2 copos* de farinha de trigo
3 ou 4 bananas maduras amassadas com o garfo
1 colher de sopa de fermento
*medida do copo de iogurte
Preparo
Bata no liquificador ou mixer o iogurte, as gemas o óleo, o açúcar e a farinha de trigo. Coloque a massa numa vasilha e misture as bananas amassadas. Bata as claras em neve e junte delicadamente ao restante da massa. Por último acrescente o fermento e misture apenas para incorporar. Leve ao forno preaquecido à 180/200º por 35 min ou até corar e firmar bem.
Pulo do Gato: A massa base desta receita é minha coringa de todas as horas. Além de ridiculamente fácil ela tem uma textura perfeita, deliciosa e NUNCA dá errado. A adição da banana nessa versão deixou o bolo mais molhadinho e fofinho ainda. Uma dica é polvilhar com açúcar e canela antes de servir, uma pena que eu não tinha na hora.
Ingredientes
Massa
1 copo de iogurte natural
4 ovos (claras e gemas separadas)
1/2 copo* de óleo
1 copo* e 1/2 de açúcar
2 copos* de farinha de trigo
3 ou 4 bananas maduras amassadas com o garfo
1 colher de sopa de fermento
*medida do copo de iogurte
Preparo
Bata no liquificador ou mixer o iogurte, as gemas o óleo, o açúcar e a farinha de trigo. Coloque a massa numa vasilha e misture as bananas amassadas. Bata as claras em neve e junte delicadamente ao restante da massa. Por último acrescente o fermento e misture apenas para incorporar. Leve ao forno preaquecido à 180/200º por 35 min ou até corar e firmar bem.
Pulo do Gato: A massa base desta receita é minha coringa de todas as horas. Além de ridiculamente fácil ela tem uma textura perfeita, deliciosa e NUNCA dá errado. A adição da banana nessa versão deixou o bolo mais molhadinho e fofinho ainda. Uma dica é polvilhar com açúcar e canela antes de servir, uma pena que eu não tinha na hora.
03 setembro 2012
Torta de morangos
E lá vou eu dizendo adeus ao mundo dos doces (pelo menos por enquanto né). Desde quarta-feira que eu estava muuito mal do estomago, fui pro médico sexta, sabado e domingo não teve jeito, fiquei internado :( Estou com esofagite, uma inflamação no esôfago. Uma dor que meu deus do céu, parecia que o mundo ia acabar, sério gente. Mas graças a Deus estou bem agora, comprei todos os remédios e vou ter de seguir uma dieta ultrarígida com a alimentação. Quem sabe essa não é uma oportunidade de trazer coisas novas aqui pro Mosaiko não é? Mas enquanto isso, tem algumas receitinhas gostosas que fiz durante essas semanas que ainda vou trazer pra vocês.
Aproveitando essa safra de morangos maravilhosa que estamos tendo, fiz semana passada essa torta linda de morangos. Queria algo bem simples e fácil. Fiz tudo meio de olho, inventando na hora. Ficou bem saborosa e leve. Uma sobremesa perfeita para o almoço de domingo por exemplo. O docinho do creme contrastou bem com o azedinho dos morangos. Pequenininhas em forma de mini tortas iam ficar ótimas também.
Torta de morangos
Ingredientes
Creme
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
2 gemas
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha
Massa
1 e ½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de margarina 70% lipídios
½ xícara de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
Decoração
2 caixas de morangos inteiros, sem o cabinho
Ingredientes
Massa: Misture bem todos os ingredientes, forme uma bola e deixa na geladeira por 15 minutos. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo falso, fure a massa com um garfo e leve ao forno po 25 minutos ou até dourar. Deixe esfriar.
Creme: Misture o leite condensado, o leite, as gemas e leve ao fogo até começar a ferver. Acrescente a farinha de trigo mexendo bem para não empelotar e cozinhe por 5 minutos, até engrossar. Retire do forno, coloque a essência de baunilha e deixe esfriar.
Montagem: Coloque o creme sobre a massa e decore com os morangos.
Pulo do gato: Você pode fazer uma geléia de brilho para passar em cima dos morangos, mas eu estava com pressa na hora e acabou nem dando tempo. Tem várias receitas sobre ela, é só dar um google. Eu achei que a minha fôrma foi muito grande para a receita então se puder faça numa menor.
21 julho 2012
Bolo das Galáxias
Esse bolo veio da insistência da minha mãe em dar um fim no abacaxi que estava na fruteira. Como não queria ter muito trabalho, optei por uma massa facílima de iogurte, que além de infalível, é perfeita para bolo com recheio, já que não esfarela e é super fofinha. Para combinar com o abacaxi, doce de leite condensado cozido e uma cobertura de chantilly pronto (trabalho zero kkkk) A decoração veio direto da minha ocupação diária nessas férias: Video Game. Logo antes de terminar a faculdade eu comprei um Nintendo Wii, já pensando nos meus deliciosos dias de folga. O bolo foi inspirado no jogo Super Mario Galaxy, que é fantástico por sinal. Os confeitos prateados formaram uma linda Galáxia em cima do bolo, só faltou o Mario pra fazer uma gracinha rsrs. O único porém é que mal tive tempo de tirar foto, e nada de vocês verem como ficou essa galáxia :( Mas a receita ficou gostosa demais para eu deixar passar assim, sem compartilhar. Fofinho, delicioso e perfeito para uma festinha. Minha mãe já me intimou a repetir a receita igualzinha no aniversário dela rsrsrs.
Bolo das Galáxias
Ingredientes
Massa
1 copo de iogurte natural com mel (200g)
4 ovos
½ copo de óleo
4 colheres de sopa de mel
1 e 1/3 copos de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
Recheio
1 abacaxi descascado e picado em cubos pequenos
½ xícara de açúcar
1 lata de leite condensado cozido
1 xícara de guaraná
Cobertura
1 embalagem de 200g de chantilly
Confeitos prateados pequenos e grandes
Preparo
Massa: No liquidificador, coloque os ingredientes na ordem da receita (menos o fermento) e bata até ficar homogêneo. Acrescente o fermento e bata rapidamente para incorporar. Use uma fôrma de fundo falso média untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido 180/200º por 35 minutos ou até corar e firmar bem no centro.
Recheio: Cozinhe o abacaxi com o açúcar até ferver. Não precisa deixar muito tempo. Escorra a calda (que você pode usar para regar o bolo no lugar do guaraná) e depois de frio, misture o leite condensado cozido e reserve.
Retire o bolo da fôrma e corte-o ao meio. Montaremos o bolo com o recheio dentro da fôrma. Coloque primeiro o fundo do bolo de volta, regue com ½ xícara de guaraná, espalhe o recheio de abacaxi com doce de leite, coloque a outra parte do bolo e regue com o restante do guaraná. Leve a geladeira de um dia para o outro ou por umas 2 horas pelo menos.
Cobertura: Bata o chantilly conforme as instruções da embalagem, cobra o bolo e decore com os confeitos prateados, colocando uma maior quantidade no centro e espalhando bem nas bordas. Esse será o efeito de galáxias.
Pulo do Gato: Use a medida do copo de iogurte para a massa. O bolo vai corar bem quando assar, mas cuidado, não tire antes de se certificar que ele está bem durinho em cima. Não abra o forno antes de 30 minutos. O bolo por si só, sem recheio, já é uma beleza. O iogurte deixa ele fofinho, fofinho e aquele aroma de mel no fundinho é maravilhoso. Sempre que alguém me pede a dica de um bolo fácil, eu recomendo o de iogurte. Nada mais simples do que bater tudo no liquidificador e pôr para assar né? 0 de trabalho e 1000 de elogios, garanto.
15 julho 2012
Bolo do Amor (Diet) - Desafio Tal e Qual
Nunca provei uma receita totalmente Diet. Confesso que tinha um certo preconceito contra adoçantes. Sempre me deixavam aquele gostinho estranho na boca sabe? Até que uma marca muito legal, a WOW Nutrition me propôs um desafio interessante, testar o seu adoçante, o Tal e Qual. O desafio consistia em realizar uma receita com o produto e postar minha opinião. Depois de muito pensar, me decidi por este maravilhoso bolo, acho que o que me conquistou foi o nome, Bolo do Amor rsrs ♥♥♥♥. Estava meio cético no início, todos aqui em casa estavam. Não dava pra acreditar que um bolo Diet poderia se igualar a um bolo coroado de leite condensado. Depois de feito, servi para algumas pessoas provarem: uma que já consumia produtos Diet, uma que era totalmente avessa a adoçantes e outra num teste cego, sem mencionar a característica do bolo. Bem, todos foram unânimes em dizer que o bolo estava UMA DELÍCIA. Minha amiga que já consumia produtos Diets adorou, meu padastro, que era totalmente avesso raspou o prato e minha tia ficou chocada quando eu disse que não ia açúcar no bolo. Me junto a eles para dizer que aprovei o produto :) O bolo ficou bem leve, nada enjoativo e com cara de bolo de festa. Substituir total ou parcialmente o açúcar nas receitas pelo Tal e Qual é um ganho muito interessante em saúde e não perde-se nada em sabor. O Pudim Doce Menor também ficou ótimo como recheio do bolo. Destaque para a geléia que ficou INCRÍVEL. Super saborosa, doce na medida e com consistência perfeita. Com todos esses elogios é lógico que meu preconceito contra adoçantes foi embora não é?
![]() |
| Dá pra dizer que não ficou de dar "Água na boca"?? rsrsrs |
Bolo do Amor (Diet)
Receita do Clube Tal e Qual
Massa
4 ovos
2 colheres de sopa de Tal e Qual
¼ de xícara de suco de laranja (50 ml)
6 colheres de sopa de farinha de trigo
½ colher de raspas de laranja
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
1 colher de sopa de óleo
Recheio
2 bandejas de morangos limpos e fatiados (separe alguns para decoração)
4 colheres de sopa de Tal e Qual
400 ml de leite desnatado
1 embalagem de Pudim Doce Menor sabor Baunilha
Cobertura
½ xícara de suco de laranja
½ xícara de creme de leite fresco
1 colher de chá de Tal e Qual
Preparo
Massa: Bata os ovos com o adoçante por 5 minutos até dobrar de volume. Junte alternadamente o suco e as raspas de laranja, a farinha, o fermento em pó e o óleo. Despeje a massa em uma fôrma pequena (usei de 20 cm com fundo falso) untada e enfarinhada. Forno pré-aquecido 180º por 15 a 20 minutos.
Recheio: Cozinhe o pudim com o leite em fogo baixo, mexendo sempre por cerca de 5 minutos após iniciar fervura. Reserve. Em uma panela, leve ao fogo metade dos morangos picados com o adoçante. Mexa sempre até adquirir consistência de geléia, uns 10 minutos. Reserve o restante dos morangos picados.
Cobertura: Bata o creme de leite gelado com o adoçante até o ponto de chantilly.
Montagem: Vamos montar o bolo na fôrma e depois que tudo já estiver frio. Corte o bolo ao meio e volte a metade de baixo para a fôrma. Umedeça com metade do suco de laranja, espalhe os morangos picados, a geléia e o creme. Coloque a outra parte do bolo e umedeça com o restante do suco. Leve a geladeira por 1 hora. Depois disso, desenforme e cubra com o chantilly decoreando com os morangos reservados.
Pulo do Gato. Se você quiser um bolo grande, recomendo dobrar a receita. O bolo vai ficar mais baixo e ideal para ser colocado um em cima do outro e fazer um bolo grande em camadas show de bola. Para dar uma incrementada, fiz a geléia de morango e acertei em cheio, não deixem de fazê-la também. Logo, logo eu trago mais uma receita com o Tal e Qual, daquelas bem clássicas mesmo. Vou deixar no suspense rsrsrs.
Quero agradecer a Michelle da Máxima e a WOW Nutrition pelo convite. Foram muito simpáticos e solícitos em todos os momentos. Pesquisando um pouquinho sobre a empresa, pude conhecer o seu caráter sério, inovador e preocupado com a nutrição do ser humano, características para mim importantíssimas e que deveriam ser seguidas por todas as empresas. Espero que muitos frutos venham dessa primeira parceria.
13 abril 2012
Tortinhas de Morango
Sério, juro juro que esta é a última receita de tortinhas dessa semana kkkk. Mas como eu já disse, disse de novo e torno a dizer, é muuuuito boa essa massa viu rsrsrs. Dessa vez o recheio foi um creme de morango que aprendi no blog da Saudosa e talentosa Welse, o Gostosuras Sem Travessuras e que até já passou por aqui uma outra vez. Ele tem um gostinho de danoninho que é uma delícia. Juntei chantilly e umas balas lindas de gelatina pra decorar e pronto, tortinhas maravilhosas.
Tortinhas de Morango
Ingredientes
Massa
A massa é a mesma daqui, com essência de amêndoas novamente.
Recheio
1 lata de leite condensado
½ lata de creme de leite sem soro
¼ de xícara de leite
1 pacote de suco de morango tang (ou outro de boa qualidade)
Para decorar
1 embalagem pequena de 200g de chantilly pronto
1 pacote de balas de gelatina em formato de framboesa
Preparo
Faça a massa conforme as instruções, asse e reserve.
Recheio: Bata tudo com o mixer e leve a geladeira por uns 30 minutos. Fica bem grosso.
Coloque uma colher de sopa beeem generosa nas tortinhas já assadas. Com a ajuda de um saco de confeitar, usando um bico pitanga grande, decore as tortinhas com o chantilly batido conforme as instruções da embalagem e para finalizar, coloque uma bala no centro.
Pulo do Gato: Eu acho que nem existe mais dicas pra passar sobre essas tortinhas né kkk. Bom o creminho é bem doce mas como a massa das tortinhas é suave, fica bem equilibrado. As balinhas soltaram um pouquinho de tinta depois de um tempo na geladeira, então sugiro colocá-las somente na hora de servir. Pensando agora no próximo recheio que farei com essas tortinhas meu deus rsrsrs.
04 abril 2012
Tortinhas de Mousse de Maracujá
As tortinhas de creme e chocolate fizeram tanto sucesso que acabei repetindo a receita, só que dessa vez com mousse de maracujá. Ficou bem leve e nada enjoativa. Como eu tinha dito, dá para inventar muito colocando recheios variados, frutas variadas e até incrementar o gostinho da massa como eu fiz agora. O bom dessa receita também, é que ela não rende um mundo de tortinhas, o que na maioria das vezes é melhor, já que minha rotina não me permite um dia todo de cozinha pra tirar e pôr 3 ou 4 fornadas. Aqui, das 2 vezes que fiz renderam 12 bem servidas.
![]() |
| *-* |
Tortinhas de Mousse de Maracujá
Massa
A receita da massa é essa daqui, só acrescentei essência de amêndoas pra dar um gostinho especial.
Mousse
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 medida da lata de suco de maracujá concentrado
2 colheres de açúcar (opcional, eu achei necessário)
½ envelope de gelatina incolor dissolvido conforme instruções da embalagem
Confeitos de bolinhas de chocolate ou granulado pra decorar
Preparo
Faça a massa confome o modo de preparo.
Mousse: Bata tudo com o mixer até misturar bem e leve a geladeira ou congelador por uns 10 minutos apenas pra ficar mais denso. Após isso, recheie as barquinahs de massa com o mousse e decore com as bolinhas de chocolate. Deixe na geladeira por 1 hora e já estão prontas pra servir.
Pulo do gato: Na foto, os pontinhos pretos ficaram lindos né? São confeitinhos de chocolate estilo bolinhas. Deram um acabamento perfeito de sementinhas não deram? Até pode ser feito com chocolate granulado mas acho que não ficaria tão lindinho. Outra dica é colocar sementinhas de maracujá mesmo. Misture a polpa de 1 maracujá com 3 colheres de água e 2 de açúcar e leve ao fogo até ferver. Deixe esfriar e espalhe por cima das tortinhas. Eu coloco essa cobertura quando faço uma torta grande, fica linda também e bem azedinha.
Assinar:
Postagens (Atom)











































