Carne moída é um mega coringa na cozinha. Em um molho bolonhesa para massas, uma lasanha, hambúrguer e até refogadinha com legumes, ela salva qualquer almoço/jantar. O importante para quem cozinha regularmente, é variar a forma de fazer e os temperos. Você pode comer carne moída todo dia, mas se tiver criatividade, em todos os dias terá um banquete. Estes hamburguinhos foram inspirados em bolinhos que minha mãe fazia quando eu morava com ela. Os dela eram fritos, mas como estamos em uma onda mais saudável, resolvi fazê-los apenas grelhados no azeite. Ficaram tão deliciosos quanto e tenho certeza que ela teria adorado.
Mostrando postagens com marcador Carne. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Carne. Mostrar todas as postagens
09 agosto 2016
Hamburguinhos de Carne Moída
Carne moída é um mega coringa na cozinha. Em um molho bolonhesa para massas, uma lasanha, hambúrguer e até refogadinha com legumes, ela salva qualquer almoço/jantar. O importante para quem cozinha regularmente, é variar a forma de fazer e os temperos. Você pode comer carne moída todo dia, mas se tiver criatividade, em todos os dias terá um banquete. Estes hamburguinhos foram inspirados em bolinhos que minha mãe fazia quando eu morava com ela. Os dela eram fritos, mas como estamos em uma onda mais saudável, resolvi fazê-los apenas grelhados no azeite. Ficaram tão deliciosos quanto e tenho certeza que ela teria adorado. 18 fevereiro 2016
Hambúrguer de Carne
Depois que você fizer hambúguer caseiro, duvido que ainda irá gostar dos industrializados. Além de mais saudáveis, ficam idênticos aqueles de hamburguerias profissionais. Você pode usar o tipo de carne que mais gostar, porém não use um corte muito magro. Uma proporção mínima de carne/gordura deixa o hambúrguer suculento. Durante a dieta Dukan, ter alguns hambúrgueres congelados é fantástico. Você pode fazê-los simples, como os que vou apresentar aqui ou cobrir com molho de tomates, servir com legumes, ou até mesmo usar a carne para fazer outra coisa, já que ela não vai estar temperada. Sempre mantenho alguns no freezer para o cardápio da semana. Se não estiver de dieta e quiser uma versão mais incrementada, dê uma olhada nesta DAQUI, com bacon moído e molho especial de mostarde e mel.
Hambúrguer de Carne
Ingredientes
1 kg de carne moída de primeira (pode usar patinho ou acem que ficam ótimos)
Sal e Pimenta do reino moída na hora
Mix de alho, cebola e salsa desidratados (opcional)
6 fatias de queijo 0% gordura (opcional)
Preparo
Separe a carne em seis porções iguais. Pegue uma porção, aperte bem com as mãos e vá jogando, de uma mão à outra, como se fosse um jogador de beisebol com a bola. Isso vai deixar a carne bem compacta e ajudará a dar forma ao hambúrguer. Na hora de fritar, polvilhe bastante sal de ambos os lados e um pouco de pimenta do reino. Leve para grelhar em fogo médio. Pingue algumas gotas de água na frigideira para não queimar e use uma tampa para abafar o hambúguer e ele cozinhar por dentro. Eu gosto de um ponto levemente rosado no centro. Se você gosta mais bem passado, deixe mais no fogo. Minha sugestão para servir na fase Ataque é com uma fatia de queijo 0% gordura, salpicado com alho, cebola e salsa desidratados. Se estiver na fase Cruzeiro, sirva com legumes salteados.
Pulo do Gato: Você pode usar alguns temperos diferentes como ervas secas ou pimenta calabresa para dar um toque especial. Se não estiver fazendo dieta Dukan, use um pouco de manteiga para grelhar e coloque um cubinho por cima de cada hambúguer quando estiver finalizando. Vai dar um gostinho mega especial. Para congelar, basta embalá-los com plástico e levar ao freezer. na hora de fazer nem precisa descongelar. Retire do plástico, tempere com sal e pimenta e leve direto ao fogo. Uma outra dica é fazê-los bem achatados e largos. Eles vão dar uma encolhida quando ficarem prontos.
12 fevereiro 2016
Kibe Assado Recheado com Requeijão
Kibe assado é bem mais saudável que o frito e ainda assim, delicioso. Já fiz uma versão com berinjela muito boa, mas dessa vez queria uma mais tradicional. Além de ser super fácil, kibe assado é um prato perfeito para preparar quando se tem muitos convidados, porque ele rende muito. Você pode servir como opção de acompanhamento ou até como prato principal, com uma saladinha do lado. Para o recheio usei requeijão, mas você também pode usar um queijo mais consistente como mussarela ou até fazer sem. De qualquer jeito, garanto que será sucesso.
Kibe Assado Recheado com Requeijão
Ingredientes
600g de carne moída
1 xícara de trigo para kibe
1 e 1/2 xícaras de água fervente
1 xícara de hortelã picado
1/2 xícara de cheiro-verde picado
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 colher de chá de pimenta do reino moída
1 colher de chá de cominho
1 pitada de canela em pó
1 colher de sopa rasa de sal (ou a gosto)
250g de requeijão cremoso
2 colheres de sopa de manteiga em pedacinhos pequenos
Preparo
Misture o trigo com a água fervente mexa e deixe descansar por 40 minutos. Misture todos os ingredientes (menos requeijão) com as mãos até formar uma massa. Unte um refratário com azeite e coloque metade da massa, espalhe o requeijão cremoso e cubra com o restante, apertando bem. Faça um tracejado na superfície do kibe com uma faca e espalhe a manteiga em pedacinhos. Leve ao forno preaquecido 180° por 45 minutos ou até escurecer as bordas. Sirva morno.
Pulo do Gato: A quantidade de água é perfeita para hidratar o trigo, pois assim você não vai precisar espremer o excesso, ele vai absorver tudo. Usar água quente ajuda a acelerar o processo também. Usei o precessador para picar a cebola e misturar os temperos. Ótima dica para os chatinhos que não gostam muito de cebola.
09 fevereiro 2016
Berinjela Recheada com Carne Moída
Sempre que o marido vai para cozinha sei que ele vai fazer tomate recheado ou berinjela recheada kkkkk. Brincadeiras a parte, este é um prato que o marido adora comer e sempre prepara em casa. É muito fácil e agora com a dieta Dukan, temos comido bastante. Como estamos fazendo academia a noite, tentamos deixar as coisas pré preparadas para facilitar. Refogamos a carne um dia antes e na hora é só montar e colocar no forno. Prático e delicioso. #ProjetoDietaDukan.
Berinjela Recheada com Carne Moída
Ingredientes
2 Berinjelas grandes
4 fatias de queijo 0% gordura
400g de carne moída
1/2 cebola pequena picada
4 dentes de alho picados
Sal e pimenta do reino a gosto
Orégano seco para finalizar
Preparo
Refogue a carne moída sem temperos até começar a secar. Junte a cebola picada, o alho, pouco sal, pimenta do reino e mantenha no fogo, mexendo de vez em quando, até secar. Ajuste o sal se necessário e espere esfriar. Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento e retire a polpa (guarde para outra receita). Tempere com um pouco de sal, pimenta e encha as cavidades com a carne moída. Pique o queijo branco por cima, salpique orégano e leve ao forno preaquecido 200° graus, coberto com papel alumínio por 40 minutos. Retire o papel e mantenha no forno até dourar.
Pulo do Gato: Você também pode rechear as berinjelas com frango até com um refogado de legumes. Sirva com vinagrete e uma saladinha. Se não estiver de dieta, sirva também com arroz branco.
19 agosto 2015
Torta de Carne Seca com Massa de Abóbora
Abóbora com carne seca para mim é tão clássico quando queijo com goiabada. Acho que os dois se complementam muito bem juntos. A abóbora tem um sabor mais adocicado, delicado e a carne seca mais temperado, mais forte. Eu só não faço muitas receitas com carne seca porque sou péssimo para dessalgar. Desta vez acho que acertei bem a técnica. Esta torta ficou muito gostosa. A massa é bem leve e o recheio com carne seca ficou divino. Para ficar perfeita só faltou um requeijão cremoso às colheradas no recheio. #ficadica
Torta de Carne Seca com Massa de Abóbora
(Receita daqui)
Ingredientes
Massa
1 xícara de abóbora cozida
1 xícara de leite
1 xícara da água que cozinhou a abóbora
1 xícara de amido de milho
2 xícaras de farinha de trigo
4 ovos
3/4 de xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
Recheio
1/2 kg de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
1 cebola grande em cubos pequenos
2 colheres de sopa de cheiro-verde
Sal, pimenta do reino e orégano a gosto
Preparo
Recheio: Misture todos os ingredientes e reserve.
Massa: Bata todos os ingredientes no liquidificador (o fermento por último). Numa fôrma untada e enfarinhada, coloque metade da massa. Espalhe o recheio e cubra com a outra metade. Leve ao forno preaquecido 180/200° por 1 hora, ou até ficar bem dourada. Rende uma torta alta média ou uma mais baixa grande.
Pulo do Gato: Para dessalgar a carne seca, corte em cubos de 2cm, lave bem, cubra com água e guarde na geladeira por 6 horas. Troque a água, coloque na panela de pressão e leve ao fogo por 45 minutos. Desfie ainda morna. Se tiver um requeijão cremoso dando sopa, bota no recheio que vai ficar INCRÍVEL. Não coloquei no meu porque não tinha :(.
28 abril 2015
Noite Mexicana - Chilli Com Cheddar e Sour Cream
Dia desses encasquetei que tinha que fazer uma noite de comida mexicana em casa. Isso aconteceu depois que tive uma péssima experiência num restaurante. É muito ruim quando você paga caro e tem como retorno um serviço ruim e uma comida que definitivamente não vale o que cobram. Com ajuda do meu amigo Google, vasculhei a internet atrás de vídeos e receitas e, fazendo um mega mix de tudo, cheguei ao resultado que queria. Aliás, um resultado que superou minhas expectativas! Se você gosta de comida mexicana, fazer uma noite especial assim em casa é uma ótima pedida. As receitas são mega fáceis, rendem muito, e são perfeitas para uma reunião com os amigos. Me descobri apaixonado por Chilli. Já reproduzi essa receita umas quatro vezes. É impressionante como é fácil, delicioso e como rende. Em casa somos só em dois e definitivamente herdei da minha mãe o exagero em cozinhar sempre a mais do que o necessário. O que não é uma coisa ruim, já que sempre tem marmitinha para o dia seguinte :) Se você gosta de comida mexicana, faça em casa que tenho certeza que assim como eu, você vai acabar viciando kkk
Chilli com Cheddar e Sour Cream
Ingredientes
Chilli
700g de carne moída
1 cebola grande picada
5 dentes de alho grandes picados
1 colher de sopa de cominho
1 colher de chá de tempero baiano (opcional)
1 pimentão vermelho picado
2 pimentas dedo de moça picadas (usei sem sementes)
1 lata de tomates pelados
300g de feijão cozido sem tempero (com pouco caldo)
Molho de pimenta, coentro e cheiro-verde picado a gosto
Azeite e sal a gosto
150g de mussarela ralada
200g de queijo cheddar
1 pacote de salgadinhos triangulares sem tempero (vulgo doritos do saquinho preto)
1 Pacote de Rap 10
Sour cream
1 pote de cream cheese (150g)
3 colheres de sopa de creme de leite (de caixinha mesmo)
Suco de 1/2 limão
Sal a gosto
Vinagrete (também chamado de pico de galo)
(Fiz o meu com cebola, tomate, cheiro-verde sal e limão)
Preparo
Sour cream: Misture bem todos os ingredientes (com um mixer se desejar) e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.
Chilli: Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente a carne moída e deixe cozinhar por alguns minutos. Junte todos os outros ingredientes e mantenha em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até apurar bem o tempero (pelo menos uns 15 minutos). Num refratário, coloque metade do molho de carne moída, espalhe 2/3 do queijo cheddar, cubra com o restante da carne moída e por cima a mussarela ralada e o restante do cheddar. Leve ao forno apenas para derreter os queijos. Sirva com o doritos, o sour cream e um vinagrete. Você também pode montar burritos com o Rap 10, alface e todos os outros ingredientes.
Pulo do Gato: Uma opção ao doritos é cortar discos de rap 10 em triângulos e tostar na frigideira quente até ficar crocante. Adoramos assim também. O segredo deste prato para mim é o cominho. Ele dá um sabor mega especial e é imprescindível.
21 fevereiro 2015
Hambúrguer com Bacon e Molho de Mostarda e Mel
Final de semana é sempre de gordice. Não tem como não ser. Aqui em casa nunca conseguimos manter a dieta de sábado e domingo. Nossa estratégia é manter uma alimentação mais equilibrada durante a semana e no FDS, escolher dois pratos mais "pé na jaca" para preparar. Fazia um tempão que eu namorava a ideia de fazer hambúrguer em casa. Me arrependo amargamente por todos os dias que passei sem preparar esta delícia. Sério gente! Sabe aqueles hamburgões daquelas lanchonetes "tops" que cobram uma fortuna por cada lanche? Então, esse aqui é MUITO MELHOR. Nem pense em comparar esses hambúrgueres com aqueles comprados numa caixinha congelados, finos e cheios de coisas que nem imaginamos o que são. Estes daqui são do tipo "gourmet" como está na moda dizer, mas com um plus de que você prepara em casa, com ingredientes que você conhece e por uma fração do preço que é cobrado nas lanchonetes. Os ingredientes básicos são bem simples: um bom pão, alface, tomate e carne moída de boa qualidade. Na minha receita usei acem, mas já vi com patinho, fraldinha e uma mistura de tudo isso em proporções de carne e gordura meio complicadas. Escolhi o acem porque pelo que pesquisei, é uma das mais equilibradas neste blend. A versão que vou apresentar para vocês tem um acréscimo, o bacon moído, o que deixou esse hambúguer matador! Um vídeo que me ajudou muito foi este aqui abaixo.
Ele ensina um truque super legal para compactar a carne e os hambúrgueres não desmancharem na hora do preparo. Basta jogar de uma mão para outra a porção de carne como se fosse uma bola de beisebol. Parece bobo, mas esse truquesinho faz toda a diferença. As batatinhas rústicas que acompanharam meu hambúrguer são bem fáceis de fazer. Cortamos as batatas em quatro com a casca mesmo e cozinhamos em água salgada até ficarem macias. Secamos e levamos à geladeira até ficarem bem frias. Depois é só fritar em óleo quente até ficarem douradas. Misturei sal e um mix de ervas secas para dar um toque final. PERFEITAS para acompanhar os lanches. Macias por dentro e crocantes e douradas por fora. Olhem para as fotos e me digam se esse hambúguer com fritas não ficou digno da melhor hamburgueria da cidade!
Ele ensina um truque super legal para compactar a carne e os hambúrgueres não desmancharem na hora do preparo. Basta jogar de uma mão para outra a porção de carne como se fosse uma bola de beisebol. Parece bobo, mas esse truquesinho faz toda a diferença. As batatinhas rústicas que acompanharam meu hambúrguer são bem fáceis de fazer. Cortamos as batatas em quatro com a casca mesmo e cozinhamos em água salgada até ficarem macias. Secamos e levamos à geladeira até ficarem bem frias. Depois é só fritar em óleo quente até ficarem douradas. Misturei sal e um mix de ervas secas para dar um toque final. PERFEITAS para acompanhar os lanches. Macias por dentro e crocantes e douradas por fora. Olhem para as fotos e me digam se esse hambúguer com fritas não ficou digno da melhor hamburgueria da cidade!
Hambúrguer com Bacon e Molho de Mostarda e Mel
Ingredientes
Hambúrguer
550g de carne moída (usei acem)
200g de bacon moído
Sal e pimenta do reino moída na hora
Molho mostarda e mel
4 colheres de sopa de mostarda de boa qualidade
3 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de chá de azeite de oliva
Queijo cheddar
Bacon em fatias finas (ou redondas como os meus, procure no mercado)
Alface e tomate
Preparo
Molho: Misture bem todos os ingredientes e reserve na geladeira até servir.
Hambúrguer: Misture bem a carne com o bacon. Separe em quatro porções. Agora vem a parte divertida. Sabe quando os jogadores de beisebol ficam jogando a bola de uma mão para outra antes de fazer uma jogada? Você vai fazer isso com cada porção de massa por uns dois minutos. Isso serve para compactar bem a carne e ajuda muito na hora de moldar os hambúrgueres. Eles vão ficar perfeitos e não vão se soltar ou abrir quando você for grelhá-los. Reserve-os na geladeira.
Passe manteiga em todas as metades dos pães e grelhe na frigideira até dourar. Frite também o bacon e escorra em papel toalha. Eu ligo o forno por uns 5 minutos, desligo e mantenho o pão e o bacon lá dentro para eles se manterem quentinhos.
Tempere os hambúrguerres dos dois lados com uma boa pitada de sal e pimenta do reino moída na hora. Utilize uma frigideira, chapa ou bistequeira (a que usei) com um fio de azeite para grelhá-los. Como a minha era grande, eu coloquei os quatro de uma vez. O ponto fica a seu critério, só tome cuidado para não fritá-los demais. Eu gosto bem ao ponto. Uma dica importante é não furá-los quando estiverem no fogo, senão todo o suco da carne (que vai dar a suculência no seu hambúrguer) vai embora. Se você quiser, coloque uma porção de azeite ou manteiga derretida em cima dos hambúrgueres ao virá-los, isso vai ajudar a manter a suculência também. O segredo para o queijinho derretido como o da foto é bem simples: Coloque duas fatias de queijo em cima do hambúrguer (a frigideira deve estar bem quente), jogue algumas gotas de água na frigideira e cubra com uma tampa imediatamente. O vapor vai derreter o queijo rapidinho. Para montar, ajeite uma folha de alface sobre o pão, coloque o hambúrguer com o queijo, o bacon, uma colher de molho de mostarda, uma fatia de tomate e feche com a outra metade do pão. Sirva imediatamente
Pulo do Gato: É importante temperar a carne apenas na hora de fritar. Vai se formar bastante líquido na frigideira. Eu descarto esse líquido quando os hambúrgueres estiverem quase finalizando, para não ficararem com um aspecto de cozidos. Na hora de fazer aquele macete com o queijo, eu gosto de tirá-los da frigideira e colocá-los individualmente em uma outra menor.
27 dezembro 2014
Assado de Sobras de Peru ao Molho Cítrico
Normalmente eu ou o Douglas sempre estamos trabalhando na véspera de Natal, então costumamos passá-lo aqui em casa mesmo e o ano novo com a família. Mesmo estando em dois (ou mais um pouco quando alguém fica por aqui também) isso não é motivo para não fazermos uma ceia de Natal. Este ano, como comentei no post passado, preparei um Peru com Limão, Ervas e Vinho Branco. Que tempero divino meu Deus. O azedinho adocicado do limão siciliano e o gostinho aromático das ervas deixou este Peru incrível. Separei todo o caldo que se formou na assadeira e guardei, pois era até pecado descartá-lo. Todos os sabores que se encontravam no assado estavam contidos nele. Aproveitando que sobrou muuito Peru resolvi usar este molho e transformar as sobras num novo prato. Quase posso afirmar que ficou melhor do que o Peru inteiro da véspera kkkkk. Se você usar a critividade pode transformar as sobras em um prato tão bom, ou até melhor que o original. Eu fiz com Peru, mas se você tem sobras de chester, frango ou qualquer carne assada o princípio é o mesmo. Faça um molho com o que sobrou da assadeira e sirva sobre estas sobras em pedaços.
Aproveitando que faltam alguns dias, e sei que muita gente está sem ideias do que preparar para a ceia de ano novo, durante esta semana vou postar a receita de todos os pratos que fiz para minha ceia de natal. Foi tudo muito simples, mas incrivelmente delicioso. Quem sabe algum deles não inspira vocês também não é?
Assado de Sobras de Peru ao Molho Cítrico
Ingredientes
Sobras de Peru ou Chester
O caldo que se formou na assadeira
Suco de uma laranja
Vinho branco (se o caldo já não tiver)
1/2 colher de farinha de trigo
Preparo
Na minha receita de Peru do natal se formou bastante caldo. O que fiz foi reduzir bem este molho levando ao fogo numa panela. Depois, espremi o suco de uma laranja, misturei a farinha de trigo e mexi até engrossar levemente. Minha marinada já continha bastante vinho branco. Se a sua não tiver, acrescente um pouco. Para servir, numa assadeira coloque os pedaços de Peru ou chester, regue com um pouco deste molho e leve ao forno alto 230° até dourar (uns 20 minutos).
Pulo do Gato: Se a sua assadeira ficou com bastante resíduos do assado, você pode colocar o vinho direto lá e levar ao fogo (ou forno) para que estes resíduos se soltem e você possa usar no molho. É lá que estão concentrados todos os sabores. O caldo reduzido do assado contém bastante gordura. Uma dica para eliminá-la é colocá-lo na geladeira. Na hora de usar, você vai perceber que toda a gordura se concentrou no topo, aí é só tirar com uma colher.
20 outubro 2014
Coxinhas de Mandioquinha com Carne Louca
Sabe quando as vezes do nada queremos fazer/comer alguma coisa desesperadamente? Num certo sábado de sol acordei e pensei comigo mesmo: Que tal uma coxinha com massa de mandioquinha e recheio de carne louca? E lá fui eu para o mercado comprar os ingredientes. Assim nasceu essa maravilhosa coxinha. Só de olhar para a foto já dá pra ter uma ideia de quão deliciosa ficou. Sempre que vou a festas de aniversário me acabo de comer pãozinho com carne louca, é viciante. Ainda bem que além de rechear as coxinhas a carne ainda rendeu para quatro sanduíches no outro dia. A massa que usei é uma variação das que já apareceram aqui, só troquei a batata por mandioquinha. Uma curiosidade, estou viciado em cozinhar legumes no vapor. Ficam prontos rapidinhos, mantém mais os nutrientes e não ficam "aguados". Adotei pra vida. Sobre as coxinhas, modestamente uma das melhores que eu já fiz/comi.
Coxinha de Mandioquinha com Carne Louca
Ingredientes
Carne Louca
1,5 kg de miolo de acém (ou outra carne que desfie)
1 cebola grande cortada em quatro
3 dentes de alho descascados
Folhas de louro e manjericão a gosto
Azeite, pimenta do reino e sal a gosto
Para refogar:
1 pimentão sem pele picado (usei verde)
1 cebola roxa picada
3 dentes de alho picados
2 tomates sem pele e sem sementes picados
3 colheres de sopa de molho shoyo
1/4 de xícara de vinho tinto
2/3 de xícara de molho de tomate
1/2 xícara de cheiro verde picado
Massa
3 xícaras do caldo de cozimento da carne
2/3 de xícara de farinha de milho (bati no liquidificador para ficar bem fininha)
3 xícaras de farinha de trigo
250g de mandioquinha cozida no vapor (1 xícara bem cheia)
Água gelada e farinha de rosca para empanar
Água gelada e farinha de rosca para empanar
Preparo
Carne louca: Numa panela de pressão grande, frite em um pouco de azeite os pedaços de carne picados. Esta etapa serve para selar a carne. Acrescente os dentes de alho inteiros, a cebola, os outros temperos e cubra com água. Leve ao fogo e conte 1 hora após pegar pressão. Deixe sair a pressão. Coe e reserve o caldo. Desfie a carne com um garfo ou com as mãos. Refogue em azeite a cebola, o alho, o pimentão e os tomates por alguns minutos. Despeje o vinho, o shoyo, o molho de tomate e deixe mais um pouquinho. Acrescente a carne e mantenha no fogo, mexendo de vez em quando, até apurar bem todos os temperos e secar os líquidos. Coloque o cheiro verde e acerte o sal. Deixe esfriar.
Massa: Leve ao fogo três xícaras do caldo da carne reservado. Quando começar a ferver, jogue as duas farinhas de uma só vez. Mexa vigorosamente com uma colher de pau em fogo baixo até cozinhar bem (cerca de 10 a 15 minutos). Retire do fogo e misture a mandioquinha até que ela incorpore à massa. (Usei a batedeira planetária nesta etapa). Reserve coberto com plástico filme rente à massa até esfriar
Montagem: Recheie porções de massa com uma colher de carne louca moldando como uma coxinha. Passe na água gelada e em seguida na farinha de rosca. Frite em óleo quente, aos poucos, até dourar.
Pulo do Gato: Se quiser congelar, disponha-as numa fôrma e leve ao congelador. Depois é só embalar e manter no freezer. Na hora de fritar, aconselho deixar descongelar antes, para não correr o risco delas ficarem frias no centro. A massa é muito gostosa de trabalhar. Se tiver dificuldades em montar as coxinhas joga no youtube "como modelar coxinhas". Me ajudou e muito.
19 fevereiro 2014
Costela de Porco Assada
Assim como aquele pão australiano, essa costela foi inspirada em um prato delicioso do restaurante Outback. Lá eles usam molho barbecue, mas aqui é com ketchup mesmo kk. A receita veio de uma coleção de livros que gosto muito: Culinária de todas as cores. São receitas fáceis, ilustradas e separadas por temas. O deste livro são receitas fáceis de fazer. Falando sobre o prato, nem preciso dizer que ficou delicioso né? O gosto meio defumado e bem temperado que a marinada confere é sensacional. Adoro carne de porco, principalmente assada e frita. De vez em quando, num almoço especial por exemplo, a gente pode abusar um pouquinho. Para fazer este prato, usei um vinagre balsâmico de framboesa delicioso da Castelo que ganhei no 2º Encontro Gourmet. Ele tem um gostinho adocidado e aromático que casou perfeitamente com a proposta do prato. Se tiver a oportunidade de usar eu recomendo.
Costela de Porco Assada
Ingredientes
Marinada
100 ml de ketchup (usei apimentado)
100 ml de ketchup (usei apimentado)
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de shoyu
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre de vinho (usei balsâmico de framboesa)
2 colheres de mostarda escura
1 colher de chá de molho de pimenta (opcional)
Sal a gosto (usei 2 colheres de chá)
1 pedaço de costela de porco (cerca de 1 kg)
Preparo
Marinada: Misture todos os ingredientes em uma tigela. Esfregue a carne generosamente de todos os lados com a marinada. É preferível deixar descansar de um dia para o outro, mas se não tiver tempo pode levar direto ao forno. Asse em forno preaquecido 200° por cerca de 1 hora. Pincele a carne na metade do tempo e deixe até ficar bem dourada.
Pulo do Gato: Com essa mesma quantidade de tempero você pode fazer 2 costelas de mesmo tamanho. O livro sugere substituir a costela por frango. Acho que ficaria muito bom.
PS: Na última sexta foi minha colação de grau/formatura da faculdade. Foi uma noite muita linda, que encerrou de vez um ciclo muito importante da minha vida. Agora sou oficialmente um Publicitário gente kkkk Um grande beijo para quem me parabenizou pelo Facebook. Obrigado pelo carinho.
PS: Na última sexta foi minha colação de grau/formatura da faculdade. Foi uma noite muita linda, que encerrou de vez um ciclo muito importante da minha vida. Agora sou oficialmente um Publicitário gente kkkk Um grande beijo para quem me parabenizou pelo Facebook. Obrigado pelo carinho.
29 outubro 2013
Panquecas de carne ao sugo
Já tinha feito panquecas uma vez e ficaram bem gostosinhas, mas já elegi a massa destas aqui como minha preferida de todos os tempos. Ficaram fininhas, leves, não grudam na hora de fazer e deliciosas. Com certeza as melhores panquecas que já fiz e provei. O recheio mais simples, basicamente uma carne moída bem refogadinha, também é o segredo dessas panquecas. Se você ainda estava à procura de uma massa de panqueca perfeita sugiro que prove esta e me conte depois o que achou.
PS: Neste sábado dia 02/11/2013 vai acontecer o 2º Encontro Gourmet de Foodbloggers. Muuita gente legal reunida para conversar, trocar receitas e principalmente comer muuito rsrs. No ano passado havia comentado minha tristeza em não participar do evento. Neste ano corri muuito pra não ficar de fora e graças a querida Fabíola deu tudo certo. Semana que vem trago as milhares de fotos e tudo de bom que aconteceu por lá ;)
PS: Neste sábado dia 02/11/2013 vai acontecer o 2º Encontro Gourmet de Foodbloggers. Muuita gente legal reunida para conversar, trocar receitas e principalmente comer muuito rsrs. No ano passado havia comentado minha tristeza em não participar do evento. Neste ano corri muuito pra não ficar de fora e graças a querida Fabíola deu tudo certo. Semana que vem trago as milhares de fotos e tudo de bom que aconteceu por lá ;)
Panquecas de carne ao sugo
(Receita da massa de uma leitora do Tudo Gostoso)
Ingredientes
Massa
500ml de leite
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
1 pitada de sal
Recheio
700g de carne moída (usei acem)
1 cebola pequena picadinha
3 dentes de alho picados
cheiro-verde picado a gosto
Azeite, sal e temperos a gosto (usei caldo de carne e tempero baiano)
Molho ao sugo
1 embalagem de molho de tomate pronto refogado
1/2 xícara de água
Sal e temperos a gosto (usei alho, cebola, uma pitada de açúcar, tempero baiano e orégano)
1/2 xícara de queijo parmesão ralado e orégano para polvilhar
Preparo
Massa: Bata tudo no liquidificador. Unte levemente uma frigideira antiaderente (só para a primeira, depois nem precisa mais untar) e com ajuda de uma concha, coloque porções de massa. Deixe de 2 a 3 minutos, até as bordas começarem a se soltar e dourar. Vire, deixe mais 30 segundos e retire. Faça isso com toda a massa. Rendeu 14 panquecas lindas e fininhas aqui em casa.
Recheio: Refogue a cebola e o alho no azeite por alguns minutos. Acrescente a carne e tampe a panela. Após alguns minutos coloque o sal e seus temperos habituais e permaneça com a panela tampada em fogo baixo até a carne cozinhar bem (uns 10 minutos). Retire a tampa, deixe secar todo o líquido e quando estiver quase pronta acrescente o chei-o verde. Deixe esfriar.
Molho: Leve tudo à panela em fogo baixo e deixe apurar por uns 10 minutos.
Montagem: Na fôrma onde irá colocar as panquecas, forre o fundo com uma fina camada de molho. Monte as panquecas com a carne já fria e vá colocando todas por cima do molho, alinhando-as lado a lado. Regue com o molho de tomate, salpique pamesão e orégano e leve ao forno 200º por 20 minutos ou até derreter o queijo.
Pulo do gato: Esta receita é tão prática e fácil que nem tem pulo do gato. Os segredinhos eu contei no decorrer do preparo.
20 junho 2013
Pastel de feira (feito em casa)
O final de semana está chegando... Sexta, sábado e domingo, que aqui é casa é dia de? PASTEL DE FEIRA!! Eu acho que não conheço ninguém que não seja fã de um gostoso, sequinho e beeem recheado pastel. Porém, não é só na feira que você pode saborear essa delícia. O segredo está em você usar a mesma massa que os feirantes usam. Aqui na minha cidade todas as barracas também vendem a massa para quem quiser comprar e o preço é bem barato e acessível. Contando com a massa pronta, o recheio fica à seu gosto. O meu preferido de sempre é o básicão Pastel de Carne. Só isso, catchup e um vinagrete e sou o homem mais feliz do mundo. Concordo que pastel está longe de ser a comida mais saudável do mundo mas de vez em quando, sem excesso, acredito que um pastelzinho não faria tão mal assim. Quem concorda comigo?
Não se esqueçam de participar do 1º Sorteio do Mosaico. O prêmio é um box super legal com a série jamie at home do chef Jamie Oliver. Clique aqui para participar ou no banner na lateral do blog. O SORTEIO ACABA EM 28/06/2013. Falta bem pouquinho, então corre hein!!
Não se esqueçam de participar do 1º Sorteio do Mosaico. O prêmio é um box super legal com a série jamie at home do chef Jamie Oliver. Clique aqui para participar ou no banner na lateral do blog. O SORTEIO ACABA EM 28/06/2013. Falta bem pouquinho, então corre hein!!
Pastel de carne/brócolis
Meu modo de fazer
Compre um rolo de massa de pastel na sua barraquinha de feira de sempre. Se não encontrar, no supermercado também tem. Eu corto a massa ao meio para que os pastéis fiquem menores, o que é bem mais prático de se fritar em casa. Usei dois recheios: carne (meu favorito) e brócolis com mussarela. Nada de diferente do usual. Refogado de carne bem sequinho com tomate sem pele em cubos e ovo cozido acrescentados no final. O brócolis foi cozido levemente no microondas por 4 minutos com um pouco de água, cortado bem pequeno e temperado com sal e pimenta, juntinho com uma fatia de mussarela pra fazer uma graça.
Pulo do Gato: Deixar o óleo esquentar bem e fritar aos poucos são dicas básicas. No recheio você pode usar praticamente tudo. Um outro que adoro também é de calabresa com requeijão. Não se esqueça de manter os pastéis evoltos no saquinho e só tirar quando for fritar. Assim evita-se que grudem uns nos outros quando estiverem guardadinhos.
Pulo do Gato: Deixar o óleo esquentar bem e fritar aos poucos são dicas básicas. No recheio você pode usar praticamente tudo. Um outro que adoro também é de calabresa com requeijão. Não se esqueça de manter os pastéis evoltos no saquinho e só tirar quando for fritar. Assim evita-se que grudem uns nos outros quando estiverem guardadinhos.
10 abril 2013
(Quase um) Cassoulet
Esta versão à minha moda de Cassoulet foi inspirada em um prato que minha mãe fazia bastante em casa. Era basicamente igual porém ela acrescentava bucho junto ao molho. Cassoulet é um prato de origem francesa. Na verdade é basicamente uma "feijoada branca". Na minha opinião fica tão gostoso quanto a tradicional, bem substancioso. Acompanhado de arroz e salada vale por uma refeição completa. É ótimo para receber os amigos porque rende bastante também. Este prato da foto foi feito a algumas semanas mas por coicidência ontem o preparei de novo e vou comer no almoço de hoje novamente. O arroz integral com mandioquinha que acompanhou o prato também fez um baita sucesso.
Cassoulet (ou feijão branco com pernil, calabresa e cenoura)
Ingredientes
2 xícaras de feijão branco cozido (sem o caldo)
300g de pernil em cubos
1 cenoura grande em rodelas
1 gomo de linguiça calabresa em rodelas
1 cebola pequena picada
1 xícara de água (ou caldo do feijão)
sal, salsa e pimenta branca a gosto
Preparo
Tempere o pernil como desejar (usei alho, limão, sal colorau e pimenta branca). Deixe tomar gosto por pelo menos uma hora. Refogue o pernil até começar a dourar. Acrescente a cebola, a linguiça e refogue mais um pouco. Acrescente a cenoura, o feijão, os temperos e sal. Deixe ferver até amolecer a cenoura, mexendo de vez em quando. Aqui em casa servi com vinagrete e o arroz integral com mandioquinha que já comentei. Uma delícia.
Pulo do Gato: Cortar o pernil em cubos pequenos e deixar ele tomar gostos antes de refogar são dicas fundamentais. Não deixe amolecer muito as cenouras para que elas não se desmanchem.
Pulo do Gato: Cortar o pernil em cubos pequenos e deixar ele tomar gostos antes de refogar são dicas fundamentais. Não deixe amolecer muito as cenouras para que elas não se desmanchem.
11 março 2013
Almôndegas assadas com chimichurri ao molho de tomate
Nessa onda de reeducação alimentar a gente tem que se virar para fazer a cada dia algo diferente e gostoso. Para não cair no mesmo filé de frango grelhado de sempre né? Um tempero que descobri faz pouco tempo é o chimichurri. Segundo pesquisei é um tempero tradicional Argentino ou Uruguaio que é composto de vários condimentos como salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta calabresa, louro entre outros. Já usei para temperar bifes, filés de frango, batatinha para churrasco entre outros. Achei maravilhoso porque muda o gosto habitual da comida do dia a dia, já que acabamos usando sempre aquele tempero tradicional. Tinha carne moída no freezer e precisava usá-la em alguma coisa que não ficasse muito pesado para manter a dieta kk linha. Logo me veio a mente almôndegas, mas ao invés de fritas, assadas. Além de mais saudáveis ficaram muito leves e deliciosas. O chimichurri deu um gostinho super especial. Servi com batatinha souté, arroz integral e feijão fresquinhp. Já tinha feito almôndegas anteriormente usando creme de cebola mas esta versão definitivamente ficou bem mais saborosa. Vai ter muito repetecos com certeza.
![]() |
| Olha que lindas, prontinhas para irem ao forno. |
Almôndegas assadas com chimichurri ao molho de tomate
Ingredientes
Almôndegas
600g de carne moída (usei de primeira)
1 cebola ralada
3 dentes de alho amassado (usei 1 colher de sopa rasa de alho triturado pronto)
1 colher de sopa rasa de sal
2 fatias de pão integral embebidas em um pouquinho de leite morno(ou 1 pão francês sem casca)
Chimichurri, pimenta branca e cheiro verde picado a gosto
Azeite para untar a fôrma
Molho
1 embalagem de molho de tomate
Tempero baiano, pimenta branca, sal e cheiro verde picado a gosto.
Preparo
Almôndegas: Esprema bem o pão e descarte o leite. Misture todos os ingredientes com as mãos amassando até ficar bem uniforme. Unte uma fôrma grande com azeite, faça bolinhas com a carne moída e disponha por toda a fôrma. Leve ao forno (não precisa cobrir com papel alumínio) preaquecido a 210º por 45 minutos ou até o caldo secar e elas ficarem douradas.
Molho: Leve ao fogo todos os ingredientes e quando começar a ferver coloque as almôndegas já assadas. Cozinhe por mais 5 ou 10 minutos.
Pulo do Gato: Você até pode fazê-las fritas mas acho totalmente desnecessário pois assadas ficam espetaculares. Se não quiser usar ou não tiver a mão o chimichurri use os temperinhos que preferir. O pão integral também pode ser substituído por um pão francês sem casca. Molho de tomates caseiro ou com tomates pelados também são bem vindos. Na verdade, até sem o molho essa receita é show.
Pulo do Gato: Você até pode fazê-las fritas mas acho totalmente desnecessário pois assadas ficam espetaculares. Se não quiser usar ou não tiver a mão o chimichurri use os temperinhos que preferir. O pão integral também pode ser substituído por um pão francês sem casca. Molho de tomates caseiro ou com tomates pelados também são bem vindos. Na verdade, até sem o molho essa receita é show.
18 janeiro 2013
Panqueca ao molho branco
Olha que lindas ficaram as minhas primeiras panquecas :) Agora que eu mesmo cozinho minha comida estou aproveitando para fazer tudo o que eu tinha vontade de comer mas nunca havia preparado. Muito fácil e prático fazer panqueca. O segredo é ter uma boa frigideira antiaderente assim a massa desprende fácil e você não fica naquele drama de dar tudo errado e grudar no fundo. A receita da massa achei na net porém acabei perdendo a referência de onde tirei. O recheio dessas fiz com carne moída refogada bem simples mas você pode fazer com frango e requeijão, atum, calabresa, ricota.. Enfim, idéias é o que não faltam para incrementar essa delícia. O molho branco já apareceu por aqui mas dessa vez acrescentei requeijão e creme de leite. O acompanhamento foi um arroz branquinho e batata palha. Uma receita ótima para fazer no final de semana para os amigos ou para variar o cardápio do dia a dia.
Panqueca ao molho branco
Ingredientes
Massa
Massa
2 xícaras de leite
2 ovos
1 e ½ xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de fermento em pó
Sal a gosto
Recheio
O que você preferir. Usei carne moída refogada com ovo cozido picado e cheiro verde.
Molho branco
½ cebola pequena ralada
2 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de farinha de trigo
500 ml de leite quente
1 caixinha de creme de leite
½ copo de requeijão cremoso
Orégano ou salsa para polvilhar
Sal a gosto
Preparo
Massa: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Unte levemente uma frigideira antiaderente e despeje uma concha pequena de massa. Espalhe bem em todo o fundo e deixe formar bolhas, desprendendo sozinha da frigideira. Vire do outro lado e deixe mais um minuto para dourar. Vá empilhando todas as panquecas em um prato e untando novamente a frigideira quando necessário.
Molho: Leve a margarina e a cebola ralada ao fogo mexendo até murchar. Acrecente a farinha de trigo e frite por alguns segundos. Num primeiro momento vá adicionando o leite pouco a pouco mexendo sempre. Quando adquirir consistência mais líquida adicione o restante. Mantenha no fogo mexendo até engrossar. No final, desligue o fogo e acrescente o creme de leite, o requeijão e acerte o sal.
Montagem: Enrole cada panqueca com uma porção do recheio escolhido. Coloque uma camada fina de molho no fundo da fôrma, alinhe lado a lado as panquecas e cubra com o molho restante. Salpique um pouco de orégano ou salsa e leve ao forno preaquecido a 180/200º por 20 minutos.
Pulo do Gato: A primeira panqueca que coloquei na frigideira ficou grossa e grudou inteira kkk A medida que fui fazendo percebi que o segredo é esperar ela desgrudar sozinha do fundo, depois é só virar e deixar dourar do outro lado. Use um fogo médio, nem muito alto nem muito baixo. Estou louco para testar outros recheios e coberturas. A massa fica muito leve e gostosa. Se não me engano renderam umas 10 panquecas então se quiser fazer mais dobre a receita.
Pulo do Gato: A primeira panqueca que coloquei na frigideira ficou grossa e grudou inteira kkk A medida que fui fazendo percebi que o segredo é esperar ela desgrudar sozinha do fundo, depois é só virar e deixar dourar do outro lado. Use um fogo médio, nem muito alto nem muito baixo. Estou louco para testar outros recheios e coberturas. A massa fica muito leve e gostosa. Se não me engano renderam umas 10 panquecas então se quiser fazer mais dobre a receita.
28 agosto 2012
Yakissoba
Nada mais fácil e prático do que um Yakissoba não acham? Você pode usar os legumes que tiver em casa, usar um macarrão estilo miojo, um próprio para yakissoba ou até um espaguete. Minha mãe costuma comprar uma bandejinha com um mix de legumes, próprio para yakissoba. Eu apenas acrescento mais legumes que estejam disponíveis na geladeira. É rápida, prática e muito gostosa. Eu percebo que aqui no blog sempre tendo a postar mais receitas doces. É que em casa, minha mãe é que cozinha a comida do dia a dia então costumo ficar mais nas sobremesas mesmo. Pratos salgados eu faço só em ocasiões especiais ou quando é algo que minha mãe não costuma fazer usualmente. Quando eu tiver minha própria casinha (e cozinha kkk) eu vou trazer muuuito mais pratos salgados. Tomara que esse dia chegue logo, logo.
Yakissoba
Yakissoba
Ingredientes
500g de macarrão instantãneo para yakissoba (você pode usar um próprio ou espaguete também)
1 embalagem de 150ml de shoyo (molho de soja)
*Legumes variados como couve-flor, brócolis, cenoura, repolho, acelga, cebola
250g de filé de frango em cubos
250g de carne picada (usei patinho)
1 colher de sopa de amido de milho
Alho, sal, pimenta do reino e colorau à gosto
*eu usei uma bandejinha com brócolis/couve-flor, uma cebola, uma cenoura e uma embalagem mix de legumes para yakissoba que você encontra facilmente em feiras livres ou supermercados.
Preparo
Tempere o frango e a carne com alho, pouco sal, pimenta e uma pitada de colorau. Reserve na geladeira por uns 15 minutos. Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem até ficar al dente, durinho ainda. Reserve.
Corte a cenoura em lâminas, o brócolis e a couve-flor em buquezinhos pequenos, a cebola em pedaços grandes e os legumes que você usar em tamanhos pequenos também. Em uma panela bem grande e alta refogue as carnes em um pouquinho de óleo até fritar bem. Acrescente a cenoura, couve-flor e o brócolis, um pouco de shoyo e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Coloque o restante dos legumes, mais shoyo, tampe a panela e deixe cozinhar mexendo de vez em quando até reduzir o volume dos legumes e eles estarem cozidos porém ainda durinhos. Acerte o sal caso seja necessário. Você vai perceber que juntará bastante caldo no decorrer da receita. Dissolva o amido de milho em um pouquinho de água, jogue no molho e mexa até o caldo engrossar levemente. Junte o macarrão escorrido, misture bem e pronto.
Pulo do gato: O grande segredo desta receita está no amido de milho. O molho vai ficar encorpado e quando você misturar o macarrão ele vai pegar bem. Use uma panela grande e não se preocupe com o volume dos legumes, eles vão reduzir bastante após cozidos. Essa receita é perfeita para servir para um batalhão de gente porque ela rende bastante e é bem barata de se fazer. O shoyo eu vou colocando no decorrer do preparo, uso a embalagem toda. Tenho certeza que vocês vão ter elogios garantidos e vão repetir muuito esta receitinha.
21 agosto 2012
Bolinho de Abóbora com Carne Seca e Mussarela
Fazer salgadinhos dá um trabalhão, mas é tão gostoso não é verdade? Coxinhas, kibes, bolinhas de queijo, esfihas e tantas outras delícias. Comidinha de festa, de buteco.. Salgadinhos são bons em qualquer ocasião. Mas não se pode esquecer que eles são beeem calóricos, então é bom não exagerar não é verdade? A saúde agradece. Quero dedicar esses bolinhos lindos à uma amiga querida aqui da blogosfera, a Josy. Obrigado por trazer todas as semanas, tantas delícias e tanto carinho em seus comentários não só aqui como no blog de tantas outras pessoas maravilhosas também. É através das receitas, das palavras por traz dos posts e comentários, do carinho que transcende a internet, que podemos conhecer a pessoa por trás de um blog. Esses bolinhos ficaram fenomenais. A massa é uma das que eu mais gostei de comer e fazer. Muito delícia mesmo. Quero fazê-la de novo com um recheio diferente agora, quem sabe com carne moída? :)
Bolinho de Abóbora com Carne Seca e Mussarela
(Receita daqui)
Ingredientes
Massa
250g de purê de abóbora cambotiã
350g de farinha de trigo (+ ou -)
1 litro de caldo de carne
4 colheres de sopa de margarina
½ copo americano de óleo
Sal e pimenta do reino à gosto
Recheio
500g de Carne Seca
1 cebola média picada
1 cenoura ralada
100g de queijo mussarela picado
Cheiro-verde, pimenta do reino e azeite à gosto
Para empanar
3 ovos batidos
300g de farinha de rosca
Preparo
Recheio: Tire o sal da carne deixando de molho uma noite. No outro dia, troque a água e cozinhe em panela de pressão por 40 minutos até amaciar. Desfie e refogue a carne com a cebola, azeite, a pimenta do reino e acerte o sal caso necessário. Retire do fogo e misture o cheiro-verde e a cenoura ralada.
Massa: Cozinhe a abóbora em água salgada, escorra e esprema para fazer o purê. Bata esse purê com o caldo de carne no liquidificador, em seguida, leve ao fogo até ferver. Acrescente o óleo, a margarina, sal e a farinha de trigo de uma vez e mexa vigorosamente até engrossar e soltar do fundo da panela. Deixe esfriar. Pegue porções da massa, recheie com a carne e um pouquinho de mussarela e feche formando uma bola. Passe as bolinhas na farinha de rosca, nos ovos batidos e de novo na farinha de rosca compactando bem. Frite em óleo quente.
Pulo do gato: Queria ter tirado mais fotos para vocês, porém não tive tempo. Eles ficaram tão bons que acabaram num piscar de olhos. Eu amo carne seca, e ela casa muito bem com a abóbora. Quero deixar um grande beijo e um muito obrigado de coração para a Josy. O Cozinhando com Josy é sempre uma enorme inspiração viu.
Assinar:
Postagens (Atom)









































