Mostrando postagens com marcador Sopas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sopas. Mostrar todas as postagens

22 maio 2017

Sopa de Cebola Gratinada - Voltando aos Pouquinhos

Apesar de não gostar muito de cebola crua, adoro pratos preparados com ela. Cebola caramelizada é um mega coringa e já apareceu por aqui em risoto, quiche e pão. Desde que comi a sopa de cebola gratinada no festival da Ceagesp, fiquei com vontade de preparar em casa. O douradinho da cebola com certeza é o que confere o gostinho e a cor característicos desta sopa. 

A receita de hoje vem de um dos muitos canais que acompanho no youtube o Le Plat du jour. Uiara Araújo é uma brasileira que mora na França e faz receitas maravilhosas. Recomendo.

26 julho 2016

Sopa de Abóbora Assada

É só o tempo ameaçar cair um pouco que os loucos por sopa já colocam os legumes para cozinhar! Eu sou bem desses mesmo e adoro quando faz aquele friozinho para poder saborear uma sopinha quentinha e gostosa no jantar. A abóbora aqui em casa tem uma história engraçada. Foi só recentemente que o marido abriu o paladar e começou a apreciar este legume. Quando fiz doce de abóbora e pão doce de abóbora com coco lá atrás, ele nem sequer provou. De lá para cá, ela já apareceu em muitas receitas, e quem acabou enjoando um pouco fui eu.

04 agosto 2015

Festival de Sopas CEAGESP - Dica de Passeio


Hoje trago uma dica de programa bem legal para quem mora em São Paulo, ou está por aqui a passeio. O tradicional Festival de Sopas da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Na verdade, se você for do ABC Paulista, assim como eu, nem precisará ir até o centro de São Paulo. A CRAISA (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), em comemoração aos seus 25 anos, trouxe para a cidade uma edição especial do evento. No último final de semana pude conferir o festival e vou contar as minhas impressões para vocês.

História

A sopa de cebola, símbolo do festival, é servida há 55 anos na CEAGESP (antigo CEASA). 

"Naquela época, não haviam opções de locais para comer durante a madrugada, e por esse diferencial, o entreposto do Ceasa virou um ponto de encontro dos boêmios que vinham recuperar as energias e se aquecer com a sopa de cebola" Fonte: Site CEAGESP

Em 2009, quando a CEAGESP completou 40 anos, entre as diversas comemorações, aconteceu o primeiro festival de sopas. O sucesso foi tanto que a tradição perdura até hoje, sempre fazendo um tremendo sucesso e levando em média de 400 a 800 pessoas por dia ao festival.

O Festival 

O festival acontece em estilo buffet, com seis opções de sopas. Duas delas, a de Cebola e a de Cebola Gratinada, são fixas no cardápio. As outras quatro mudam a cada semana. Além das sopas, o convidado tem acesso a uma mesa simples com alguns acompanhamentos e, pagando à parte, uma mesa elaborada com diversos antepastos servidos por kilo.
O preço este ano é R$32,90 por pessoa. Neste valor estão inclusas as sopas e a mesa simples de acompanhamentos. Temos também duas opções de sopas doce fixas: de chocolate com frutas (servida somente aos domingos) e canjica (servida somente às quartas, apenas na sede da CEAGESP).


O Cardápio

Na semana passada, quando visitei o festival na sexta, estas eram as opções disponíveis:


Sopa de Cebola Gratinada
Muito suave, leve e gostosa. É o símbolo do festival. Minha segunda preferida. O pãozinho mergulhado na sopa, gratinado com o parmesão por cima é de comer rezando.

Sopa de Frutos do Mar
Uma das mais delíciosas. Uma explosão de sabores na boca. Ao mesmo tempo que é forte, com um gosto bem pronunciado dos frutos do mar, é bem leve. Foi a que mais gostei.


Capelleti in Brodo
Foi a primeira que provei. Achei muito gostosa. O caldinho é bem ralinho, mas acredito que isso seja característico da sopa. 

Caldo de Mandioca com Carne Seca e Gruyére
Achei os pedaços de carne seca meio grandes. Era gostosa mas não foi a minha preferida.

Além destas, também estavam disponíveis a sopa de cebola tradicional (não provei porque fiquei só na gratinada) e a missoshiru (provei só um pouquinho e achei muito ruim kkkk). Destaque também para o alho assado servido na mesa de acompanhamentos. Uma das coisas mais gostosas que comi!

O Ambiente


Como compareci apenas na edição da CRAISA em Santo André, é sobre ela que vou falar. O local é simples, porém arrumado. Fui numa sexta às 19:00h. Não estava muito cheio, mas acredito que no pico de movimento deve ser meio pequeno. Se você for a pé, prepare-se para se perder dentro da CRAISA porque lá é MUITO GRANDE. Se for de carro é só alegria. O estacionamento é bem amplo e dificilmente você ficará sem vaga (R$3,00 a primeira hora e R$1,50 horas adicionais).

Na CRAISA em Santo andré, o festival acontece às sextas, sábados e domingos: 18h à 00h. Até o dia 23 de agosto.
Mai informações, clique AQUI.

Na CEAGESP Em São Paulo, o festival acontece quarta, quinta e domingo: 18h à 00h e sexta e sábado: 18h às 02h. Até o dia 30 de agosto.
Mais informações, clique AQUI.

Para mim, valeu muito a pena. É um programa super família. Ideal para reunir também os amigos para um programa gostoso neste inverno. Além do mais, este friozinho que está fazendo em São Paulo PEDE uma sopa gostosa não é verdade?

PS: Este post não é um publieditorial. Compareci ao festival como pagante e as opiniões expressas aqui sobre o evento são pessoais.

28 julho 2015

Caldo Verde e Coletivo Gastronômico


Sabe quando você enfrenta aquela maré de azar? Quando tudo parece não dar certo e só o que você queria era dormir e acordar em 2020, com todos os problemas resolvidos? Então. Passei por uma destas esses dias. Primeiro quebra celular, depois quebra notebook e por fim vem a triste notícia: todos os arquivos, incluindo, fotos, séries, filmes, arquivos da faculdade e do blog, tudo perdido para sempre. Enviado para Nárnia, com passagem só de ida. O primeiro impulso de qualquer pessoa seria se desesperar, mas se tem uma coisa que aprendi nessa vida é que diante de uma situação difícil e irreversível nós temos duas opções, sentar e chorar, ou seguir em frente. Eu escolhi a segunda. Cá estou então trazendo uma sopinha mega fácil e super gostosa para acalentar o coração de todos que, assim como eu, estão enfrentando uma situação difícil. O principal, a força e o talento para recomeçar nós temos, e isso é o que importa.

Com todo este turbilhão acontecendo, quase não pude participar direito da iniciativa maravilhosa que um grupo de amigas (e amigo kk) idealizaram: o Coletivo Gastronômico. Todos os meses, traremos pratos diferentes inspirados em um tema específico. Neste mês de julho o tema foi sopas, e nada mais oportuno para acompanhar o friozinho que está fazendo não é verdade? Vou deixar abaixo o link das delícias que essas meninas aprontaram. Já adianto que teve muita coisa boa. Juntar um bando de gente tão talentosa dá nisso né. Muito orgulho dessa iniciativa tão bacana que nasceu do puro interesse de um grupo de amigos em juntar a amizade com algo que todos amam em comum, a culinária.


Links do Coletivo Gastronômico

O que Temos Hoje Elisa? - Sopa de Carne com Legumes
A Casa Encantada Blog - Sopa de Mandioca com Carne Seca
Se Eu Fiz Você Faz - Creme de Abóbora com Gorgonzola
Gastronomia & + - Caldinho de Feijão
Minha Marmita Tem - Sopa Irlandesa
Burburinho da Cozinha - Caldo de Camarão
Ana Cláudia na Cozinha - Sopa Creme de Pinhão
Panela e Paixão - Sopa de Capeletti e Linguiça
Feijão no Prato - Sopa Creme de Legumes com Nata
Delicious by Mari - Sopa de Chocolate
Gordices - Caldo Verde
Experimente+ - Sopa Creme de Abóbora Japonesa
My Flavors - Creme de Couve Flor com Ervilhas, Repolho e Frango

Sobre aquela fase ruim, já até esqueci. Bola pra frente, que atrás vem gente. E semana que vem tem mais receita delícia por aqui ;)

Caldo Verde
(Livremente inspirada na sopa da mãe da Carol do My Flavors ^^)

Ingredientes
4 batatas médias
1 maço de couve
3 dentes de alho
1/2 cebola pequena picada
1 gomo grande de linguiça calabresa fatiada
Azeite, sal, pimenta do reino moída e cominho a gosto

Preparo
Pique 1/3 da couve bem fininha e reserve. Descasque e pique as batatas, cubra com água salgada e leve ao fogo. Quando estiverem quase cozidas, acrescente os 2/3 restantes da couve picada. Quando as batatas amolecerem, bata tudo no liquidificador e reserve. Refogue a calabresa no azeite, acrescente a cebola e o alho e refogue mais um pouco. Junte o líquido batido, tempere com pimenta e cominho e deixe ferver por mais 10 minutos. Junte a couve picadinha, acerte o sal e sirva a seguir.

Pulo do Gato. Pique a couve curta e fininha. Facilita bastante na hora de tomar a sopa. Você pode acrescentar mais ou menos água conforme seu gosto.



27 maio 2015

Creme de Ervilha, Bacon e Frango


Quando chega o friozinho, chega também a temporada de sopas. E olha que o frio nem está muito forte ainda. Mesmo assim, eu gosto bastante de caldos, cremes, sopas e afins, e sempre que pinta um climinha mais ameno, bate aquela vontade de comidinhas mais quentes. Sopa de ervilha é uma das minhas favoritas. Quando era pequeno, minha mãe fazia muito, só que ela ervilha seca. Gosto também, mas cozinhar ervilha na panela de pressão é uma chatice. Faz um monte de espuma e sujeira. Particularmente prefiro utilizar as congeladas. O sabor fica mais fresco e o trabalho é bem menor. Esta receita é totalmente comfort food. Super fácil de fazer e deliciosa. Se você é daqueles que não gostam de ervilhas (traumatizado pelas ervilhas em lata) dê uma chance a esta sopa e experimente as ervilhas congeladas. O sabor é totalmente outro e você pode se surpreender bastante.


Creme de Ervilha, Bacon e Frango

Ingredientes
300g de ervilhas congeladas
2 batatas doces pequenas
300g de peito de frango cozido com sal e desfiado
200g de bacon em cubos pequenos
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1/2 xícara de cheiro-verde picado
Sal, pimenta e temperos a gosto

1 copo de iogurte natural
3 colheres de sopa de requeijão cremoso

Preparo
Cozinhe a batata doce sem casca e picada com a ervilha em água salgada até ficar bem macia. Bata tudo no liquidificador e reserve. Refogue o bacon em um fio de azeite. Acrecente a cebola e o alho e frite mais um pouco. Junte o frango e o caldo batido. Acrescente a pimenta do reino e temperos a gosto. Deixe ferver, mexendo de vez em quando até apurar todos os sabores. Adicione mais ou menos água até ficar à seu gosto. No final, acerte o sal e acrescente o cheiro-verde picado. Para servir, misture o iogurte com o requeijão cremoso e sirva uma boa colherada sobre o creme de ervilha no prato.

Pulo do Gato: Você pode substituir a batata doce por outro tubérculo que preferir. Já usei batata, mandioquinha e mandioca e com todos fica ótimo.

19 novembro 2013

Caldinho de feijão e alho poró


Tudo bem que nestas últimas semanas está fazendo um sol de 35º, mas esse caldinho foi feito no último dia que fez um friozinho gostoso aqui em Sampa. Essa sopa é leve, fácil, saudável e fica deliciosa. Como estou firme na minha reeducação alimentar dieta kk, cortei todos os caldos em cubo e temperos industrializados demais. O molho inglês entrou para dar um gostinho diferente a este caldo e casou muito bem. Perfeito para quem está de dieta e perfeito também para quem não está.

Caldinho de feijão e alho poró
(Receita daqui)

Ingredientes
2 xícaras de feijão cozido
1/2 xícara de bacon em cubinhos
1 xícara de alho poró em rodelas
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picado
Molho inglês a gosto
Sal e pimenta a gosto (usei uma pitada de tempero baiano)
Salsinha ou manjericão para decorar

Preparo
Bata o feijão com um mixer ou no liquidificador e reserve. Numa panela, frite o bacon em sua prórpia gordura e escorra em papel toalha. Descarte a maior parte da gordura do bacon e volte a panela ao fogo. Refogue o alho e a cebola. Acrescente o alho poró e refogue mais um pouquinho. Junte o bacon, o feijão batido e tempere com o molho inglês, sal e pimenta. Eu acrescentei mais 1 e 1/2 xícara de água, mas fica a seu gosto a quantidade. Deixe ferver por cerca de 10 a 20 minutos até ficar na consistência desejada. Sirva com cebolinha e torradinhas em cubos.

Pulo do Gato: Deixe a sopa ferver bastante para apurar os temperos. Se quiser acrescente um macarrãozinho, mas sinceramente dispenso. Gosto de sopa assim, só um caldinho bem substancioso.

09 maio 2013

Caldo de ervilha e bacon



Nessa época de frio, nada melhor do que aquecer o corpo e o coração com uma sopa bem substanciosa. Não sei porque o povo fala que não gosta de ervilhas. Acho que é porque sempre comem aquelas de lata e realmente dessa maneira não são muito saborosas. Ervilhas frescas para mim são perfeitas. As secas eu aprendi a gostar por causa da minha mãe. Ficam ótimas em caldos e sopas. Como esta por exemplo. Unindo as duas variantes, mais bacon em cubinhos o resultado só poderia ser gostoso não é? Vem chegando o final do semestre e com ele minha vida fica ainda mais corrida. Os trabalhos já estão começando a pesar e isso reflete aqui no blog. Os posts estão bem mais espassados e não estou visitando tanto os amigos quanto gostaria. De todo jeito vou me esforçar para trazer receitas e novidades para vocês sempre.

Caldo de ervilha e bacon

Ingredientes
1 xícara de ervilhas secas
1\2 xícara de alho poró picado
1 xícara de bacon em cubinhos
1\2 cebola picadinha
1 cubo de caldo de bacon
1 xícara de ervilhas frescas
2 litros de água
Sal e cheiro-verde a gosto

Preparo
Cozinhe as ervilhas secas com a água na panela de pressão por 25 minutos após pegar pressão. A ervilha vai derreter e formar um caldo. Se isso não acontecer você pode bater com um mixer ou no liquidificador para acelerar. Reserve. Refogue o bacon na própria gordura. Retire parte da gordura (se juntar muito) e acrescente a cebola e o alho poró. Deixe refogar mais um minuto e acrescente o caldo de ervilha, as ervilhas frescas e o cubo de caldo de bacon. Deixe ferver em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até pegar gosto (uns 10 minutos). Acrescente mais água se necessário. No final, acerte o sal, salpique o cheiro-verde e sirva quente com torradinhas.

Pulo do Gato: Quando esfria, a sopa engrossa bastante. Para requentar é melhor fazer na penela, acrescentando um dedinho de água. Minha mãe faz essa sopa com frango desfiado e bacon. Fica uma delícia também.

02 abril 2013

Sopa de feijão branco com espinafre, aveia e alho poró



Agora que a páscoa já passou e todo mundo corre para recuperar os kilos ganhos com os milhares de chocolates consumidos, que tal uma sopa leve e substanciosa para saciar a fome sem pesar muito na balança? Esta sopinha foi feita algumas semanas atrás, naquele friozinho gostoso que estava fazendo aqui em Sampa. O calor voltou mas conhecendo a cidade que moro logo, logo esse tempo maluco muda de novo. Eu adoro sopas. Gosto mais daquelas sem macarrão sabe, apenas o caldo e legumes como esta. Se preferir acrescente frango desfiado e macarrãozinho para sopa. Vai do gosto do freguês.

Sopa de feijão branco com espinafre, aveia e alho poró
(Receita inspirada nessa aqui)

Ingredientes
2 unidades de alho poró picadas
1 e 1/2 litro de caldo de galinha
2 xícaras de feijão branco cozido e escorrido
3/4 xícara de aveia em flocos
1/2 maço de espinafre picado (só as folhas)
3 dentes de alho (usei 1 colher de chá cheia de alho triturado pronto)
2 folhas de louro
salsinha e cebolinha picada a gosto
sal, azeite e pimenta branca a gosto

Preparo
Refogue o alho e o alho poró no azeite por 2 minutos. Acrescente o feijão, pouco sal, pimenta e refogue mais um pouco. Coloque o caldo de galinha, as folhas de louro, a aveia e tampe a panela. Deixe ferver por 10 minutos mexendo de vez em quando. Ao final acrescente o espinafre, acerte o sal e deixe ferver por mais alguns minutos. Sirva acompanhada de torradas.

Pulo do Gato. Deixar ferver bastante é o segredo para ela dar uma encorpada. Maneire no sal e na pimenta. A minha ficou um tiquinho apimentada, nada que comprometesse lógico, mas quem não gosta de pimenta acharia demais.

25 maio 2012

Sopinha Fácil de Fubá - Blogagem Coletiva



Para participar da blogagem coletiva organizada pela Larissa do Larissa Todo Dia eu escolhi uma receita que minha sogra faz pro meu amorzinho: Sopinha de fubá. Nada mais gostoso quando tá aquele friozinho e você quer apenas se aconchegar e ficar quietinho debaixo das cobertas sendo mimado não é rsrs. Já tinha feito algumas vezes e de diferentes maneiras, posto aqui a receita que usei para a sopa da foto. Fica legal colocar calabresa, salsicha, frango desfiado e o que mais sua imaginação mandar. Apesar de simples, a sopinha é muito reconfortante. Todo mundo fala que sogra é osso, que sogra é difícil mas é porque não conhecem a minha rsrs. Um amor, até sai junto com nós de vez em quando. Aproveito para deixar um beijo pra ela e dizer que mais que minha sogra, ela é uma amiga e no futuro também vai ter de ser minha mãe né!! rsrsrs. A cada dia que passa, eu a admiro mais e quero que nossa amizade cresça sempre sempre. Um beijo Rose.

Se você quiser participar da Blogagem Coletiva, clique AQUI e saiba mais. Aproveita pra conhecer o blog porque tem muuita coisa boa :)

Sopinha Fácil de Fubá
Ingredientes
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picadinho
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de bacon picadinho
3 colheres de sopa de cheiro-verde picado
1 cubo de caldo de frango ou carne
3 ovos
900 ml de água
¾ xícara de fubá pré-cozido
Sal e pimenta do reino à gosto

Preparo
Refogue na manteiga a cebola, o alho e o bacon por 5 minutos, acrescente o caldo de frango ou carne e a água e espere até começar a ferver. Coloque o fubá de uma vez e vá mexendo sempre até engrossar. Acrescente a pimenta à gosto, o cheiro verde e acerte o sal. Abaixe o fogo e quebre os 3 ovos  dentro da sopa com cuidado para não furar as gemas e tampe a panela. Dexe por mais 5 minutos até cozinhar os ovos. Sirva quente acompanhada com torradinhas e salpicada com parmesão ralado.

Pulo do Gato: O segredo é não mexer demais depois de ter quebrado os ovos, para eles não se perderem misturados à sopa e ficarem inteirinhos. Desse jeito, você vai cortando os pedacinhos com a colher ao tomar a sopa. Imbatível, é receita de sogra né gente rsrsrs.