Mostrando postagens com marcador legumes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador legumes. Mostrar todas as postagens

30 outubro 2017

Cebola Caramelizada com Molho Shoyu

Continuando as receitinhas da noite do hambúrguer em casa, esse foi um dos molhos que servimos com os lanches. Receita inspirada naquela lanchonete famooosa que serve um lanche com cheddar e cebola com shoyu sabe? Claro que a minha cebola caramelizada caseira é muuito mais gostosa, além de sabermos exatamente o que tem dentro. Eu adoro sabores agridoces, principalmente molhos. Acho um acompanhamento super versátil e que combina com muito coisa. Até no risoto já servimos uma cebola parecida. Semana que vem sai a última postagem com os hambúrgueres lindos e deliciosos e mais um molho super especial.

22 maio 2017

Sopa de Cebola Gratinada - Voltando aos Pouquinhos

Apesar de não gostar muito de cebola crua, adoro pratos preparados com ela. Cebola caramelizada é um mega coringa e já apareceu por aqui em risoto, quiche e pão. Desde que comi a sopa de cebola gratinada no festival da Ceagesp, fiquei com vontade de preparar em casa. O douradinho da cebola com certeza é o que confere o gostinho e a cor característicos desta sopa. 

A receita de hoje vem de um dos muitos canais que acompanho no youtube o Le Plat du jour. Uiara Araújo é uma brasileira que mora na França e faz receitas maravilhosas. Recomendo.

11 outubro 2016

5º Encontro Gourmet e Quiche de Cebolas Caramelizadas

No finalzinho do mês passado aconteceu o 5º Encontro Gourmet de Food Bloggers do Brasil. Mais uma vez pude estar presente neste evento tão bancana e trouxe algumas fotinhas para que vocês possam conferir um pouco do que rolou. Para mim, este encontro é um evento muito esperado o ano todo pois, além de possibilitar o contato com marcas bacanas e participar de workshops com gente muito competente da área, posso rever os amigos que tenho mais contato online. Se você quiser ver mais alguma fotos, dá uma conferida no instagram mosaicodereceitas. Sempre que participamos de algum evento legal divulgamos por lá ;)

23 agosto 2016

Bolinho de Arroz Integral e Mortadela (Assado)

Desde que fui morar na minha própria casa, aprendi a cozinhar apenas o essencial. Não costumo fazer comida para sobrar muito. Porém, ultimamente tenho sentido a necessidade de otimizar nossas refeições. Sempre tive um certo preconceito de comer comida que ficou muito tempo na geladeira. Fazer tudo fresquinho é bem mais gostoso (e trabalhoso). Tenho tentando vencer essa resistência aos poucos começando por algumas coisas simples. O arroz é uma delas. Preparo o dobro do habitual para que ele dure para dois dias ao invés de um. É muito mais fácil chegar a noite e só grelhar um bife do que fazer toda a janta do zero.

26 julho 2016

Sopa de Abóbora Assada

É só o tempo ameaçar cair um pouco que os loucos por sopa já colocam os legumes para cozinhar! Eu sou bem desses mesmo e adoro quando faz aquele friozinho para poder saborear uma sopinha quentinha e gostosa no jantar. A abóbora aqui em casa tem uma história engraçada. Foi só recentemente que o marido abriu o paladar e começou a apreciar este legume. Quando fiz doce de abóbora e pão doce de abóbora com coco lá atrás, ele nem sequer provou. De lá para cá, ela já apareceu em muitas receitas, e quem acabou enjoando um pouco fui eu.

18 maio 2016

Guacamole - Petiscos no Coletivo Gastronômico

Adoro experimentar comidas diferentes. No Brasil temos uma culinária muito rica, mas é facinante conhecer a cozinha de outras culturas também. Tenho uma amiga venezuelana que acha muito esquisito comer abacate em coisas doces. Em contrapartida eu sempre achei muito esquisito comer em salgados. Guacamole é uma receita tipicamente mexicana à base de abacate. Já havia comido um pouquinho aqui e ali, mas ainda não tinha preparado em casa. Nem tenho como expressar a delícia que ficou :D Para vocês terem uma ideia, levei em uma reunião do trabalho e fiz todos provarem.

14 abril 2016

Risoto de Legumes, Bacon e Queijo Coalho

 
Já apareceram tantos risotos por aqui que quase perdi a conta. Tomate seco (flavor bowl), peito de peru, calabresa e abobrinha, palmito, limão siciliano, alho poró e bacon, cogumelos... Ufa.. Já foram muitos. Quase sempre acaba sobrando um pouquinho de algum ingrediente que usei para prepará-los. Somos apenas em dois em casa, então não costumo fazer muita comida. O bom é que com as sobras posso preparar pratos como este risoto lindo de legumes. Peguei todos os potinhos com sobras no freezer e na geladeira, juntei um queijo coalho que também sobrou de um churrasco e voilá: Um prato novo, delicioso e econômico. Sempre congele as sobras de legumes em potinhos quando não usar. Eles se conservam por bastante tempo e você vai ter sempre ingredientes saudáveis para uma refeição rápida.
 
 
Risoto de Legumes, Bacon e Queijo Coalho
 
Ingredientes
1 xícara de arroz arbóreo
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 xícara de vinho branco
150g de bacon picado
Legumes variados (usei cerca de 1/2 xícara de: alho poró, abobrinha, abóbora, brócolis, ervilha fresca e azeitonas)
1/2 litro de caldo de legumes quente
2 colheres de sopa de manteiga gelada
4 colheres de sopa de queijo coalho ralado
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto
 
Preparo
Frite o bacon em um fio de azeite por alguns minutos e reserve. Na mesma panela, refogue o alho e a cebola. Junte o arroz e mantenha fritando por uns 3 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar. Acrescente o vinho branco e deixe o líquido evaporar. Vá acrescentando uma concha de cada vez do caldo de legumes, sempre esperando a anterior secar para acrescentar a outra. Quando estiver na terceira concha, junte os legumes picados. Assim que o arroz atingir a textura desejada (cozido mas ainda al dente) desligue o fogo. Junte o bacon, a manteiga, o queijo coalho e mexa até misturar bem. Tempere com uma pitada de pimenta do reino moída e sal, se necessário. Sirva imediatamente.
 
Pulo do gato: Não coloque sal no começo da receita. Tanto o caldo de legumes, quanto o queijo e o bacon já contêm bastante sal. Evite colocar muito queijo para o risoto não ficar enjoativo.

23 fevereiro 2016

Risoto de Palmito e Cebola Caramelizada


Com certeza este é um dos meus risotos preferidos. Fiquei viciado nesta cebola caramelizada depois da Schiacciata com Cebola e Pimentão. Sério, acho que ela combina com tudo. Estava afim de fazer um risoto de palmito e quando pensei em algo para combinar com ele, logo lembrei desta cebola. Ao meu ver o casamento foi perfeito. O sabor suave do risoto com o toque adocicado da cebola caramelizada formam um casamento perfeito. Ela é ótima também para acompanhar carnes ou até enriquecer um sanduíche. Façam e me contem depois.

Risoto de Palmito e Cebola Caramelizada

Ingredientes
Risoto
1 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de palmito picado
1/2 cebola picado
2 dentes de alho picados
1/2 xícara de vinho branco
1/2 litro de caldo de legumes (mantenha uma panela com ele quente ao lado)
2 colheres de sopa de manteiga gelada
3 colheres de sopa de parmesão ralado na hora (faz toda a diferença)
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto

Cebola caramelizada
2 e 1/2 cebolas picadas
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de vinagre (balsâmico fica ótimo)
Azeite e sal a gosto

Preparo
Cebola caramelizada: Refogue a cebola em um fio de azeite em fogo médio. Quando ela começar a pegar no fundo, fique de olho e vá mexendo para não queimar. Assim que adquirir uma cor de caramelo médio, junte o açúcar, o sal e o vinagre. Deixe ferver e secar o líquido até atingir o ponto desejado (eu gosto bem douradas). Reserve.
Risoto: Refogue o alho e a cebola em um fio de azeite. Junte o arroz e mantenha fritando por uns 3 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar. Junte o vinho branco e deixe o líquido evaporar. Vá acrescentando uma concha de cada vez do caldo de legumes, sempre esperando a anterior secar para acrescentar a outra. Quando o arroz estiver quase pronto, junte o palmito. Assim que atingir o ponto desejado, desligue o fogo. Junte a manteiga, o parmesão e mexa até misturar bem. Tempere com uma pitada de pimenta do reino moída e sal. Sirva com a cebola caramelizada por cima.

Pulo do gato: Evite colocar muito parmesão para não ficar enjoativo e acerte o sal apenas no final. Eu gosto do risoto mais enxuto. Se você quiser um pouco mais cremoso, junte mais caldo.

09 fevereiro 2016

Berinjela Recheada com Carne Moída


Sempre que o marido vai para cozinha sei que ele vai fazer tomate recheado ou berinjela recheada kkkkk. Brincadeiras a parte, este é um prato que o marido adora comer e sempre prepara em casa. É muito fácil e agora com a dieta Dukan, temos comido bastante. Como estamos fazendo academia a noite, tentamos deixar as coisas pré preparadas para facilitar. Refogamos a carne um dia antes e na hora é só montar e colocar no forno. Prático e delicioso. #ProjetoDietaDukan.

Berinjela Recheada com Carne Moída

Ingredientes
2 Berinjelas grandes
4 fatias de queijo 0% gordura
400g de carne moída
1/2 cebola pequena picada
4 dentes de alho picados
Sal e pimenta do reino a gosto
Orégano seco para finalizar

Preparo
Refogue a carne moída sem temperos até começar a secar. Junte a cebola picada, o alho, pouco sal, pimenta do reino e mantenha no fogo, mexendo de vez em quando, até secar. Ajuste o sal se necessário e espere esfriar. Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento e retire a polpa (guarde para outra receita). Tempere com um pouco de sal, pimenta e encha as cavidades com a carne moída. Pique o queijo branco por cima, salpique orégano e leve ao forno preaquecido 200° graus, coberto com papel alumínio por 40 minutos. Retire o papel e mantenha no forno até dourar.

Pulo do Gato: Você também pode rechear as berinjelas com frango até com um refogado de legumes. Sirva com vinagrete e uma saladinha. Se não estiver de dieta, sirva também com arroz branco.

16 dezembro 2015

Patê Assado de Cebola, Chips de Batata e Amigo Secreto do Coletivo Gastronômico


E para celebrar o final de ano em grande estilo, o Coletivo Gastronômico fez um amigo secreto em dezembro. O objetivo era homenagear o blog de um amigo com uma receita. Para começar, querem saber quem eu tirei? ... ... suspense .... .... uma amiga muito, muito querida que tem um blog sublime chamado Na Biroskinha. Já sabem quem é? É a Rachel Azevedo!!! Ao mesmo tempo que foi muito fácil, foi muito difícil escolher uma receita. A primeira coisa que decidi foi que faria um petisco. Sempre que me lembro da Rachel, me vem a mente os petiscos e porções que ela posta, mas daí veio o "problema": Como escolher algo dentre tantas delícias? A Rachel é daquelas cozinheiras de mão cheia sabe, que faz comida boa mesmo. Dentre dezenas de receitas, acabei me encantando por este patê. Adoro cebola e pela lista de ingredientes, estava na cara que não poderia ficar menos que delicioso. Essa é uma receita muito simples, mas com um resultado arrasador. Perfeito para fazer num happy hour em casa ou levar na reunião da "firma", que nessa época acontecem bastante.


Adorei participar deste amigo secreto. Todos nós do Coletivo Gastronômico, somos acima de tudo amigos. Apenas nos reunimos para celebrar e fazer o que gostamos de verdade, cozinhar. Espero que minha amiga secreta tenha aprovado minha escolha em homenageá-la com um receita para o happy hour :D Se você ainda não conhece o Na Biroskinha, sugiro você dar uma olhada por lá. Saí com uma lista de receitas deliciosas para meu arquivo pessoal. Como eu disse, a Rachel é uma cozinheira excepcional e você vai encontrar uma variedade de receitas tentadoras. Abaixo estão as outras receitas do Coletivo Gastronômico. Estou louco para descobrir todas, e principalmente, quem me tirou *_________*


Receitas do Coletivo Gastronômico Dezembro

Cozinha Autoral - RECEITA SECRETA

Cozinha da Gertrudes - RECEITA SECRETA
Panela e Paixão - RECEITA SECRETA
Se Eu Fiz Vc Faz - RECEITA SECRETA
Brie com Goiabada - RECEITA SECRETA
Burburinho na Cozinha - RECEITA SECRETA
Gastronomia $ + - RECEITA SECRETA
Na Biroskinha - RECEITA SECRETA
Minha Marmita Tem - RECEITA SECRETA
Better Call San - RECEITA SECRETA

Patê Assado de Cebola
(Receita do Na Biroskinha)

Ingredientes
1 xícara de cebolas picadas
150g de cream cheese (amolecido por 1 minuto no microondas)
3/4 xícara de maionese
3/4 de xícara de parmesão ralado
1/2 colher de sopa de pimenta do reino moída
1/2 colher de chá de noz moscada ralada (opcional)

Preparo
Misture bem todos os ingredientes. Coloque em um refratário pequeno e leve ao forno 180° preaquecido por 30 a 40 mnutos. Quanto mais dourado ficar em cima melhor.

Pulo do Gato: Não achei necessário adicionar sal, mas prove antes. Salpique um pouco mais de queijo parmesão por cima para gratinar.


Para acompanhar esse patê delicioso, preparamos uns chips de batatas no microondas que estamos viciados. Não me lembro onde exatamente vimos a receita, mas adoramos e ela já virou queridinha aqui de casa. As batatinhas ficam crocantes como fritas, porém sem os malefícios do excesso de óleo. Receita muito boa para quem está de olho no peso. 

Chips de Batata e Batata Doce de Microondas

Ingredientes
Batata e batata doce a gosto (1 unidade média rende uma porção generosa)
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer
Fatie as batatas o mais fino possível. Se tiver um fatiador, melhor ainda. Coloque todas de molho em água com sal por 15 minutos. Escorra e seque muito bem com papel toalha. Unte um prato grande (que possa ir ao microondas) com azeite. Forre completamente com as fatias de batata, ajeitando-as bem juntinhas. Leve ao microondas em potência alta por 4 minutos. Verifique se elas estão começando a ficar sequinhas e volte ao microondas de minuto em minuto até começarem a corar. Retire e faça todo o processo novamente até terminar.

Pulo do Gato: No meio do processo, desgrude as fatias de batata do prato com o garfo. Isso ajuda na hora de retirá-las quando ficarem prontas. Quero testar com mandioca e mandioquinha. Se fizer, volto pra contar pra vocês.


09 dezembro 2015

Risoto de Alho Poró e Bacon


Mais um delicioso Risoto aparecendo por aqui. Este foi de alho poró e bacon, dois ingredientes que adoro. Aos poucos estou pegando o jeito em acertar meus risotos. Mais alguns e quem sabe faço um post dedicado só a arte de como fazer um risoto perfeito me achando cof cof cof. O alho poró forma uma combinação excelente com o bacon. Eu gosto do meu risoto cremoso, porém não tão seco. Você pode acertar o ponto com um pouco mais ou menos de caldo. Se não gostar de alho poró ou não encontrar, substitua por cebola e cebolinha que ficará delicioso também.


Risoto de Alho Poró e Bacon

Ingredientes
1 xícara de arroz arbóreo
1 talo de alho poró fatiado
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 xícara de vinho branco
150g de bacon picado
1/2 litro de caldo de legumes quente (mantenha uma panela com ele sempre ao lado)
1 colher de sopa de manteiga gelada
1/3 de xícara de parmesão ralado na hora (faz toda a diferença)
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto

Preparo
Frite o bacon em um fio de azeite por alguns minutos e reserve. Na mesma panela, refogue o alho, a cebola e o alho poró. Junte o arroz e mantenha fritando por uns 3 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar. Junte o vinho branco e deixe o líquido evaporar. Vá acrescentando uma concha de cada vez do caldo de legumes, sempre esperando a anterior secar para acrescentar a outra. Quando o arroz atingir a textura desejada, (cozido mas levemente crocante no meio) desligue o fogo. Junte o bacon, a manteiga, o parmesão e mexa até misturar bem. Tempere com uma pitada de pimenta do reino moída e sal, se necessário. Sirva imediatamente.

Pulo do gato: Não coloque sal no começo da receita. Tanto o caldo de legumes, quanto o queijo e o bacon já contêm bastante sal. Evite colocar muito parmesão para o risoto não ficar enjoativo. Coloque o bacon na panela ainda fria para fritar. Assim ele cozinha melhor e fica mais crocante.

27 novembro 2015

Risoto de Calabresa e Abobrinha


Eu já tinha feito risoto antes. Este de cogumelos e este de peito de peru e ervilhas ficaram divinos, mas por algum motivo o marido pegou birra deles e nunca mais na vida inteira quis comer. Quando mencionava que tinha vontade ele já fazia aquela cara de "tudo menos isso" que detesto. Acabei me conformando e deixando para lá, até que aquele risoto de tomate seco, alho poró e manjericão Flavor Bowl apareceu por aqui. Tenho que agradecer de joelhos, pois depois dele, o marido voltou a amar risoto. Sem brincadeira, nos próximos meses vocês verão MUITAS receitas e variações desse prato tão prático e delicioso. Para começar, uma versão simples, barata e gostosa: calabresa e abobrinha. Gosto sempre de incluir um sabor mais suave, neste caso um legume, com um sabor mais acentuado, a calabresa. Assim tenho um risoto equilibrado. Meu maior erro no começo foi querer ousar demais e criar combinações muito inusitadas. Como estou pisando em ovos com o marido (vai que ele volte a odiar risotos) vou treinando o paladar dele aos poucos.

Risoto de Calabresa e Abobrinha

Ingredientes
1 gomo pequeno de linguiça calabresa
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 xícara de arroz arbóreo
1 abobrinha pequena
1/2 xícara de vinho branco seco
1/2 litro de caldo de legumes
1 colher de sopa de manteiga gelada
1/2 xícara de parmesão ralado (fresco se preferência)
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto

Preparo
Corte a calabresa em meio lua e frite em um fio de azeite por alguns minutos. Reserve. Corte a abobrinha em tiras, desprezando o miolo (use-o para outra receita). Na mesma panela que fritou a calabresa, refogue o alho e a cebola. Junte o arroz e mantenha fritando por uns 2 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar. Junte o vinho branco e deixe o líquido evaporar. Vá acrescentando uma concha de cada vez do caldo de legumes, sempre esperando a anterior secar para acrescentar outra. Quando você sentir que o arroz está perto do ponto, acrescente a abobrinha picada. Assim que o arroz estiver cozido, mas ainda al dente, desligue o fogo. Acrescente a calabresa, a manteiga, o parmesão e mexa até misturar bem. Junte a pimenta do reino moída e sal, se necessário. Sirva imediatamente.

Pulo do gato: Não coloque sal no começo da receita. Tanto o caldo de legumes, quanto o queijo e a calabresa já contêm bastante sal. Também evite colocar muito parmesão, para mim é isso que deixa o risoto enjoativo. Para acertar o ponto e deixar o risoto mais ou menos cremoso, use um pouquinho do caldo de legumes que sobrar.

25 novembro 2015

Salada Refrescante de Atum com Soja e Legumes - Peixes e Frutos do Mar no Coletivo Gastronômico


Essa salada é simples, leve e a cara do verão. Além de aproveitar varios legumes que ficam dando sopa pela nossa geladeira, fica pronta rapidinho. Eu usei o que tinha a disposição, mas você pode acrescentar o que desejar. Foi um jantar mega leve acompanhado por um arroz branquinho.


O Coletivo Gastronômico deste mês traz diversas receitas de peixes e frutos do mar. Você sabia que comer peixe ao menos duas vezes por semana melhora a memória, concentração e previne doenças cardiovasculares, além de aumentar as reações anti-inflamatórias do nosso organismo? Tudo isso graças a uma substância chamada ômega 3, que é um componente super importante em todos esses processos. Nas receitas do coletivo de novembro temos peixes frescos, camarões, peixes enlatados.. Diversas opções para que você não tenha desculpa para não incluir essa importante fonte de proteína em sua dieta.



Links do Coletivo Gastronômico

Cozinha Autoral - Camarão ao Curry Flambado na Cachaça
Ana Cláudia da Cozinha - Rolinho de Peixe Recheado

Panela e Paixão - Batatas Enformadas com Sardinha
Se Eu Fiz Vc Faz - Salada de Bacalhau

Brie com Goiabada - Pescada Recheada Assada
Burburinho na Cozinha - Moqueca
Artes da Mel - Filé de Peixe Gratinado com Bananas
Gastronomia & + - Bacalhau com Prosciutto, Tomates e Azeitonas
Minha Marmita Tem - Salmão com Limão e Crosta de Gergelim


Salada Refrescante de Atum com Soja e Legumes

Ingredientes
Salada
3 pimentões pequenos coloridos (1 verde, 1 vermelho e 1 amarelo)
1 cenoura grande ralada
1 cebola roxa em cubos
1 xícara de soja cozida (usei de latinha)
250g de tomate cereja cortados ao meio
1 xícara de palmito picado
2 latas de atum sólido (sem o óleo)

Molho
1/2 xícara de vinagre
2 limões
1/3 xícara de azeite
1 colher de chá de orégano
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta do reino moída a gosto

Preparo
Molho: Misture todos os ingredientes e mexa bem.
Salada: Numa vasilha grande, misture tudo e regue com o molho. Mexa bem. Sirva gelada.

Pulo do Gato: Esta salada fica mais gostosa quando saboreada no outro dia. Como ela rende bastante, no que sobrou eu acrescentei macarrão parafuso cozido e levei de marmita uma bela salada fria de macarrão. Ficou sensacional. Se não gostar de soja você pode substituir por grão de bico.

12 novembro 2015

Flavor Bowl - Risoto de Tomate Seco, Alho Poró e Manjericão / Cookies


Trabalho, faculdade, afazeres do dia a dia... mesmo quem adora cozinhar tem aqueles dias preguiçosos onde tudo o que queremos, é não ter trabalho algum. Há aqueles que recorrem a comidas congeladas, alimentos insdustrializados, mas acredito que no fundo, mesmo não querendo ter trabalho, todos com certeza querem comer bem. Uma refeitão gostosa e caseira, preparada na hora, pelo menos para mim compensa todo o cansaço passado num dia estressante. Para momentos como estes, apresento a vocês uma novidade muito bacana: FLAVOR BOWL. Imagina você poder preparar uma refeição saudável, com ingredientes naturais, sem conservantes e em até 30 minutos! :O Essa é a proposta dos produtos Flavor Bowl. São pratos como sopas, risotos, polentas, cookies e panquecas, acomodados em potes de vidro recicláveis, onde basta misturar com alguns ingredientes básicos como água, ovos ou manteiga e saborear uma refeição sensacional pronta rapidinho. Se você se interessou, entre em contato com a Patrícia Lopes do Gastronomia & +  ou através do e-mail [email protected], que ela te passa o cardápio e todas as informações para adquirir os produtos. Uma dica: não pense que por serem produtos tão especiais sejam caros não, pelo contrário, você que come fora, vai fazer uma refeição para duas ou três pessoas com o valor que gastaria para uma e olhe lá. Economia na certa!
Como só falar não adianta, é claro que eu trouxe duas sugestões das minhas preferidas para mostrar para vocês: Risoto, de tomate seco, alho poró e manjericão e cookies. Graças a esse risoto - incrível diga-se de passagem - o marido voltou a comer risoto de novo. Desde que fiz essa receita, foi aberta a temporada de risotos :) Nas próximas semanas você irão perceber uma enxurrada de risotos aparecendo aqui no mosaico. Obrigado por conseguir essa façanha Flavor Bowl!!!


Risoto de Tomate Seco, Alho Poró e Manjericão
(Produto Flavor Bowl)

Ingredientes
1 Pote de mistura para risoto Flavor Bowl de tomate seco, alho poró e manjericão
2 colheres de sopa de manteiga
100ml de vinho branco (opcional super recomendado)
1/2 xícara de queijo parmesão ralado (por minha conta)

Preparo
Faça o risoto conforme as intruções da embalagem. na finalização, junte o parmesão ralado e sirva em seguida.

Pulo do Gato: Coloque a medida de água cheia até a boca do copo. O parmesão é opcional mas altamente recomendável. Se quiser mais ou menos cremoso, só acertar a quantidade de água.


Minha opinião: SEN-SA-CIO-NAL! Depois que o marido excluiu o risoto de vez após algumas experiências fracassadas minhas kk, eu já tinha até esquecido como esse prato era gostoso. Este risoto foi o responsável por fazer o marido voltar a amar risoto de todo o S2. Só tenho a agradescer pois, como disse lá em cima, a partir desse prato o risoto voltou a reinar soberano nos cardápios aqui de casa. O sabor leve, quantidade de sal perfeita e preparo mega simplificado me conquistaram em cheio. Se vai conhecer os produtos Flavor Bowl, mas não sabe qual escolher, sua dúvida acaba aqui. Comece por esse. Servi acompanhado de abóbora assada (outra coisa que o marido também não comia) que não vou postar a receita aqui, pois merece um post dedicado só para ela.


Cookie Chop Chip
(Produto Flavor Bowl)

Ingredientes
1 Pote de mistura para Cookie Chop Chip Flavor Bowl
1 Colher de sopa cheia de manteiga
1 ovo

Preparo
Misture todos os ingredientes. Forme disquinhos e leve para assar em forno preaquecido 180/200º ou até corar levemente nas bordas.

Pulo do Gato: Não forme bolinhas, faça os cookies já achatados. Eles não crescem muito. Se quiser junte nozes ou castanhas que vai ficar uma delícia também. 


Minha opinião: Muito fáceis e gostosos. Perfeitos para aquelas horas onde você quer comer algo doce, gostoso, mas não sabe bem o que é. Os aqui de casa foram recheados com sorvete e devorados numa tacada só. Somos gulosos mesmo kkk.

Lembrando que esse post não é um publieditorial. Comprei os produtos com meu dinheiro e minha opinião é como consumidor sincero.

04 novembro 2015

Esfiha Integral de Escarola, Bacon e Catupiry


De todos os salgadinhos (incluíndo coxinhas, kibes e bolinhos) o que mais gosto de fazer, definitivamente são as Esfihas. Usando uma MFP (Máquina de Fazer Pão) então, é melhor ainda. Se você procurar aqui no Blog vai ver que já fiz muitas combinações deste salgado. As que mais gosto são com essa massa Integral. Tenho certeza que até aquela pessoa que torce o nariz para pratos integrais vai se render a essas esfihas. Estas foram preparadas especialmente para um evento da minha empresa. No ano passao fiz uma Charlotte de Limão deliciosa que foi o maior sucesso. Quando estava decidindo que prato apresentar, queria que fosse algo fácil, saudável e que rendesse suficiente para várias pessoas provarem. Logo me veio à cabeça as esfihas e a combinação de escarola (que eu nunca tinha preparado), bacon saudável? cof cof cof e catupiry. Trio perfeito na minha opinião. Nem preciso dizer que o resultado ficou incrível né? Massa fofinha e recheio super leve. Só de lembrar já quero comer fazer de novo.


Esfiha Integral de Escarola, Bacon e Catupiry

Ingredientes
Massa
250ml de água
½ xícara de óleo
1 ovo
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo branca
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Recheio
150g de Catupiry (ou outro requeijão em bisnaga)
1 maço de escarola picadinho
150g de bacon em cubos
4 dentes de alho picados
½ cebola picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo
Massa na mão: Bata tudo menos o fermento e as farinhas no liquidificador. Coloque o líquido numa vasilha grande. Misture o fermento na primeira xícara de farinha branca e vá acrescentando o restante das duas aos poucos até desgrudar levemente das mãos. Sove bem e vá “rasgando” a massa na bancada, até ficar bem elástica (cerca de 15 minutos pelo menos). Deixe descansar por 1 hora.
Massa na MFP: Coloque todos os ingredientes na ordem da receita dentro da cuba da MFP. Ligue no cíclo "Massas". Eu não deixo completar o cíclo todo. Quando dá + ou - 20 minutos que ela está batendo, eu desligo e deixo crescer por 1 hora ou mais.
Recheio: Ferva um litro de água e jogue por cima da escarola picada. Escorra imediatamente e reserve. Refogue o bacon na própria gordura até dourar. Retire e deixe escorrer em papel toalha. Na gordura que sobrou na panela, refogue o alho e a cebola. Junte a escarola e tampe a panela. Mantenha no fogo, mexendo de vez em quando, até murchar. Tempere com sal e pimenta. Junte o bacon reservado e deixe esfriar. Esprema bem numa peneira para retirar todo o caldo que se formou.
Montagem: Pegue porções de massa e recheie com o refogado de escarola e um pouco de catupiry formando as esfihas. Pincele todas com as gemas batidas e leve ao forno preaquecido 180º por cerca de 25 min ou até dourar. Fique de olho para não queimarem em baixo.


Pulo do Gato: Escaldar a escarola ajuda a tirar o amargor que ela tem. Como ela solta bastante água, não deixe espremer bem o líquido no final para que as esfihas não se abram no forno.

20 outubro 2015

Tilápia com Alho Poró e Laranja no Papillote


Apesar de não preparar com a frequência que gostaria, adoro peixes. O problema é que aqui em casa sou o único que gosto, então apreciar um prato destes é muito raro. Quando bate aquela vontade louca, vou ao mercado e compro uma bandejinha com alguns filézinhos só para mim. Já tinha visto muitas receitas que usam a técnica do papillote, que é cozinhar o peixe envolto em papel manteiga ou alumínio. O interessante desta técnica é que ela preserva a essência do alimento, preservando bastante a úmidade do peixe e intensificando os aromas. O resultado é um filé macio e suculento, bem temperadinho e que fica pronto em minutos. Gostei muito da técnica. Além de ser simples, você pode variar bastante trocando os acompanhamentos. Acho que ficaria muito bom com cebola e alho poró, ou aspargos e pimenta dedo de moça bem picadinha... Com certeza teremos mais pratos de peixes aparecendo por aqui.


Tilápia com Alho Poró e Laranja no Papillote

Ingredientes
4 filés de peixe limpos (usei Saint Peter, popularmente conhecida como tilápia)
1 alho poró grande em fatias (sem as folhas)
1 laranja em fatias finas
Cheiro-verde fresco (ou outra erva aromática de sua preferência)
Sal, pimenta do reino moída e páprica (doce e picante) a gosto

Preparo
Tempere os filés com sal, pimenta e páprica. Corte quatro folhas grandes de papel alumínio. No centro de cada uma, coloque uma camada de alho poró fatiado, tempere com uma pitada de sal. Arrume os filés por cima. Cubra com o cheiro-verde picado e duas fatias de laranjas. Regue com um fio de azeite e feche bem formando um pacotinho. Tenha o cuidado de não deixar nenhum fresta aberta. Leve ao forno preaquecido 200° por 20 minutos.

Pulo do Gato: Minha mão com o sal é bem suave leia-se insossa kk então pode dar uma caprichadinha no tempero. Pelo que pesquisei, você também pode usar papel manteiga para fazer o papillote, mas não testei.

07 outubro 2015

Quiche de Alho Poró e Batata


Nunca tinha feito quiche na vida. Pela minha pouca nula kkk experência na área, a quiche é uma espécie de torta, feita com massa podre, coberta com um creme que tem como base ovos, creme de leite e algum elemento para incrementar. Esta versão foi livremente inspirada na que a Ana Carolina da Cozinha Autoral apresentou no último Coletivo Gastronômico. Eu disse inspirada porque na verdade não tinha metade dos ingredientes que ela usou. Aproveitei que tinha uma gordura vegetal na geladeira e usei para a massa. O creme de leite foi substituído por leite e uma colher de farinha de trigo. Apesar do troca troca, minha quiche ficou DELICIOSA. A batata combina perfeitamente com alho poró, sugestão da Carol ;) Uma receita perfeita para um jantar leve de meio de semana.


Quiche de Alho Poró e Batata
(Adaptada da Cozinha Autoral)

Ingredientes
Recheio
4 alho porós fatiados (sem as folhas)
2 batatas cruas grandes raladas grosseiramente
1 xícara de leite
2 ovos batidos
1/2 xícara de cheiro-verde picado
4 dentes de alho picados
Azeite, sal e pimenta do reino moída a gosto
1 colher de sopa de farinha de trigo (usei integral porque acabou a normal)

Massa
500g de farinha de trigo
200g de gordura vegetal hidrogenada em temperatura ambiente
1 colher de chá de sal
Água até dar o ponto (2 ou 3 colheres)

Preparo
Recheio: Refogue o alho no azeite por alguns segundos. Acrescente o alho poró e refogue até começar a murchar. Junte a batata, pouco sal e pimenta do reino. Mantenha em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por uns 5 minutos. Desligue o fogo e junte o leite, os ovos batidos, o cheiro-verde e a farinha de trigo. Misture tudo muito bem. Acerte o sal e deixe esfriar.
Massa: Misture a gordura, a farinha de trigo e o sal com as mãos. Junte algumas colheres de água se necessário. Não precisa trabalhar demais a massa. Forme uma bola e mantenha na geladeira por uns 20 minutos antes de usar.
Montagem: Com 2/3 da massa, forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível. Coloque o recheio. Abra o restante da massa e cubra a torta. Pincele a gema e leve ao forno médio 200° preaquecido até ficar bem dourada.

Pulo do Gato: Apesar de deliciosa, a massa é extremamente chata de se trabalhar. Abra com bastante cuidado sob uma folha de papel manteiga. Não se preocupe se ela se quebrar um pouco, o que importa é a gostosura no final ;)

17 setembro 2015

Conchiglione de Brócolis e Mussarela ao Molho Branco


Massa é um coringa para todas as horas. É fácil, versátil e deliciosa. Sou mega fã de conchiglione em particular. Além de simples de fazer, impressiona em qualquer jantar. Foi meu prato especial de Dia dos Namorados tempos atrás. Esta versão, recheada com brócolis e queijo, foi meio que um improviso. No mesmo jantar que fizemos aqueles Medalhões de Frango que comentei post passado, fizemos também duas versões de conchiglione como prato principal: Calabresa com parmesão e molho vermelho, e Presunto e mussarela com molho branco. Ambos deliciosos. Fomos tão gulosos na quantidade que acabou sobrando quase um pacote de massa. E foi com ele que fiz esta receita. O sabor ficou mega suave. Um prato super leve e que agrada até quem torce o nariz para brócolis.


Conchiglione de Brócolis e Mussarela ao Molho Branco

Ingredientes
Massa
250g de conchiglione cozido conforme instruções da embalagem
1 brócolis ninja cozido
250g de mussarela ralada
3 dentes de alho picadinhos
Sal, pimenta do reino moída e azeite a gosto

Molho
Receita de molho branco como esta daqui ou esta outra
50g de mussarela ralada

Preparo
Molho: Faça o molho branco e reserve.
Massa: Refogue o alho no azeite rapidamente. Acrescente o brócolis cozido, bem picadinho. Tempere com sal, pimenta e mexa por alguns segundos. Espere esfriar e misture a mussarela ralada. Com a massa cozida e fria, recheie cada conchinha com porções do recheio de brócolis com queijo. Coloque uma camada fina de molho no fundo da assadeira ou refratário e vá ajeitando a massa por cima até cobrir tudo. Regue com o restante do molho, salpique o queijo ralado e leve ao forno 180/200º até derreter.

Pulo do Gato: Não faça o molho muito grosso. Quando a massa ir ao forno, ele vai cozinhar mais. Deixe a massa al dente, praticamente no ponto. Assim você economiza tempo de forno. Se quiser acrescentar um sabor mais forte ao prato, acrescente peito de peru ou bacon picados ao recheio. Tenho certeza que vai ficar divino.

08 julho 2015

Esfiha Integral de Frango com Brócolis


De todos os salgados, com certeza o que mais gosto de fazer são esfihas. Nesta versão integral com recheio leve então, ficam uma delícia!! Já até as fiz nesta mesma combinação, integral + brócolis, porém desta vez, acrescentei frango e requeijão cremoso. A massa, mesmo integral, é muito fofinha e gostosa. Arrisco dizer que até prefiro esta do que a tradicional. Você pode fazer tanto à mão quanto na MFP. Eu gosto da MFP porque é mais prática e faz menos sujeira. Se você não sabe o que é MFP, aproveita e clica AQUI para conhecer um pouco mais sobre a minha.


Esfiha Integral de Frango com Brócolis

Ingredientes
Massa
250ml de água
½ xícara de óleo
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo branca
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Recheio
1 peito de frango pequeno cozido com sal e desfiado
1/2 maço de brócolis cozido e picadinho
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picados
1/2 xícara de cheiro-verde picado
1 colher de chá de orégano
Azeite, sal, pimenta do reino e cominho
200g de requeijão cremoso (de bisnaga)

2 gemas levemente batidas para pincelar

Preparo
Recheio: Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o frango, o brócolis, o orégano, cheiro-verde e tempere a gosto. Reserve.
Massa na MFP: Coloque todos os ingredientes na cuba da MFP e ligue na função Massa: Vá acompanhando a textura da massa, acrescentando mais farinha caso necessário. Faça o ciclo completo da máquina.
Massa à mão: Bata tudo menos o fermento e as farinhas no liquificador. Coloque o líquido numa vasilha grande. Misture o fermento na primeira xícara de farinha branca e vá acrescentando o restante das duas aos poucos até desgrudar levemente das mãos. Sove bem e vá “rasgando” a massa na bancada, até ficar bem elástica. Deixe descansar por 40 min.
Montagem: Pegue porções de massa, coloque uma colher de sopa cheia do recheio, um pouco de requeijão e feche formando as esfihas. Pincele todas com as gemas batidas e leve ao forno preaquecido 180º por cerca de 25 min ou até dourar. Fique de olho para não queimar por baixo.

Pulo do Gato: Não coloque muita farinha no começo pois, à medida que for trabalhando a massa ela vai "dando mais liga". A farinha de trigo integral é mais pesada e ajuda nessa parte.

27 maio 2015

Creme de Ervilha, Bacon e Frango


Quando chega o friozinho, chega também a temporada de sopas. E olha que o frio nem está muito forte ainda. Mesmo assim, eu gosto bastante de caldos, cremes, sopas e afins, e sempre que pinta um climinha mais ameno, bate aquela vontade de comidinhas mais quentes. Sopa de ervilha é uma das minhas favoritas. Quando era pequeno, minha mãe fazia muito, só que ela ervilha seca. Gosto também, mas cozinhar ervilha na panela de pressão é uma chatice. Faz um monte de espuma e sujeira. Particularmente prefiro utilizar as congeladas. O sabor fica mais fresco e o trabalho é bem menor. Esta receita é totalmente comfort food. Super fácil de fazer e deliciosa. Se você é daqueles que não gostam de ervilhas (traumatizado pelas ervilhas em lata) dê uma chance a esta sopa e experimente as ervilhas congeladas. O sabor é totalmente outro e você pode se surpreender bastante.


Creme de Ervilha, Bacon e Frango

Ingredientes
300g de ervilhas congeladas
2 batatas doces pequenas
300g de peito de frango cozido com sal e desfiado
200g de bacon em cubos pequenos
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1/2 xícara de cheiro-verde picado
Sal, pimenta e temperos a gosto

1 copo de iogurte natural
3 colheres de sopa de requeijão cremoso

Preparo
Cozinhe a batata doce sem casca e picada com a ervilha em água salgada até ficar bem macia. Bata tudo no liquidificador e reserve. Refogue o bacon em um fio de azeite. Acrecente a cebola e o alho e frite mais um pouco. Junte o frango e o caldo batido. Acrescente a pimenta do reino e temperos a gosto. Deixe ferver, mexendo de vez em quando até apurar todos os sabores. Adicione mais ou menos água até ficar à seu gosto. No final, acerte o sal e acrescente o cheiro-verde picado. Para servir, misture o iogurte com o requeijão cremoso e sirva uma boa colherada sobre o creme de ervilha no prato.

Pulo do Gato: Você pode substituir a batata doce por outro tubérculo que preferir. Já usei batata, mandioquinha e mandioca e com todos fica ótimo.