Mostrando postagens com marcador Queijo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Queijo. Mostrar todas as postagens

16 outubro 2017

Bolo de Fubá Com Goiabada e Cobertura de Cream Cheese

Pensa num bolo inusitado, que surpreendeu todo mundo que provou. Fubá, recheio de goiabada e cobertura de buttercream com cream cheese. Muita gostosura (e caloria) numa coisa só. Este bolo de fubá é o preferido de todos os tempos do meu esposo. Ele foi feito para o aniversário dele. Minha ideia era transformá-lo num bolo de festa bem impactante. Objetivo cumprido, este bolo foi um dos melhores e mais lindos que já fiz. 
A massa super úmida, o recheio cremoso e docinho e a cobertura azedinha do cream cheese... Um bolo especial, feito para celebrar ocasiões especiais.

11 outubro 2016

5º Encontro Gourmet e Quiche de Cebolas Caramelizadas

No finalzinho do mês passado aconteceu o 5º Encontro Gourmet de Food Bloggers do Brasil. Mais uma vez pude estar presente neste evento tão bancana e trouxe algumas fotinhas para que vocês possam conferir um pouco do que rolou. Para mim, este encontro é um evento muito esperado o ano todo pois, além de possibilitar o contato com marcas bacanas e participar de workshops com gente muito competente da área, posso rever os amigos que tenho mais contato online. Se você quiser ver mais alguma fotos, dá uma conferida no instagram mosaicodereceitas. Sempre que participamos de algum evento legal divulgamos por lá ;)

27 setembro 2016

Pão de Queijo

Eu A-M-O pão de queijo. Não tem nada mais gostoso para acompanhar um cafezinho no meio da tarde ou um copo de café com leite pela manhã. Esse pãozinho é super brasileiro e tradicional do estado de Minas Gerais.

Dizem que igual pão de queijo mineiro, feito com queijo da serra da canastra, não há. Como moro em São Paulo, e não conheço nenhum mineiro legítimo para pedir a receita, vou dando meus pulos e fazendo algumas experiências. Eles já apareceram por aqui, rosados devido ao queijo do reino.

01 junho 2016

Rolinhos de Lasanha com Frango e Requeijão

Vocês conhecem o Pinterest? Eu sou APAIXONADO por esta rede social. Explicando basicamente, é uma rede voltada ao compartilhamento de imagens de acordo com interesses específicos. Você pode formar painéis, com imagens da internet sobre comida, moda, faça você mesmo e etc. Você pode também consultar painéis de outras pessoas. Sério, é um MUNDO de inspirações e ideias infinitas. Passo horas navegando pelos painéis e pelos "pins" de outras pessoas ♥. O Mosaico tem um perfil na rede (muito pouco atualizado eu sei cof cof cof), mas o mais divertido é formar painéis com coisas que você gosta à medida que você vai navegando pelas fotos.

12 fevereiro 2016

Kibe Assado Recheado com Requeijão


Kibe assado é bem mais saudável que o frito e ainda assim, delicioso. Já fiz uma versão com berinjela muito boa, mas dessa vez queria uma mais tradicional. Além de ser super fácil, kibe assado é um prato perfeito para preparar quando se tem muitos convidados, porque ele rende muito. Você pode servir como opção de acompanhamento ou até como prato principal, com uma saladinha do lado. Para o recheio usei requeijão, mas você também pode usar um queijo mais consistente como mussarela ou até fazer sem. De qualquer jeito, garanto que será sucesso.


Kibe Assado Recheado com Requeijão

Ingredientes
600g de carne moída
1 xícara de trigo para kibe
1 e 1/2 xícaras de água fervente
1 xícara de hortelã picado
1/2 xícara de cheiro-verde picado
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 colher de chá de pimenta do reino moída
1 colher de chá de cominho
1 pitada de canela em pó
1 colher de sopa rasa de sal (ou a gosto)
250g de requeijão cremoso
2 colheres de sopa de manteiga em pedacinhos pequenos

Preparo
Misture o trigo com a água fervente mexa e deixe descansar por 40 minutos. Misture todos os ingredientes (menos  requeijão) com as mãos até formar uma massa. Unte um refratário com azeite e coloque metade da massa, espalhe o requeijão cremoso e cubra com o restante, apertando bem. Faça um tracejado na superfície do kibe com uma faca e espalhe a manteiga em pedacinhos. Leve ao forno preaquecido 180° por 45 minutos ou até escurecer as bordas. Sirva morno.

Pulo do Gato: A quantidade de água é perfeita para hidratar o trigo, pois assim você não vai precisar espremer o excesso, ele vai absorver tudo. Usar água quente ajuda a acelerar o processo também. Usei o precessador para picar a cebola e misturar os temperos. Ótima dica para os chatinhos que não gostam muito de cebola.

29 dezembro 2015

Pão de Abóbora com Calabresa e Requeijão


Para última receita do ano escolhi este delicioso pão. Não é só de ceia que se vive dezembro não é verdade?? Se bem que ele tem uma cor tão bonita que, bem incrementado, poderia ser uma ótima de opção de acompanhamento para uma ceia de ano novo também. Independente do motivo, esse pão é delicioso. Adoro pães feitos com batata, abóbora e afins. Sempre ficam mais úmidos e fofinhos que o habitual. Este em especial fiz para levar em uma confraternização na empresa. Fez um baita sucesso e todo mundo adorou. Eu dobrei a receita no dia porque queria dois pães, mas na verdade acho que nem precisava. Quase não couberam no forno de tanto que cresceram :O. Ficaram lindos demais não é não? :D


Pão de Abóbora Com Calabresa e Requeijão
(Receita adaptada DAQUI)

Ingredientes
Massa
1 xícara de leite morno
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
2 ovos
1 e 1/2 xícara de abóbora cozida e amassada (gosto da cabotia)
4 colheres de sopa de azeite
4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (+ ou -)
1 colher de sopa de fermento biológico seco (para pão)

Recheio
2 gomos de linguiça calabresa moídos
1 cebola picadinha
250g de requeijão cremoso (de bisnaga)
Cheiro-verde a gosto

1 gema misturada com 1 colher de sopa de leite para pincelar

Preparo
Recheio: Misture a linguiça a cebola, o cheiro-verde e reserve.
Massa na MFP: Coloque todos os ingredientes na ordem, dentro da cuba da MFP. Ligue no ciclo massas. Nunca deixo completar o ciclo todo. Assim que a máquina faz a primeira parada (cerca de 20 minutos batendo) eu já desligo. Deixe descansar por 1 hora.
Massa na mão: Misture o leite, o açúcar, o sal e o fermento. Deixe fermentar por 15 minutos. Adicione os ovos, a abóbora e vá acrescentando a farinha até dar o ponto. Sove por pelo menos 15 minutos. Deixe descansar por 1 hora.
Montagem: Divida a massa em três partes iguais. Abra uma delas em formato retangular num tamanho de + ou - 15cmx35cm. Espalhe 1/3 do requeijão e 1/3 do recheio. Feche formando um rocambole. Faça o mesmo com o restante da massa e recheio. Una os três rocamboles e forme uma trança. Espalhe a gema misturada com leite, coloque numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido 180/200° por 30 a 40 minutos ou até dourar.

Pulo do Gato: Pode substituir a calabresa por carne seca. Carne moída ou um queijo forte como provolone também ficariam ótimos.

16 dezembro 2015

Patê Assado de Cebola, Chips de Batata e Amigo Secreto do Coletivo Gastronômico


E para celebrar o final de ano em grande estilo, o Coletivo Gastronômico fez um amigo secreto em dezembro. O objetivo era homenagear o blog de um amigo com uma receita. Para começar, querem saber quem eu tirei? ... ... suspense .... .... uma amiga muito, muito querida que tem um blog sublime chamado Na Biroskinha. Já sabem quem é? É a Rachel Azevedo!!! Ao mesmo tempo que foi muito fácil, foi muito difícil escolher uma receita. A primeira coisa que decidi foi que faria um petisco. Sempre que me lembro da Rachel, me vem a mente os petiscos e porções que ela posta, mas daí veio o "problema": Como escolher algo dentre tantas delícias? A Rachel é daquelas cozinheiras de mão cheia sabe, que faz comida boa mesmo. Dentre dezenas de receitas, acabei me encantando por este patê. Adoro cebola e pela lista de ingredientes, estava na cara que não poderia ficar menos que delicioso. Essa é uma receita muito simples, mas com um resultado arrasador. Perfeito para fazer num happy hour em casa ou levar na reunião da "firma", que nessa época acontecem bastante.


Adorei participar deste amigo secreto. Todos nós do Coletivo Gastronômico, somos acima de tudo amigos. Apenas nos reunimos para celebrar e fazer o que gostamos de verdade, cozinhar. Espero que minha amiga secreta tenha aprovado minha escolha em homenageá-la com um receita para o happy hour :D Se você ainda não conhece o Na Biroskinha, sugiro você dar uma olhada por lá. Saí com uma lista de receitas deliciosas para meu arquivo pessoal. Como eu disse, a Rachel é uma cozinheira excepcional e você vai encontrar uma variedade de receitas tentadoras. Abaixo estão as outras receitas do Coletivo Gastronômico. Estou louco para descobrir todas, e principalmente, quem me tirou *_________*


Receitas do Coletivo Gastronômico Dezembro

Cozinha Autoral - RECEITA SECRETA

Cozinha da Gertrudes - RECEITA SECRETA
Panela e Paixão - RECEITA SECRETA
Se Eu Fiz Vc Faz - RECEITA SECRETA
Brie com Goiabada - RECEITA SECRETA
Burburinho na Cozinha - RECEITA SECRETA
Gastronomia $ + - RECEITA SECRETA
Na Biroskinha - RECEITA SECRETA
Minha Marmita Tem - RECEITA SECRETA
Better Call San - RECEITA SECRETA

Patê Assado de Cebola
(Receita do Na Biroskinha)

Ingredientes
1 xícara de cebolas picadas
150g de cream cheese (amolecido por 1 minuto no microondas)
3/4 xícara de maionese
3/4 de xícara de parmesão ralado
1/2 colher de sopa de pimenta do reino moída
1/2 colher de chá de noz moscada ralada (opcional)

Preparo
Misture bem todos os ingredientes. Coloque em um refratário pequeno e leve ao forno 180° preaquecido por 30 a 40 mnutos. Quanto mais dourado ficar em cima melhor.

Pulo do Gato: Não achei necessário adicionar sal, mas prove antes. Salpique um pouco mais de queijo parmesão por cima para gratinar.


Para acompanhar esse patê delicioso, preparamos uns chips de batatas no microondas que estamos viciados. Não me lembro onde exatamente vimos a receita, mas adoramos e ela já virou queridinha aqui de casa. As batatinhas ficam crocantes como fritas, porém sem os malefícios do excesso de óleo. Receita muito boa para quem está de olho no peso. 

Chips de Batata e Batata Doce de Microondas

Ingredientes
Batata e batata doce a gosto (1 unidade média rende uma porção generosa)
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer
Fatie as batatas o mais fino possível. Se tiver um fatiador, melhor ainda. Coloque todas de molho em água com sal por 15 minutos. Escorra e seque muito bem com papel toalha. Unte um prato grande (que possa ir ao microondas) com azeite. Forre completamente com as fatias de batata, ajeitando-as bem juntinhas. Leve ao microondas em potência alta por 4 minutos. Verifique se elas estão começando a ficar sequinhas e volte ao microondas de minuto em minuto até começarem a corar. Retire e faça todo o processo novamente até terminar.

Pulo do Gato: No meio do processo, desgrude as fatias de batata do prato com o garfo. Isso ajuda na hora de retirá-las quando ficarem prontas. Quero testar com mandioca e mandioquinha. Se fizer, volto pra contar pra vocês.


04 novembro 2015

Esfiha Integral de Escarola, Bacon e Catupiry


De todos os salgadinhos (incluíndo coxinhas, kibes e bolinhos) o que mais gosto de fazer, definitivamente são as Esfihas. Usando uma MFP (Máquina de Fazer Pão) então, é melhor ainda. Se você procurar aqui no Blog vai ver que já fiz muitas combinações deste salgado. As que mais gosto são com essa massa Integral. Tenho certeza que até aquela pessoa que torce o nariz para pratos integrais vai se render a essas esfihas. Estas foram preparadas especialmente para um evento da minha empresa. No ano passao fiz uma Charlotte de Limão deliciosa que foi o maior sucesso. Quando estava decidindo que prato apresentar, queria que fosse algo fácil, saudável e que rendesse suficiente para várias pessoas provarem. Logo me veio à cabeça as esfihas e a combinação de escarola (que eu nunca tinha preparado), bacon saudável? cof cof cof e catupiry. Trio perfeito na minha opinião. Nem preciso dizer que o resultado ficou incrível né? Massa fofinha e recheio super leve. Só de lembrar já quero comer fazer de novo.


Esfiha Integral de Escarola, Bacon e Catupiry

Ingredientes
Massa
250ml de água
½ xícara de óleo
1 ovo
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo branca
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Recheio
150g de Catupiry (ou outro requeijão em bisnaga)
1 maço de escarola picadinho
150g de bacon em cubos
4 dentes de alho picados
½ cebola picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo
Massa na mão: Bata tudo menos o fermento e as farinhas no liquidificador. Coloque o líquido numa vasilha grande. Misture o fermento na primeira xícara de farinha branca e vá acrescentando o restante das duas aos poucos até desgrudar levemente das mãos. Sove bem e vá “rasgando” a massa na bancada, até ficar bem elástica (cerca de 15 minutos pelo menos). Deixe descansar por 1 hora.
Massa na MFP: Coloque todos os ingredientes na ordem da receita dentro da cuba da MFP. Ligue no cíclo "Massas". Eu não deixo completar o cíclo todo. Quando dá + ou - 20 minutos que ela está batendo, eu desligo e deixo crescer por 1 hora ou mais.
Recheio: Ferva um litro de água e jogue por cima da escarola picada. Escorra imediatamente e reserve. Refogue o bacon na própria gordura até dourar. Retire e deixe escorrer em papel toalha. Na gordura que sobrou na panela, refogue o alho e a cebola. Junte a escarola e tampe a panela. Mantenha no fogo, mexendo de vez em quando, até murchar. Tempere com sal e pimenta. Junte o bacon reservado e deixe esfriar. Esprema bem numa peneira para retirar todo o caldo que se formou.
Montagem: Pegue porções de massa e recheie com o refogado de escarola e um pouco de catupiry formando as esfihas. Pincele todas com as gemas batidas e leve ao forno preaquecido 180º por cerca de 25 min ou até dourar. Fique de olho para não queimarem em baixo.


Pulo do Gato: Escaldar a escarola ajuda a tirar o amargor que ela tem. Como ela solta bastante água, não deixe espremer bem o líquido no final para que as esfihas não se abram no forno.

17 setembro 2015

Conchiglione de Brócolis e Mussarela ao Molho Branco


Massa é um coringa para todas as horas. É fácil, versátil e deliciosa. Sou mega fã de conchiglione em particular. Além de simples de fazer, impressiona em qualquer jantar. Foi meu prato especial de Dia dos Namorados tempos atrás. Esta versão, recheada com brócolis e queijo, foi meio que um improviso. No mesmo jantar que fizemos aqueles Medalhões de Frango que comentei post passado, fizemos também duas versões de conchiglione como prato principal: Calabresa com parmesão e molho vermelho, e Presunto e mussarela com molho branco. Ambos deliciosos. Fomos tão gulosos na quantidade que acabou sobrando quase um pacote de massa. E foi com ele que fiz esta receita. O sabor ficou mega suave. Um prato super leve e que agrada até quem torce o nariz para brócolis.


Conchiglione de Brócolis e Mussarela ao Molho Branco

Ingredientes
Massa
250g de conchiglione cozido conforme instruções da embalagem
1 brócolis ninja cozido
250g de mussarela ralada
3 dentes de alho picadinhos
Sal, pimenta do reino moída e azeite a gosto

Molho
Receita de molho branco como esta daqui ou esta outra
50g de mussarela ralada

Preparo
Molho: Faça o molho branco e reserve.
Massa: Refogue o alho no azeite rapidamente. Acrescente o brócolis cozido, bem picadinho. Tempere com sal, pimenta e mexa por alguns segundos. Espere esfriar e misture a mussarela ralada. Com a massa cozida e fria, recheie cada conchinha com porções do recheio de brócolis com queijo. Coloque uma camada fina de molho no fundo da assadeira ou refratário e vá ajeitando a massa por cima até cobrir tudo. Regue com o restante do molho, salpique o queijo ralado e leve ao forno 180/200º até derreter.

Pulo do Gato: Não faça o molho muito grosso. Quando a massa ir ao forno, ele vai cozinhar mais. Deixe a massa al dente, praticamente no ponto. Assim você economiza tempo de forno. Se quiser acrescentar um sabor mais forte ao prato, acrescente peito de peru ou bacon picados ao recheio. Tenho certeza que vai ficar divino.

13 maio 2015

Esfiha Aberta de Queijo


Quem não adora as esfihas de queijo daquele restaurante árabe mega famoso? Eu acho uma delícia e quando vi esta receita no canal Ana Maria Brogui tratei de salvar para fazê-las. Aproveitei um queijo frescal Ipanema maravilhoso que ganhei no último Encontro de Blogueiros de SP e Interior e tratei de ir para a cozinha. Já fiz várias receitas de esfihas mas nunca abertas. O desafio foi modelar as bolinhas para que ficassem certinhas. Não ficou aqueeeela lindeza, mas o sabor compensou e muito a apresentação. Deliciosas! Super parecidas com aquelas famosas. Além do queijo branco e do fubá, acho que o segredo é a massa levemente adocicada. Se você assim como eu adora esfihas de queijo, faça esta receita pois tenho certeza que não se arrependerá. 


Esfiha Aberta de Queijo
(Receita adaptada daqui)

Ingredientes
Massa
1 xícara de água
1/2 de xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de óleo
4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento biológico seco
1 colher de sopa de melhorador para pão (opcional)
Fubá para polvilhar

Recheio
400g de queijo minas frescal esmigalhado
3 colheres de sopa de creme de leite 
1 colher de chá de orégano
3/4 de xícara de cebolinha e salsinha picadas
1/2 colher de chá de fermento em pó
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo
Recheio: Misture todos os ingredientes com uma colher e reserve.
Massa na MFP: Coloque todos os ingredientes na cuba da MFP e ligue no ciclo Massas. Deixe completar todo o ciclo. Na minha máquina levou 1:30h.
Massa na mão: Numa tigela, misture a farinha com o fermento e o açúcar. Adicione o óleo, a água, o sal e sove bem até ficar homogênea (Pelo menos uns 15 minutos). Deixe descansar até dobrar de volume (uns 45 minutos).
Montagem: Separe a massa ao meio, e vá dividindo igualmente em várias partes até obter bolinhas do tamanho de uma ameixa. Espalhe um pouco de fubá na bancada e abra as bolinhas formando disquinhos. Coloque uma colherada generosa de recheio em cada um e arrume-os em uma fôrma untada e polvilhada com fubá. Não precisa deixar crescer. Leve ao forno 180/200° por 20 minutos ou  dourar levemente.

Pulo do gato: Se preferir pode fazer as esfihas maiores. As minhas ficaram bem douradas mas se quiser que fiquem mais próximas daquelas famosas é só deixá-las mais branquinhas.

28 abril 2015

Noite Mexicana - Chilli Com Cheddar e Sour Cream


Dia desses encasquetei que tinha que fazer uma noite de comida mexicana em casa. Isso aconteceu depois que tive uma péssima experiência num restaurante. É muito ruim quando você paga caro e tem como retorno um serviço ruim e uma comida que definitivamente não vale o que cobram. Com ajuda do meu amigo Google, vasculhei a internet atrás de vídeos e receitas e, fazendo um mega mix de tudo, cheguei ao resultado que queria. Aliás, um resultado que superou minhas expectativas! Se você gosta de comida mexicana, fazer uma noite especial assim em casa é uma ótima pedida. As receitas são mega fáceis, rendem muito, e são perfeitas para uma reunião com os amigos. Me descobri apaixonado por Chilli. Já reproduzi essa receita umas quatro vezes. É impressionante como é fácil, delicioso e como rende. Em casa somos só em dois e definitivamente herdei da minha mãe o exagero em cozinhar sempre a mais do que o necessário. O que não é uma coisa ruim, já que sempre tem marmitinha para o dia seguinte :) Se você gosta de comida mexicana, faça em casa que tenho certeza que assim como eu, você vai acabar viciando kkk


Chilli com Cheddar e Sour Cream

Ingredientes
Chilli
700g de carne moída
1 cebola grande picada
5 dentes de alho grandes picados
1 colher de sopa de cominho
1 colher de chá de tempero baiano (opcional)
1 pimentão vermelho picado
2 pimentas dedo de moça picadas (usei sem sementes)
1 lata de tomates pelados
300g de feijão cozido sem tempero (com pouco caldo)
Molho de pimenta, coentro e cheiro-verde picado a gosto
Azeite e sal a gosto

150g de mussarela ralada
200g de queijo cheddar

1 pacote de salgadinhos triangulares sem tempero (vulgo doritos do saquinho preto)
1 Pacote de Rap 10

Sour cream
1 pote de cream cheese (150g)
3 colheres de sopa de creme de leite (de caixinha mesmo)
Suco de 1/2 limão
Sal a gosto

Vinagrete (também chamado de pico de galo)
(Fiz o meu com cebola, tomate, cheiro-verde sal e limão)

Preparo
Sour cream: Misture bem todos os ingredientes (com um mixer se desejar) e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.
Chilli: Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente a carne moída e deixe cozinhar por alguns minutos. Junte todos os outros ingredientes e mantenha em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até apurar bem o tempero (pelo menos uns 15 minutos). Num refratário, coloque metade do molho de carne moída, espalhe 2/3 do queijo cheddar, cubra com o restante da carne moída e por cima a mussarela ralada e o restante do cheddar. Leve ao forno apenas para derreter os queijos. Sirva com o doritos, o sour cream e um vinagrete. Você também pode montar burritos com o Rap 10, alface e todos os outros ingredientes.

Pulo do Gato: Uma opção ao doritos é cortar discos de rap 10 em triângulos e tostar na frigideira quente até ficar crocante. Adoramos assim também. O segredo deste prato para mim é o cominho. Ele dá um sabor mega especial e é imprescindível.

21 fevereiro 2015

Hambúrguer com Bacon e Molho de Mostarda e Mel


Final de semana é sempre de gordice. Não tem como não ser. Aqui em casa nunca conseguimos manter a dieta de sábado e domingo. Nossa estratégia é manter uma alimentação mais equilibrada durante a semana e no FDS, escolher dois pratos mais "pé na jaca" para preparar. Fazia um tempão que eu namorava a ideia de fazer hambúrguer em casa. Me arrependo amargamente por todos os dias que passei sem preparar esta delícia. Sério gente! Sabe aqueles hamburgões daquelas lanchonetes "tops" que cobram uma fortuna por cada lanche? Então, esse aqui é MUITO MELHOR. Nem pense em comparar esses hambúrgueres com aqueles comprados numa caixinha congelados, finos e cheios de coisas que nem imaginamos o que são. Estes daqui são do tipo "gourmet" como está na moda dizer, mas com um plus de que você prepara em casa, com ingredientes que você conhece e por uma fração do preço que é cobrado nas lanchonetes. Os ingredientes básicos são bem simples: um bom pão, alface, tomate e carne moída de boa qualidade. Na minha receita usei acem, mas já vi com patinho, fraldinha e uma mistura de tudo isso em proporções de carne e gordura meio complicadas. Escolhi o acem porque pelo que pesquisei, é uma das mais equilibradas neste blend. A versão que vou apresentar para vocês tem um acréscimo, o bacon moído, o que deixou esse hambúguer matador! Um vídeo que me ajudou muito foi este aqui abaixo.



Ele ensina um truque super legal para compactar a carne e os hambúrgueres não desmancharem na hora do preparo. Basta jogar de uma mão para outra a porção de carne como se fosse uma bola de beisebol. Parece bobo, mas esse truquesinho faz toda a diferença. As batatinhas rústicas que acompanharam meu hambúrguer são bem fáceis de fazer. Cortamos as batatas em quatro com a casca mesmo e cozinhamos em água salgada até ficarem macias. Secamos e levamos à geladeira até ficarem bem frias. Depois é só fritar em óleo quente até ficarem douradas. Misturei sal e um mix de ervas secas para dar um toque final. PERFEITAS para acompanhar os lanches. Macias por dentro e crocantes e douradas por fora. Olhem para as fotos e me digam se esse hambúguer com fritas não ficou digno da melhor hamburgueria da cidade!






Hambúrguer com Bacon e Molho de Mostarda e Mel

Ingredientes
Hambúrguer
550g de carne moída (usei acem)
200g de bacon moído

Sal e pimenta do reino moída na hora

Molho mostarda e mel
4 colheres de sopa de mostarda de boa qualidade
3 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de chá de azeite de oliva

Queijo cheddar
Bacon em fatias finas (ou redondas como os meus, procure no mercado)
Alface e tomate

Preparo
Molho: Misture bem todos os ingredientes e reserve na geladeira até servir.
Hambúrguer: Misture bem a carne com o bacon. Separe em quatro porções. Agora vem a parte divertida. Sabe quando os jogadores de beisebol ficam jogando a bola de uma mão para outra antes de fazer uma jogada? Você vai fazer isso com cada porção de massa por uns dois minutos. Isso serve para compactar bem a carne e ajuda muito na hora de moldar os hambúrgueres. Eles vão ficar perfeitos e não vão se soltar ou abrir quando você for grelhá-los. Reserve-os na geladeira.
Passe manteiga em todas as metades dos pães e grelhe na frigideira até dourar. Frite também o bacon e escorra em papel toalha. Eu ligo o forno por uns 5 minutos, desligo e mantenho o pão e o bacon lá dentro para eles se manterem quentinhos.
Tempere os hambúrguerres dos dois lados com uma boa pitada de sal e pimenta do reino moída na hora. Utilize uma frigideira, chapa ou bistequeira (a que usei) com um fio de azeite para grelhá-los. Como a minha era grande, eu coloquei os quatro de uma vez. O ponto fica a seu critério, só tome cuidado para não fritá-los demais. Eu gosto bem ao ponto. Uma dica importante é não furá-los quando estiverem no fogo, senão todo o suco da carne (que vai dar a suculência no seu hambúrguer) vai embora. Se você quiser, coloque uma porção de azeite ou manteiga derretida em cima dos hambúrgueres ao virá-los, isso vai ajudar a manter a suculência também. O segredo para o queijinho derretido como o da foto é bem simples: Coloque duas fatias de queijo em cima do hambúrguer (a frigideira deve estar bem quente), jogue algumas gotas de água na frigideira e cubra com uma tampa imediatamente. O vapor vai derreter o queijo rapidinho. Para montar, ajeite uma folha de alface sobre o pão, coloque o hambúrguer com o queijo, o bacon, uma colher de molho de mostarda, uma fatia de tomate e feche com a outra metade do pão. Sirva imediatamente


Pulo do Gato: É importante temperar a carne apenas na hora de fritar. Vai se formar bastante líquido na frigideira. Eu descarto esse líquido quando os hambúrgueres estiverem quase finalizando, para não ficararem com um aspecto de cozidos. Na hora de fazer aquele macete com o queijo, eu gosto de tirá-los da frigideira e colocá-los individualmente em uma outra menor.

17 dezembro 2014

Penne ao Molho Branco de Presunto e Queijo


Fiz este macarrão sem grandes pretensões. Gosto muito de molho branco mas nunca tinha feito com presunto, ainda mais moído. Gostei muito do resultado. Me surpreendi de verdade e ele fez um baita sucesso aqui em casa e no trabalho (levei de marmita). Com certeza farei mais vezes.

Penne ao Molho Branco de Presunto e Queijo

Ingredientes
Molho 
700ml de leite quente
3 colheres de sopa de manteiga
1/2 cebola picadinha ou ralada
4 colheres de sopa de farinha de trigo

200g de presunto moído
100g de mussarela moída (ou outro queijo equivalente)
1 colher de sopa bem cheia de orégano
Sal e pimenta do reino moída a gosto

Massa
500g de macarrão penne cozido conforme instruções da embalagem

Preparo
Refogue a cebola na manteiga por alguns minutos. Acrescente a farinha de trigo e mexa até cozinhar um pouco. Vá despejando o leite quente bem devagar e mexendo sempre. Quando a mistura ficar mais líquida, acrescente o restante do leite. Mantenha no fogo mexendo até engrossar. Caso o creme empelote, bata no liquidificador e volte ao fogo. Desligue, acrescente os outros ingredientes e acerte o sal. Sirva sobre a massa e salpique queijo ralado ou orégano.

Pulo do Gato: Não é sempre que acerto o molho sem empelotar mas nessa hora o mixer ou liquidificador sempre me salva. Se quiser, pode gratinar no forno com mais queijo parmesão ralado na hora.

11 novembro 2014

Torta de Milho com Presunto, Brócolis e Requeijão


Adoro tortas salgadas. São bastante versáteis e servem uma refeição completa num dia de preguiça. Esta daqui foi feita para levar no trabalho. Quem comeu adorou e pediu a receita. A massa amarelinha feita de milho fica muito fofa e foi uma das melhores massas de torta que já provei. A combinação de presunto com brócolis e requeijão é irresistível. Com peito de Peru e queijo branco também deve ficar uma delícia. Só de olhar as fotos dá vontade de fazer essa receita mais uma vez. Tenho de parar de escrever os posts com fome kkk.




Torta de Milho com Presunto, Brócolis e Requeijão
(Receita do Brie com Goiabada)

Ingredientes
Massa
4 ovos
1 xícara de leite
1 lata de milho escorrido
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
Sal e pimenta do reino a gosto

Recheio
150g de presunto picado
1 pote de requeijão cremoso (200g)
1 brócolis cozido e picado (cozinhei no vapor)
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo
Massa: Bata no liquidificador os ovos, o leite, o milho, o sal e a pimenta do reino. Passe para uma vasilha e acrescente o óleo, a farinha de trigo e o fermento em pó, misturando bem.
Montagem: Coloque metade da massa em uma fôrma untada e enfarinhada, cubra com o brócolis picado e temperado com sal e pimenta. Coloque o presunto e espalhe o requeijão cremoso às colheradas. Cubra com o restante da massa e leve ao forno preaquecido por 40 minutos ou até dourar.

Pulo do Gato: Se quiser, salpique parmesão ralado antes de ir ao forno. O recheio que usei é uma sugestão, mas você pode usar o que preferir. Frango, carne, atum ou só legumes. Torta salgada fica deliciosa com qualquer recheio.

21 agosto 2014

Batatas Recheadas com Brie, Calabresa e Requeijão e um Obrigado


Estas batatinhas super fáceis têm me salvado, e muito, nos dias de preguiça + vontade de comer alguma coisa. Já fiz só com calabresa, só com queijo, com atum... O céu é o limite para receitas como esta. O modo de cozinhá-las é o mais legal: furando, enrolando em papel toalha, molhando e levando ao microondas. Vi essa dica em algum lugar mais acabei não anotando a fonte :( Se alguém souber por favor me dê um toque. As batatas ficam bem cozidas e é muito mais prático. Cozinho todas depois monto e levo ao forno por uns minutinhos. Receita infalível e para repetir sempre.


Batatas Recheadas com Brie, Calabresa e Requeijão

Ingredientes
4 batatas grandes
150g de queijo brie em cubinhos (ou outro queijo que preferir)
3 gomos de linguiça calabresa fininha em cubinhos (ou 1 gomo da grande)
4 colheres generosas de requeijão cremoso
Orégano, azeite e sal à gosto

Preparo
Fure as batatas de todos os lados com um garfo e enrole cada uma delas em duas folhas de papel toalha. Molhe bem cada batata enrolada no papel em baixo da torneira e coloque num prato. Leve ao forno microondas (uma de cada vez) por 6 a 8 minutos, até enfiar um palito e sentir que ela está macia (cozida) no centro. Faça o mesmo com todas as batatas. Enquanto isso, frite a calabresa na própria gordura e reserve. Faça um corte em cada batata cozida, sem chegar ao fundo e aperte para que elas se abram um pouco. "Cavuque" com um garfo o miolo das batatas e tempere com sal e um fio de azeite. Coloque uma porção de calabresa, o queijo picado, orégano, uma colher de requeijão e mais calabresa. Arrume todas as batatas juntinhas nem um refratário ou fôrma pequena e leve ao forno alto 220° até aquecer bem. Sirva em seguida.

Pulo do Gato: É importante levar uma (no máximo duas) de cada vez ao microondas, senão demora muito para elas cozinharem. Deixe a batata bem ensopada  e vire na metade do tempo para cozinhar por igual.

PS: Quero agradecer imensamente o carinho e as palavras lindas que todos os amigos me deixaram no face. Saber que sou cercado por pessoas tão incríveis me deixa muito, muito feliz. O dia 13 de agosto de 2014 é um dia que ficará marcado para sempre em minha vida. Foi quando deixei de ser um só, de ser sozinho, para escolher ter um companheiro para a vida toda.

21 junho 2014

Conchiglione Recheado de Frango, Requeijão e Espinafre


Lembra do jantar de dia dos namorados que comentei no post passado? Esta daqui era originalmente minha primeira opção de prato principal, mas acabei não conseguindo achar espinafre para reproduzir a receita novamente. Fazia muuito tempo que estava com vontade de provar essa massa. Tem uma apresentação tão bonita e chique né? Apesar de o jantar ter sido maravilhoso, lá no fundinho bateu aquele arrependimento de não ter repetido essa delícia. Acho que é a receita mais gostosa que fiz nos últimos tempos. Sério, ficou tão bom, que só de lembrar já me ataca a larica de fazer e comer mais. O recheio de frango ficou leve, cremoso e muito saboroso. O molho vermelho feito com tomate pelado deu um frescor muito bom. O conchiglione é bem versátil, você pode fazer infinitos recheios e infinitos molhos. Na próxima vez vou testar com este mesmo recheio e molho branco gratinado com parmesão. Quem aceita um pratinho?


Conchiglione Recheado de Frango, Requeijão e Espinafre

Ingredientes
100g de conchiglione

Recheio
1 xícara de frango desfiado (2 filés pequenos)
1 maço de espinafre cozido e picado
1/2 pote de requeijão (100g ou umas 4 colheres de sopa cheias)
Sal e pimenta do reino a gosto

Molho
1 lata de tomate pelado
1/2 cebola pequena
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de orégano
1 colher de sopa de cheiro-verde
Sal, pimenta do reino e pimenta calabresa a gosto

Parmesão ralado para polvilhar

Preparo
Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem. Ela deve ficar meio durinha pois vai acabar de cozinhar no forno.
Molho: Frite o alho e a cebola no azeite por alguns minutos. Acrescente os tomates, pimentas e deixe ferver por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando. No final, acrescente o orégano, o cheiro verde e acerte o sal.
Recheio: Misture todos os ingredientes numa tigela. Recheie os conchigliones, cubra com o molho, salpique o parmesão ralado e leve ao forno 200° por 20 minutos.

Pulo do gato: Ao invés de cozinhar o espinafre em água eu coloquei numa panela em fogo baixo, tampei e abafei bem até murchar. Para facilitar, eu montei os cochigliones a noite, cobri com plástico filme e no outro dia só acrescentei o molho e levei ao forno para esquentar. 

10 junho 2014

Macarrão à Carbonara Fácil - Para o Dia dos Namorados


Quem aí ainda está matutando a cabeça pensando no que fazer para o dia dos namorados? Para mim, não tem nada mais romântico do que um jantar à luz de velas preparado por você mesmo. Sabe aquela expressão "ganhar alguém pela barriga"? Acredite, não é mera invenção. Todo mundo adora ser mimado, se sentir especial. Imagina o quanto sua moral vai crescer com um gesto simples como esse. Minha sugestão de prato principal é um belíssimo macarrão à carbonara. O nome é chique, o preparo mega fácil e você vai deixar o seu amor de queixo caído. Ele foi o escolhido para compor meu jantar de dia dos namorados. De entrada vou preparar umas brusquetas simples com tomate confit (depois eu trago para vocês) e de sobremesa ainda não me decidi. Talvez um Tiramissu... Junte um bom vinho e simples assim, um jantar de arrancar suspiros de amor e sorrisos de admiração está completo.

Macarrão à Carbonara Fácil

Ingredientes
250g de macarrão espaguete ou talharim (usei talharim grano duro)
150g de bacon picadinho
2 ovos inteiros
2 gemas
1/2 xícara de creme de leite light (pode ser um tradiconal ou de caixinha)
1 xícara de parmesão ralado fino
2 colheres de sopa de cheiro-verde picado
Pimenta do reino e sal a gosto

Preparo
Frite o bacon na própria gordura e reserve em papel toalha. Numa tigela, bata os ovos, as gemas e o creme de leite com um fouet. Acrescente o parmesão ralado, o sal e bastante pimenta do reino moída. Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem, até ficar al dente. Assim que escorrer a água, com ele ainda quente, acrescente o molho, o bacon e misture bem por alguns segundos. O calor do macarrão irá cozinhar os ovos e o molho irá engrossar levemente. Polvilhe o cheiro-verde e sirva imediatamente.

Pulo do Gato: A receita não tem muitos segredos. Deixe tudo picadinho e "no jeito" para não passar o jantar inteiro em volta das panelas. Foi a primeira vez que usei o macarrão grano duro e adorei. Ele tem uma textura mais durinha sabe? Ao meu ver é praticamente impossível você errar o ponto. Uma massa fresca também firaria ótima.

20 maio 2014

Risoto de Peito de Peru e Ervilhas Frescas - Meu Primeiro Risoto :)


Como assim eu nunca tinha feito (nem provado) um verdadeiro risoto? Daqueles feitos com arroz arbório ou carnaroli tb né, bem cremosos e de dar água na boca sabe? Para minha primeira incursão no mundo dos risotos acho que ganho uma medalha de louvor por este aqui. A combinação simples do peito de peru com ervilha deu um show. Agora que peguei gosto pelos risotos vocês verão muitos deles por aqui. O que mais gostei é a praticidade desse prato. Sério, você pode fazer risoto de praticamente qualquer coisa. Dê uma olhada na sua geladeira e despensa nesse momento que com certeza você vai achar alguns ingredientes que resultem em um risoto delicioso como esse. O legal também é que risoto rende muuito, então se você está atrás de uma receita para fazer numa reunião ou almoço com bastante convidados, se joga no risoto que vai ser certeiro ;)


Risoto de Peito de Peru e Ervilhas Frescas

Ingredientes
1 e 1/2 xícaras de arroz arbóreo
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho
1/2 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de vinho branco (opcional)
150g de peito de peru picado
1 xícara de ervilhas frescas congeladas
1 litro de caldo de legumes (+ou-)
Sal e pimenta do reino a gosto

Para finalizar o risoto
1 xícara de queijo parmesão ralado na hora
1 colher de sopa de manteiga gelada

Preparo
Mantenha o caldo de legumes reservado em fogo baixo. Refogue a cebola e o alho na manteiga. Coloque o arroz e refogue por cerca de 5 minutos mexendo para não queimar. Acrescente o vinho branco e mantenha no fogo por mais alguns minutos até o álcool evaporar e o arroz estar quase transparente. Vá acrescentando aos poucos o caldo de legumes fervente  ao arroz, mexendo sempre. Á medida que for secando, vá colocando mais caldo. Quando o arroz estiver quase no ponto, acrescente as ervilhas congeladas. Vá provando a textura e colocando mais caldo até ele estar cozido. Para finalizar, misture o peito de peru, a manteiga gelada e o parmesão. Tempere com pimenta do reino, acerte o sal e sirva imediatamente.

Pulo do Gato: Se você não tiver vinho branco em casa, pode fazer sem que vai ficar uma delicia de qualquer jeito. Cuidado com o sal, pois o queijo parmesão é bem salgadinho. Acrescente só no final do preparo para não correr o risco de salgar demais.

21 janeiro 2014

Bolo Pão de Queijo


Fico pensando se algum dia vou conseguir fazer todas as receitas que tenho guardadas no meu arquivo pessoal. Sempre que visito os blogs amigos, saio com uma ou duas receitas todas as vezes. Imagina o quanto de receita eu não tenho acumuladas nesses 2 anos. Este bolo me chamou atenção assim que bati os olhos nele. Veio do maravilhoso Vivendo e Aprendendo da minha querida amiga Sileni, que por sua vez, aprendeu com o Edu Guedes. Um bolo bem fácil e rápido de fazer, não suja muita coisa (se você usar um mixer menos ainda) e fica delicioso. Sabe quando você tem uma reunião ou evento e tem que levar um prato, mas queria algo salgado e fácil para variar? Esta é a escolha perfeita. Tem um sabor bem acentuado de queijo, fofinho e gostoso mesmo depois de dias. Levei para minha mãe experimentar e ela adorou. Com uma xícara de café ou chá acompanhando este bolo é imbatível.


Bolo Pão de Queijo
(Receita do Vivendo e aprendendo)

Ingredientes
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de leite
3 ovos inteiros
1 colher de chá rasa de orégano
1 pacote de parmesão ralado (ou uma xícara de outro queijo)
2 xícaras de chá de polvilho doce
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo
Bata todos os líquidos no liquidificador e reserve. Coloque numa tigela, acrescente o restante dos ingredientes e misture bem. Coloque numa fôrma pra pudim ou bolo inglês levemente untada com óleo. Leve ao forno preaquecido 180° por 30 minutos ou até dourar. Polvilhe queijo ralado no bolo ainda quente.

Pulo do Gato: O sabor de queijo parmesão fica bem acentuado. Eu usei aqueles de saquinho, mas acho que se você substituir pelo ralado na hora ou outro queijo de sua preferência ele fique mais suave. Vou experimentar com mussarela ralada ou queijo de minas na próxima vez.