Mostrando postagens com marcador Massas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Massas. Mostrar todas as postagens

01 junho 2016

Rolinhos de Lasanha com Frango e Requeijão

Vocês conhecem o Pinterest? Eu sou APAIXONADO por esta rede social. Explicando basicamente, é uma rede voltada ao compartilhamento de imagens de acordo com interesses específicos. Você pode formar painéis, com imagens da internet sobre comida, moda, faça você mesmo e etc. Você pode também consultar painéis de outras pessoas. Sério, é um MUNDO de inspirações e ideias infinitas. Passo horas navegando pelos painéis e pelos "pins" de outras pessoas ♥. O Mosaico tem um perfil na rede (muito pouco atualizado eu sei cof cof cof), mas o mais divertido é formar painéis com coisas que você gosta à medida que você vai navegando pelas fotos.

27 outubro 2015

Nhoque de Batata Doce Recheado com Queijo Prato


Sempre que pedia para minha mãe preparar nhoque era um martírio. Ela reclamava que fazia muita sujeira, dava um trabalhão e levava muito tempo. Apesar de que, cozinhar para dois é bem diferente do que para quatro, não acho que preparar nhoque em casa dê tanto trabalho assim. Na verdade acho até terapêutico. Lógico que tem que ser um dia que você esteja bem inspirado, pois realmente leva algum tempinho. Se tiver alguém para te ajudar, melhor ainda. Estes foram feitos a quatro mãos. As vezes acordo sábado ou domingo de manhã e penso: Quero comer ISSO! Aí vou ao mercado, compro tudo o que preciso e passo o sábado feliz da vida preparando aquele prato que acordei com vontade de comer. Este nhoque foi feito num desses insights. Ganhei algumas batatas doces da minha mãe e resolvi que iria saboreá-las desta maneira. Nem preciso dizer que o nhoque ficou delicioso né? Depois de cozido, congelei pequenas porções para levar de marmita durante a semana. Delícia :D


Nhoque de Batata Doce Recheado com Queijo Prato

Ingredientes
Massa
3 batatas doces grandes
1 ovo
3/4 de xícara de farelo de aveia
Sal e Pimenta do reino moída a gosto
Farinha de trigo até dar o ponto

Recheio
350g de queijo prato em cubos (compre um pedaço de uns 2 dedos de espessura e corte em cubos de 1/5 cm)
1 colher de sopa de orégano seco

Molho
De sua preferência. O meu foi de tomates com calabresa moída.

Preparo
Recheio: Misture os cubos de queijo com o orégano e reserve.
Massa: Descasque, corte e cozinhe a batata doce em água na panela de pressão por 20 minutos (após pegar pressão). Escorra a água e ainda quente, amasse bem até formar um purê (usei o processador). Junte o sal, a pimenta, a aveia e o ovo batido. Vá acrescentando farinha de trigo até formar uma massa macia e que não grude muito nas mãos (usei cerca de 3 xícaras de farinha de trigo).
Montagem: Recheie porções de massa com um cubo de queijo, formando bolinhas de uns 3cm. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo. Quando começar a ferver, jogue um punhado de sal e vá colocando os nhoques. Espere até que subam à superfície e retire com uma escumadeira. Em um refratário, faça uma camada fina de molho, coloque os nhoques, cubra com mais molho e parmesão ralado. Leve ao forno 200° preaquecido por 20 minutos, ou até gratinar o queijo.

Pulo do Gato: O molho precisa ser um pouco ralo. Não faça bolinhas muito grandes. Você pode substituir o queijo por outro de sua preferência, mas o prato é ótimo porque derrete muito bem e forma aquele puxa puxa delicioso.

17 setembro 2015

Conchiglione de Brócolis e Mussarela ao Molho Branco


Massa é um coringa para todas as horas. É fácil, versátil e deliciosa. Sou mega fã de conchiglione em particular. Além de simples de fazer, impressiona em qualquer jantar. Foi meu prato especial de Dia dos Namorados tempos atrás. Esta versão, recheada com brócolis e queijo, foi meio que um improviso. No mesmo jantar que fizemos aqueles Medalhões de Frango que comentei post passado, fizemos também duas versões de conchiglione como prato principal: Calabresa com parmesão e molho vermelho, e Presunto e mussarela com molho branco. Ambos deliciosos. Fomos tão gulosos na quantidade que acabou sobrando quase um pacote de massa. E foi com ele que fiz esta receita. O sabor ficou mega suave. Um prato super leve e que agrada até quem torce o nariz para brócolis.


Conchiglione de Brócolis e Mussarela ao Molho Branco

Ingredientes
Massa
250g de conchiglione cozido conforme instruções da embalagem
1 brócolis ninja cozido
250g de mussarela ralada
3 dentes de alho picadinhos
Sal, pimenta do reino moída e azeite a gosto

Molho
Receita de molho branco como esta daqui ou esta outra
50g de mussarela ralada

Preparo
Molho: Faça o molho branco e reserve.
Massa: Refogue o alho no azeite rapidamente. Acrescente o brócolis cozido, bem picadinho. Tempere com sal, pimenta e mexa por alguns segundos. Espere esfriar e misture a mussarela ralada. Com a massa cozida e fria, recheie cada conchinha com porções do recheio de brócolis com queijo. Coloque uma camada fina de molho no fundo da assadeira ou refratário e vá ajeitando a massa por cima até cobrir tudo. Regue com o restante do molho, salpique o queijo ralado e leve ao forno 180/200º até derreter.

Pulo do Gato: Não faça o molho muito grosso. Quando a massa ir ao forno, ele vai cozinhar mais. Deixe a massa al dente, praticamente no ponto. Assim você economiza tempo de forno. Se quiser acrescentar um sabor mais forte ao prato, acrescente peito de peru ou bacon picados ao recheio. Tenho certeza que vai ficar divino.

13 maio 2015

Esfiha Aberta de Queijo


Quem não adora as esfihas de queijo daquele restaurante árabe mega famoso? Eu acho uma delícia e quando vi esta receita no canal Ana Maria Brogui tratei de salvar para fazê-las. Aproveitei um queijo frescal Ipanema maravilhoso que ganhei no último Encontro de Blogueiros de SP e Interior e tratei de ir para a cozinha. Já fiz várias receitas de esfihas mas nunca abertas. O desafio foi modelar as bolinhas para que ficassem certinhas. Não ficou aqueeeela lindeza, mas o sabor compensou e muito a apresentação. Deliciosas! Super parecidas com aquelas famosas. Além do queijo branco e do fubá, acho que o segredo é a massa levemente adocicada. Se você assim como eu adora esfihas de queijo, faça esta receita pois tenho certeza que não se arrependerá. 


Esfiha Aberta de Queijo
(Receita adaptada daqui)

Ingredientes
Massa
1 xícara de água
1/2 de xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de óleo
4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento biológico seco
1 colher de sopa de melhorador para pão (opcional)
Fubá para polvilhar

Recheio
400g de queijo minas frescal esmigalhado
3 colheres de sopa de creme de leite 
1 colher de chá de orégano
3/4 de xícara de cebolinha e salsinha picadas
1/2 colher de chá de fermento em pó
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo
Recheio: Misture todos os ingredientes com uma colher e reserve.
Massa na MFP: Coloque todos os ingredientes na cuba da MFP e ligue no ciclo Massas. Deixe completar todo o ciclo. Na minha máquina levou 1:30h.
Massa na mão: Numa tigela, misture a farinha com o fermento e o açúcar. Adicione o óleo, a água, o sal e sove bem até ficar homogênea (Pelo menos uns 15 minutos). Deixe descansar até dobrar de volume (uns 45 minutos).
Montagem: Separe a massa ao meio, e vá dividindo igualmente em várias partes até obter bolinhas do tamanho de uma ameixa. Espalhe um pouco de fubá na bancada e abra as bolinhas formando disquinhos. Coloque uma colherada generosa de recheio em cada um e arrume-os em uma fôrma untada e polvilhada com fubá. Não precisa deixar crescer. Leve ao forno 180/200° por 20 minutos ou  dourar levemente.

Pulo do gato: Se preferir pode fazer as esfihas maiores. As minhas ficaram bem douradas mas se quiser que fiquem mais próximas daquelas famosas é só deixá-las mais branquinhas.

11 fevereiro 2015

Capelletti ao Pesto com Tomatinhos Cereja


Eu fico abismado quando alguém me fala que não gosta de macarrão. Para mim é um dos pratos mais gostosos, simples e versáteis que existem. Quer seja massa curta, massa longa ou massa recheada, adoro de todo jeito. Fui provar molho pesto a pouco tempo atrás. Originalmente este tipo de molho é feito com pinoli e queijo pecorino, mas este mais simples, com nozes e parmesão fica tão delicioso quanto. Ja fiz uma versão improvável com salsicha que também ficou ótima. Esta receita veio num livrinho que ganhei no último encontro gourmet da Forno de Minas, divulgando as massas Mama D'Alva (que por sinal foi a que usei). Esta é a de carne, mas a versão de calabresa com alecrim é da pontinha da orelha. Se nao tiver capelletti, pode usar qualquer tipo de massa que garanto que ficará delicioso.


Capelletti ao Pesto com Tomatinhos Cereja
(Receita da Mamma D'Alva)

Ingredientes
Pesto
1 dente de alho
1 punhado generoso de manjericão fresco
100g de nozes (ou outra castanha de sua preferência)
100g de parmesão fresco ralado
200ml de azeite extravirgem
Sal a gosto

10 tomatinhos cereja partidos ou meio
Azeite, sal e pimenta do reino moída a gosto

300g de capelletti de carne cozido conforme instruções da embalagem

Preparo
Num pilão, amasse o alho com uma boa pitada de sal. Acrescente as folhas e macere até formar uma pasta verde. Junte o azeite, o queijo e as nozes (separe algumas para decorar o prato se desejar) e misture mais um pouco. Frite levemente os tomatinhos com um fio de azeite, sal e pimenta. Envolva o molho pesto na massa, acrescente os tomatinhos grelhados, salpique algumas nozes esmigalhadas e sirva a seguir.

Pulo do Gato: Você pode trocar as nozes por outra castanha que desejar. Este molho é tão gostoso que recomendo você fazer o dobro e deixar num vidrinho na geladeira. Neste caso, cubra com azeite e use em até uma semana.

06 janeiro 2015

Macarrão com Peru e Pimentões


2014 passou e enfim chegou 2015. Para mim este ano começa com milhares de expectativas. Trabalho novo, novos planos, nova dieta (kk), novas amizades e com certeza novas receitas. Para iniciar bem o respetório de delicias, começo revisitando a Ceia de Natal. Tenho certeza que assim como eu, quem tem família pequena e exagerou na produção da ceia deve ter congelado algumas sobras. Aquele Peru divino com limão, ervas e vinho branco rendeu muito. O que sobrou daquele assado com molho cítrico eu congelei e dia desses fiz essa massinha rápida no jantar. Adoro massas simples, sem muita firula. Apenas alguns ingredientes salteados e pronto: um jantar leve, prático e delicioso para o dia-a-dia.

PS: Segunda-feira foi meu aniversário. \o/ \o/ Parabéns pra mim ><) Queria muito ter feito um bolo, mas ficou meio impossível já que ele caiu bem no primeiro dia útil depois das festas de ano novo. Porém, o aniversário do blog está chegando e neste com certeza não faltará a receita de um bolo estupendo. Já estou até pesquisando algumas coisas. Aguardem...

Macarrão com Peru e Pimentões

Ingredientes
250g de massa curta (usei penne)
Sobras de Peru desfiado (usei umas 2 xícaras)
3 dentes de alho picados
1/2 cebola pequena picada
Pimentão picado (usei amarelo, vermelho e verde)
Suco de 1/2 limão
2 colheres de sopa de manteiga
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Ingredientes
Cozinhe o macarrão até ficar al dente e reserve. Numa panela grande, refogue o alho e a cebola no azeite por alguns minutos. Junte o peru, os pimentões e o suco de limão e mexa mais um pouco. Acrescente o macarrão, a manteiga, pimenta do reino e acerte o sal. Salpique orégano ou outra erva de sua preferência e sirva.

Pulo do Gato: Eu usei sobras de Peru, mas você pode utilizar o que tiver. Chester, frango, carne, pernil... Tudo ficará maravilhoso. Se não tiver pimentões, pode fazer sem também. Dê uma olhada em sua geladeira, tenho certeza que alguma ideia legal vai surgir. 

17 dezembro 2014

Penne ao Molho Branco de Presunto e Queijo


Fiz este macarrão sem grandes pretensões. Gosto muito de molho branco mas nunca tinha feito com presunto, ainda mais moído. Gostei muito do resultado. Me surpreendi de verdade e ele fez um baita sucesso aqui em casa e no trabalho (levei de marmita). Com certeza farei mais vezes.

Penne ao Molho Branco de Presunto e Queijo

Ingredientes
Molho 
700ml de leite quente
3 colheres de sopa de manteiga
1/2 cebola picadinha ou ralada
4 colheres de sopa de farinha de trigo

200g de presunto moído
100g de mussarela moída (ou outro queijo equivalente)
1 colher de sopa bem cheia de orégano
Sal e pimenta do reino moída a gosto

Massa
500g de macarrão penne cozido conforme instruções da embalagem

Preparo
Refogue a cebola na manteiga por alguns minutos. Acrescente a farinha de trigo e mexa até cozinhar um pouco. Vá despejando o leite quente bem devagar e mexendo sempre. Quando a mistura ficar mais líquida, acrescente o restante do leite. Mantenha no fogo mexendo até engrossar. Caso o creme empelote, bata no liquidificador e volte ao fogo. Desligue, acrescente os outros ingredientes e acerte o sal. Sirva sobre a massa e salpique queijo ralado ou orégano.

Pulo do Gato: Não é sempre que acerto o molho sem empelotar mas nessa hora o mixer ou liquidificador sempre me salva. Se quiser, pode gratinar no forno com mais queijo parmesão ralado na hora.

14 outubro 2014

Espague Integral Alho e Óleo com Frango


Depois que descobri o espaguete integral nunca mais falta em casa. Fica IDÊNTICO ao espaguete tradicional, com a vantagem de ser integral - força na dieta \o/ . Quando estou com preguiça de fazer algo para comer, uma massinha simples sempre salva. Você pode usar o que tiver à mão: sobras de frango, atum, legumes, só alho e óleo... Em 15 minutos uma refeição deliciosa e prática. Adoro usar este espaguete também em sopas. Na temporada de frio de algumas semanas atrás ele foi sucesso. 

Espague Integral Alho e Óleo com Frango

Ingredientes
200g de macarrão espaguete integral
3 ou 4 dentes de alho picados (eu gosto de bastante)
Azeite (o quanto baste)
Sal e pimenta do reino a gosto
Sobras de frango desfiado cozido (usei +ou- 1 xícara ou uns 2 filés)
Cheiro-verde e parmesão ralado para servir

Preparo
Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem e reserve. Frite o alho em uma boa quantidade de azeite. Coloque o macarrão e mexa por alguns instantes. Acrescente o frango, tempere com pimenta do reino e acerte o sal. Polvilhe o queijo ralado e o cheiro-verde e sirva a seguir.

Pulo do Gato: Não há muito o que dizer desta receita. Basicamente uma massa cozida com o que você quiser de acompanhamento. O céu é o limite.

26 agosto 2014

Macarrão com Molho Branco, Brócolis e Frango Desfiado


Sempre fui meio "nojentinho" para comer alimentos que ficaram dias na geladeira. Conheço gente que cozinha feijão na segunda e come a semana inteira mas para mim, qualquer coisa guardada que passou de dois dias eu já tô jogando fora. Sei que esse é um hábito errado. Se bem conservado, os alimentos podem durar por vários dias na geladeira. Justamente por este defeito, faço sempre pouca comida para acabar no dia mesmo ou no máximo, durar até o seguinte. Este macarrão foi feito num domingo que eu esperava visitas (que acabaram nao vindo) para almoçar. Cozinhei um pacote todo e fiz com molho vermelho. Só para duas pessoas, era de se esperar que sobrasse - e muito - macarrão cozido. Foi a primeira vez que um só macarrão durou tanto em minha geladeira. Fiz quatro diferentes molhos: vermelho, alho e óleo, atum e finalmente este delicioso da foto. O mais gostoso foi justamente o último, que fiz, acreditem, na quarta-feira kkk. Uma das melhores e mais saborosas macarronadas que comi. O molho de brócolis teve inspiração em um macarrão mega delícia que minha amiga Rachel do Na Biroskinha preparou esses dias e que me deixou com água na boca. Uma verdadeira refeição para fazer quando se tem um batalhão de gente para alimentar. Rendeu para comer, repetir e levar marmita para mim e para os amigos no trabalho. Quem comeu pediu bis e ainda levou a receita ;)


Macarrão com Molho Branco, Brócolis e Frango Desfiado

Ingredientes
200g de macarrão parafuso (ou outra massa curta)
Sobras de frango assado ou frango desfiado (usei umas 2 xícaras)
1/2 maço de brócolis cozido e picado

Molho branco - Você pode usar ESTA ou ESTA

Preparo
Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem, porém tirando da água 2 minutos antes. Ele vai acabar de cozinhar no forno. Reserve. Faça o molho branco e no final junte o brócolis picadinho. Tempere o frango como preferir. (Eu usei as sobras de um frango assado e temperei de novo com chimichurri e pimenta calabresa no azeite.) Num refratário grande monte camadas de molho, macarrão e frango desfiado. Termine com molho. Salpique parmesão se desejar (opcional, nem usei) e leve ao forno alto 220° por 10 à 15 minutos apenas para aquecer e dourar.

Pulo do Gato: Esta receita é a prova de que não se precisa muito para um prato ficar delicioso. Usei sobras de frango, um brócolis que estava sobrando na geladeira e o resultado foi sensacional. Dê uma olhadinha no que você tem à mão, você pode se surpreender. Se tiver um queijo mussarela ou branco, se joga sem medo.

29 julho 2014

Pizza Light de Abobrinha


Tudo bem que pizza e light são duas palavras que não combinam muito bem juntas, mas essa aqui é bem leve. Continuo na onda do #regimeteam, maratona para o casamento que está logo aí (literalmente, 15 dias :O). Casar gordinho e olhar para suas fotos o resto da vida não rola. No meu arquivo pessoal de receitas até inaugurei uma seção diet & light. Na minha opinião, para a dieta dar certo você tem que comer feliz, e nada mais feliz que pizza né gente!! Aqui ela fez o maior sucesso e até quem comeu um pedacinho que levei no outro dia no trabalho aprovou. Receita pra enfiar o pé na jaca no regime, mas sem tanta culpa. Só não pode comer a pizza inteira hein oO.

Pizza Light de Abobrinha
(Receita daqui)

Ingredientes
Massa
1/2 xícara de leite desnatado
1 colher de chá de margarina light
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó (aquele de bolo mesmo)
2 xícaras de farinha de trigo

Molho
1 lata de tomates pelados esmagados com um garfo (ou 4 tomates maduros sem pele e sementes)
1 colher de sopa de orégano
100 ml de água (+ou-)
4 a 5 dentes de alho picados (se quiser diminua para um, eu gosto de bastante)
Sal e azeite a gosto

Cobertura
2 abobrinhas cortadas em rodelas finas pré-cozidas (escaldei por 2 minutos em água salgada)
200g de parmesão (ou mussarela) light ralado
Sal, pimenta do reino moída e orégano a gosto

Preparo
Massa: Misture todos os ingredientes até formar uma bola e deixe descansar.
Molho: Refogue o alho no azeite, acrescente os tomates e o orégano e deixe ferver um fogo baixo por alguns minutos. Acrescente a água, mas não deixe o molho muito ralo. Deixe ferver mais um pouco. Acerte o sal e reserve até esfriar.
Montagem: Depois que a massa crescer, abra-a com um rolo numa fôrma de pizza grande. Espalhe o molho, as fatias de abobrinha bem juntinhas, polvilhe pimenta e pouco sal, cubra com a mussarela ralada. Regue com azeite e finalize com orégano. Leve ao forno 200° preaquecido e asse até a massa ficar bem sequinha e a pizza bem dourada.

Pulo do Gato: Se não encontrar o parmesão ou mussarela light, use um queijo branco frescal ou outro qualquer mais light. De qualquer jeito vai ficar uma delícia.

21 junho 2014

Conchiglione Recheado de Frango, Requeijão e Espinafre


Lembra do jantar de dia dos namorados que comentei no post passado? Esta daqui era originalmente minha primeira opção de prato principal, mas acabei não conseguindo achar espinafre para reproduzir a receita novamente. Fazia muuito tempo que estava com vontade de provar essa massa. Tem uma apresentação tão bonita e chique né? Apesar de o jantar ter sido maravilhoso, lá no fundinho bateu aquele arrependimento de não ter repetido essa delícia. Acho que é a receita mais gostosa que fiz nos últimos tempos. Sério, ficou tão bom, que só de lembrar já me ataca a larica de fazer e comer mais. O recheio de frango ficou leve, cremoso e muito saboroso. O molho vermelho feito com tomate pelado deu um frescor muito bom. O conchiglione é bem versátil, você pode fazer infinitos recheios e infinitos molhos. Na próxima vez vou testar com este mesmo recheio e molho branco gratinado com parmesão. Quem aceita um pratinho?


Conchiglione Recheado de Frango, Requeijão e Espinafre

Ingredientes
100g de conchiglione

Recheio
1 xícara de frango desfiado (2 filés pequenos)
1 maço de espinafre cozido e picado
1/2 pote de requeijão (100g ou umas 4 colheres de sopa cheias)
Sal e pimenta do reino a gosto

Molho
1 lata de tomate pelado
1/2 cebola pequena
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de orégano
1 colher de sopa de cheiro-verde
Sal, pimenta do reino e pimenta calabresa a gosto

Parmesão ralado para polvilhar

Preparo
Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem. Ela deve ficar meio durinha pois vai acabar de cozinhar no forno.
Molho: Frite o alho e a cebola no azeite por alguns minutos. Acrescente os tomates, pimentas e deixe ferver por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando. No final, acrescente o orégano, o cheiro verde e acerte o sal.
Recheio: Misture todos os ingredientes numa tigela. Recheie os conchigliones, cubra com o molho, salpique o parmesão ralado e leve ao forno 200° por 20 minutos.

Pulo do gato: Ao invés de cozinhar o espinafre em água eu coloquei numa panela em fogo baixo, tampei e abafei bem até murchar. Para facilitar, eu montei os cochigliones a noite, cobri com plástico filme e no outro dia só acrescentei o molho e levei ao forno para esquentar. 

10 junho 2014

Macarrão à Carbonara Fácil - Para o Dia dos Namorados


Quem aí ainda está matutando a cabeça pensando no que fazer para o dia dos namorados? Para mim, não tem nada mais romântico do que um jantar à luz de velas preparado por você mesmo. Sabe aquela expressão "ganhar alguém pela barriga"? Acredite, não é mera invenção. Todo mundo adora ser mimado, se sentir especial. Imagina o quanto sua moral vai crescer com um gesto simples como esse. Minha sugestão de prato principal é um belíssimo macarrão à carbonara. O nome é chique, o preparo mega fácil e você vai deixar o seu amor de queixo caído. Ele foi o escolhido para compor meu jantar de dia dos namorados. De entrada vou preparar umas brusquetas simples com tomate confit (depois eu trago para vocês) e de sobremesa ainda não me decidi. Talvez um Tiramissu... Junte um bom vinho e simples assim, um jantar de arrancar suspiros de amor e sorrisos de admiração está completo.

Macarrão à Carbonara Fácil

Ingredientes
250g de macarrão espaguete ou talharim (usei talharim grano duro)
150g de bacon picadinho
2 ovos inteiros
2 gemas
1/2 xícara de creme de leite light (pode ser um tradiconal ou de caixinha)
1 xícara de parmesão ralado fino
2 colheres de sopa de cheiro-verde picado
Pimenta do reino e sal a gosto

Preparo
Frite o bacon na própria gordura e reserve em papel toalha. Numa tigela, bata os ovos, as gemas e o creme de leite com um fouet. Acrescente o parmesão ralado, o sal e bastante pimenta do reino moída. Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem, até ficar al dente. Assim que escorrer a água, com ele ainda quente, acrescente o molho, o bacon e misture bem por alguns segundos. O calor do macarrão irá cozinhar os ovos e o molho irá engrossar levemente. Polvilhe o cheiro-verde e sirva imediatamente.

Pulo do Gato: A receita não tem muitos segredos. Deixe tudo picadinho e "no jeito" para não passar o jantar inteiro em volta das panelas. Foi a primeira vez que usei o macarrão grano duro e adorei. Ele tem uma textura mais durinha sabe? Ao meu ver é praticamente impossível você errar o ponto. Uma massa fresca também firaria ótima.

15 abril 2014

Lasanha de Frango com Creme de Milho


Como tentar transformar um prato mega calórico em um prato light? Fazendo ótimas substituições e adaptações claro. Aproveitando que estava louco para testar uma massa de lasanha integral que comprei, resolvi arriscar em uma combinação inusitada. Essa combinação de lasanha + frango + creme de milho eu tinha visto no blog da Brisada Carla Colombo e desde lá, fiquei na larica de fazer. Não sei onde estava que não tinha provado creme de milho ainda gente. Virei mega fã. Quem provou a receita AMOU. Acabou em dois tempos aqui em casa. 



Lasanha de Frango com Creme de Milho

Ingredientes
1/2 pacote de massa para lasanha (usei integral da marca petybom)

Creme de milho
2 latas de milho verde(sem a água)
600 ml de leite (usei desnatado)
Alho e cebola bem picadinhos
Sal e pimenta do reino a gosto

Recheio
500g de frango cozido, desfiado e temperado à seu gosto
400g de queijo frescal em  fatias
Orégano a gosto

Preparo
Creme: Bata no liquidificador o milho e o leite. Reserve. Frite o alho e a cebola por alguns minutos em um fio de azeite. Acrescente o creme de milho batido, tempere com sal e pimenta e deixe ferver, mexendo de vez em quando, até encorpar bem.
Montagem: Faça camadas começando com creme de milho, massa, frango, queijo e assim por diante. Termine com creme de milho, salpique orégano (e parmesão se desejar) e leve ao forno 180/200° por 20 a 30 minutos ou até dourar.

Pulo do gato: Se quiser a lasanha mais molhadinha, deixe o creme de milho mais líquido. Corte o queijo em fatias fininhas.

11 fevereiro 2014

Panqueca Integral com Frango e Legumes


Continuando minha saga de tentar comer pelo menos um pouco melhor, tenho buscado preparar cada vez mais receitas lights e saudáveis. Estas panquecas são uma tentativa de deixar leve um prato que normalmente é bem engordativo. Não que elas sejam tão leves quanto uma salada, mas comparadas com as panquecas tradicionais são um ganho e tanto. Mais fibra, menos gordura e ainda assim, muito sabor :) O recheio você pode variar como desejar. Minha ideia original era fazer um refogado só de legumes, porém como já tinha um franguinho desfiado resolvi usar. O legal desse prato é que devido a quantidade de fibras, você acaba se saciando com menos. Normalmente como de duas à três panquecas. Na segunda dessas aqui eu já estava estufado de tanto comer. Uma receita perfeita para dar uma variada no cardápio do dia a dia sem muito peso na conciência.


Panqueca Integral com Frango e Legumes

Ingredientes
Massa
500 ml de leite desnatado
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de aveia em flocos
Sal a gosto

Recheio
500g de peito de frango cozido e desfiado
1 cenoura grande ralada
1 maço de brócolis cortado em mini buquesinhos (Cozinhei por 5 minutos em água no microondas. Dica Si)
1/2 pote de requeijão light (110g)
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picados
Azeite, cheiro-verde, sal e temperos a gosto (usei tempero baiano)

Molho branco
500 ml de leite desnatado
3 colheres de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina
1/2 pote de requeijão light (110g)
1/2 cebola ralada
Sal a gosto
Orégano para polvilhar

Preparo
Massa: Bata tudo no liquidificador ou mixer. Numa frigideira - com um bom antiaderente - em fogo médio/baixo, coloque pequenas porções da massa de cada vez, virando com cuidado quando as bordas estiverem soltando. Faça isso até acabar a massa. Renderam 12 discos.
Molho: Leve a margarina e a cebola ralada ao fogo mexendo até murchar. Acrescente a farinha de trigo e frite por alguns segundos. Num primeiro momento, vá adicionando o leite pouco a pouco, mexendo sempre. Quando adquirir consistência mais líquida adicione o restante do leite. Mantenha no fogo mexendo até engrossar. No final, desligue o fogo e acrescente o requeijão e acerte o sal. Se tudo desandar bata no liquidificador ou mixer e volte à panela até engrossar.
Recheio: Frite a cebola e o alho no azeite. Acrescente o frango, seus temperos e pouco sal. Desligue o fogo e acrescente os buquesinhos de brócolis cozidos, a cenoura ralada, o requeijão e acerte sal se necessário.
Montagem: Enrole cada panqueca com uma porção do recheio. Coloque uma camada fina de molho no fundo da fôrma, alinhe lado a lado as panquecas e cubra com o molho restante. Salpique um pouco de orégano e leve ao forno preaquecido a 180/200º por 20 minutos.


Pulo do Gato: Essa panqueca é um pouquinho chatinha de trabalhar. Ela tem que dourar beeem para você conseguir virar. Se preferir unte a frigideira com um pouquinho de azeite. Para o recheio, se não tiver requeijão light use maionese light ou leite desnatado engrossando com uma colher de farinha de trigo. Sobrou um pouquinho de frango que eu misturei com maionese light e virou um delicioso recheio para meu sanduíche de café da manhã no outro dia.

29 outubro 2013

Panquecas de carne ao sugo


Já tinha feito panquecas uma vez e ficaram bem gostosinhas, mas já elegi a massa destas aqui como minha preferida de todos os tempos. Ficaram fininhas, leves, não grudam na hora de fazer e deliciosas. Com certeza as melhores panquecas que já fiz e provei. O recheio mais simples, basicamente uma carne moída bem refogadinha, também é o segredo dessas panquecas. Se você ainda estava à procura de uma massa de panqueca perfeita sugiro que prove esta e me conte depois o que achou.

PS: Neste sábado dia 02/11/2013 vai acontecer o 2º Encontro Gourmet de Foodbloggers. Muuita gente legal reunida para conversar, trocar receitas e principalmente comer muuito rsrs. No ano passado havia comentado minha tristeza em não participar do evento. Neste ano corri muuito pra não ficar de fora e graças a querida Fabíola deu tudo certo. Semana que vem trago as milhares de fotos e tudo de bom que aconteceu por lá ;)


Panquecas de carne ao sugo
(Receita da massa de uma leitora do Tudo Gostoso)

Ingredientes
Massa
500ml de leite
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
1 pitada de sal

Recheio
700g de carne moída (usei acem)
1 cebola pequena picadinha
3 dentes de alho picados
cheiro-verde picado a gosto
Azeite, sal e temperos a gosto (usei caldo de carne e tempero baiano)

Molho ao sugo
1 embalagem de molho de tomate pronto refogado
1/2 xícara de água
Sal e temperos a gosto (usei alho, cebola, uma pitada de açúcar, tempero baiano e orégano)

1/2 xícara de queijo parmesão ralado e orégano para polvilhar

Preparo
Massa: Bata tudo no liquidificador. Unte levemente uma frigideira antiaderente (só para a primeira, depois nem precisa mais untar) e com ajuda de uma concha, coloque porções de massa. Deixe de 2 a 3 minutos, até as bordas começarem a se soltar e dourar. Vire, deixe mais 30 segundos e retire. Faça isso com toda a massa. Rendeu 14 panquecas lindas e fininhas aqui em casa.
Recheio: Refogue a cebola e o alho no azeite por alguns minutos. Acrescente a carne e tampe a panela. Após alguns minutos coloque o sal e seus temperos habituais e permaneça com a panela tampada em fogo baixo até a carne cozinhar bem (uns 10 minutos). Retire a tampa, deixe secar todo o líquido e quando estiver quase pronta acrescente o chei-o verde. Deixe esfriar.
Molho: Leve tudo à panela em fogo baixo e deixe apurar por uns 10 minutos.
Montagem: Na fôrma onde irá colocar as panquecas, forre o fundo com uma fina camada de molho. Monte as panquecas com a carne já fria e vá colocando todas por cima do molho, alinhando-as lado a lado. Regue com o molho de tomate, salpique pamesão e orégano e leve ao forno 200º por 20 minutos ou até derreter o queijo.

Pulo do gato: Esta receita é tão prática e fácil que nem tem pulo do gato. Os segredinhos eu contei no decorrer do preparo.

15 abril 2013

Bifum com frango e legumes



Adoro descobrir ingredientes diferentes. Nesta receita em especial tive duas descobertas, uma boa e outra ruim. Primeiro a boa: o macarrão oriental (Bifum) feito de arroz. Leve, facílimo de fazer e muito versátil. Adorei de verdade. Ganhei um pacotinho da mãe da minha chefe. A mesma que me deu aquele utensílio que comentei para moldar o arroz. Uma querida ela. Fiquei tão viciado que já comprei mais duas vezes o macarrãozinho. Agora a descoberta ruim: O salsão. Não sou uma pessoa muito enjoada para comida. Até mesmo ingredientes que não gosto muito eu como na boa se tiver, mas o salsão foi um caso a parte. O-D-I-E-I esse ingrediente. Um gosto muito forte, muito estranho. Não conseguir ir para a segunda garfada desse prato acreditam? No outro dia repeti tudo mas sem o salsão, aí sim ficou fenomenal. Fazendo par com a ricota, o salsão é o segundo ingrediente fora da minha lista de compras.

Bifum com frango e legumes
(Receita daqui)

Ingredientes
70g de macarrão oriental (Bifum)
1 litro de água fervente
300g de filé frango em tirinhas
1 cenoura grande (ou 2 pequenas) ralada no ralo grosso
2 talos de salsão picados (pode ser substituído por alho poró)
1/2 cebola em fatias finas
3 dentes de alho picados (usei 1 colher de chá de alho triturado pronto)
1 colher de chá de gergelim (esqueci de colocar)
Cebolinha picada, azeite, sal e pimenta a gosto

Preparo
Em uma tigela, coloque o Bifum e regue com a água fervente. Deixe por 1 minuto, mexendo para soltar a massa. Passe na água fria, escorra e reserve.
Tempere o frango como preferir (usei alho, sal, limão e pimenta branca), refogue no azeite até dourar e reserve. Na mesma penalea refogue o salsão (ou alho poró), o alho e a cebola com mais azeite (se precisar) por 3 minutos. Acrescente a cenoura, tempere com pouco sal, pimenta e cozinhe um pouco (até ficar al dente). Acrescente o frango reservado, o macarrão e acerte o sal. Cozinhe até aquecer o macarrão. Salpique o gergelim, a cebolinha e sirva quente ou frio.

Pulo do gato: Eu gosto dos legumes e macarrão bem al dente, então cozinho tudo bem rapidamente. Fiz uma variação deste macarrão apenas com legumes e ficou uma delícia também. O Bifum já entrou pra listinha de compras do mês :)

21 fevereiro 2013

Macarrão ao pesto de salsa com brócolis e salsicha


Reunir os amigos em casa é sempre muito bom. Aqui, quando fazemos isso quase sempre optamos por algo fácil e prático para comer, como cachorro quente por exemplo. Mas tem que ser completíssimo, com salsicha, molho, batata palha, milho, ervilha, vinagrete e purê de batata. Dessa última vez sobraram algumas salsichas e como já estava empapuçado de lanche corri atrás de uma receitinha diferente. Salsicha é um ingrediente que nem todo mundo gosta fora do lanche. Eu mesmo dificilmente como de outra forma. Quando vi essa receita neste site aqui sabia que tinha de ser ela. Nunca tinha comido macarrão ao pesto e a combinação de ingredientes me chamou atenção logo de cara. Além de muito fácil de preparar, ficou delicioso. Recomendo esta receita principalmente para quem não curte muito salsicha. Neste sábado vai acontecer o encontro com a turma da blogosfera e estou cada vez mais ansioso. As meninas estão caprichando na organização do evento. Na segunda eu conto como foi.

Macarrão ao pesto de salsa com brócolis e salsicha
(Receita daqui

Ingredientes
Pesto
3/4 de xícara de azeite
2 dentes de alho (usei uma colher de chá cheia de alho triturado)
1/2 xícara de castanha de caju
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1/2 maço de salsa (somente as folhas)
1 pitada de sal

Macarrão
6 unidades de salsichas
500g de macarrão gravatinha
1 maço de brócolis japonês cozido (ainda meio durinho) separados em floretes
1/2 colher de zeite
1 pitada de sal
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas (não usei)

Preparo
Pesto: No liquidificador coloque o azeite, o alho, a castanha de caju, o parmesão, a salsa, o sal e bata bem até virar uma pasta (pesto). Reserve.
Macarrão: Afervente as salsichas, corte-as em rodelas. Refogue o brócolis no azeite com o sal, acrescente a salsicha e refogue mais um pouco com a panela destampada. Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Escorra e acrescente imediatamente o pesto e o refogado de salsicha e brócolis. Misture bem até que todos os ingredientes fiquem bem envolvidos pelo pesto. Sirva em seguida.


Pulo do gato: Quando for montar o macarrão, faça rapidamente se for servi-lo quente. Caso prefira frio, espere esfriar e leve a geladeira. Dos dois jeitos fica maravilhoso. Sirva com bastante queijo parmesão ralado por cima. O pesto é um molho italiano que originalmente é feito com manjericão fresco e pinoli. Aqui temos uma variação mais abrasileirada, que também fica uma delícia, além de bem mais em conta. Na próxima receita vou experimentar usar cubos de frango no lugar das salsichas e castanha do pará no lugar da de caju. 

18 janeiro 2013

Panqueca ao molho branco


Olha que lindas ficaram as minhas primeiras panquecas :) Agora que eu mesmo cozinho minha comida estou aproveitando para fazer tudo o que eu tinha vontade de comer mas nunca havia preparado. Muito fácil e prático fazer panqueca. O segredo é ter uma boa frigideira antiaderente assim a massa desprende fácil e você não fica naquele drama de dar tudo errado e grudar no fundo. A receita da massa achei na net porém acabei perdendo a referência de onde tirei. O recheio dessas fiz com carne moída refogada bem simples mas você pode fazer com frango e requeijão, atum, calabresa, ricota.. Enfim, idéias é o que não faltam para incrementar essa delícia. O molho branco já apareceu por aqui mas dessa vez acrescentei requeijão e creme de leite. O acompanhamento foi um arroz branquinho e batata palha. Uma receita ótima para fazer no final de semana para os amigos ou para variar o cardápio do dia a dia.


Panqueca ao molho branco

Ingredientes
Massa
2 xícaras de leite
2 ovos
1 e ½ xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de fermento em pó
Sal a gosto

Recheio
O que você preferir. Usei carne moída refogada com ovo cozido picado e cheiro verde.

Molho branco
½ cebola pequena ralada
2 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de farinha de trigo
500 ml de leite quente
1 caixinha de creme de leite
½ copo de requeijão cremoso
Orégano ou salsa para polvilhar
Sal a gosto

Preparo
Massa: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Unte levemente uma frigideira antiaderente e despeje uma concha pequena de massa. Espalhe bem em todo o fundo e deixe formar bolhas, desprendendo sozinha da frigideira. Vire do outro lado e deixe mais um minuto para dourar. Vá empilhando todas as panquecas em um prato e untando novamente a frigideira quando necessário.
Molho: Leve a margarina e a cebola ralada ao fogo mexendo até murchar. Acrecente a farinha de trigo e frite por alguns segundos. Num primeiro momento vá adicionando o leite pouco a pouco mexendo sempre. Quando adquirir consistência mais líquida adicione o restante. Mantenha no fogo mexendo até engrossar. No final, desligue o fogo e acrescente o creme de leite, o requeijão e acerte o sal.
Montagem: Enrole cada panqueca com uma porção do recheio escolhido. Coloque uma camada fina de molho no fundo da fôrma, alinhe lado a lado as panquecas e cubra com o molho restante. Salpique um pouco de orégano ou salsa e leve ao forno preaquecido a 180/200º por 20 minutos.

Pulo do Gato: A primeira panqueca que coloquei na frigideira ficou grossa e grudou inteira kkk A medida que fui fazendo percebi que o segredo é esperar ela desgrudar sozinha do fundo, depois é só virar e deixar dourar do outro lado. Use um fogo médio, nem muito alto nem muito baixo. Estou louco para testar outros recheios e coberturas. A massa fica muito leve e gostosa. Se não me engano renderam umas 10 panquecas então se quiser fazer mais dobre a receita.

28 agosto 2012

Yakissoba


Nada mais fácil e prático do que um Yakissoba não acham? Você pode usar os legumes que tiver em casa, usar um macarrão estilo miojo, um próprio para yakissoba ou até um espaguete. Minha mãe costuma comprar uma bandejinha com um mix de legumes, próprio para yakissoba. Eu apenas acrescento mais legumes que estejam disponíveis na geladeira. É rápida, prática e muito gostosa. Eu percebo que aqui no blog sempre tendo a postar mais receitas doces. É que em casa, minha mãe é que cozinha a comida do dia a dia então costumo ficar mais nas sobremesas mesmo. Pratos salgados eu faço só em ocasiões especiais ou quando é algo que minha mãe não costuma fazer usualmente. Quando eu tiver minha própria casinha (e cozinha kkk) eu vou trazer muuuito mais pratos salgados. Tomara que esse dia chegue logo, logo.

Yakissoba

Ingredientes
500g de macarrão instantãneo para yakissoba (você pode usar um próprio ou espaguete também)
1 embalagem de 150ml de shoyo (molho de soja)
*Legumes variados como couve-flor, brócolis, cenoura, repolho, acelga, cebola
250g de filé de frango em cubos
250g de carne picada (usei patinho)
1 colher de sopa de amido de milho
Alho, sal, pimenta do reino e colorau à gosto

*eu usei uma bandejinha com brócolis/couve-flor, uma cebola, uma cenoura e uma embalagem mix de legumes para yakissoba que você encontra facilmente em feiras livres ou supermercados.

 
Preparo
Tempere o frango e a carne com alho, pouco sal, pimenta e uma pitada de colorau. Reserve na geladeira por uns 15 minutos. Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem até ficar al dente, durinho ainda. Reserve.
Corte a cenoura em lâminas, o brócolis e a couve-flor em buquezinhos pequenos, a cebola em pedaços grandes e os legumes que você usar em tamanhos pequenos também. Em uma panela bem grande e alta refogue as carnes em um pouquinho de óleo até fritar bem. Acrescente a cenoura, couve-flor e o brócolis, um pouco de shoyo e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Coloque o restante dos legumes, mais shoyo, tampe a panela e deixe cozinhar mexendo de vez em quando até reduzir o volume dos legumes e eles estarem cozidos porém ainda durinhos. Acerte o sal caso seja necessário. Você vai perceber que juntará bastante caldo no decorrer da receita. Dissolva o amido de milho em um pouquinho de água, jogue no molho e mexa até o caldo engrossar levemente. Junte o macarrão escorrido, misture bem e pronto.

Pulo do gato: O grande segredo desta receita está no amido de milho. O molho vai ficar encorpado e quando você misturar o macarrão ele vai pegar bem. Use uma panela grande e não se preocupe com o volume dos legumes, eles vão reduzir bastante após cozidos. Essa receita é perfeita para servir para um batalhão de gente porque ela rende bastante e é bem barata de se fazer. O shoyo eu vou colocando no decorrer do preparo, uso a embalagem toda. Tenho certeza que vocês vão ter elogios garantidos e vão repetir muuito esta receitinha.