No finalzinho do mês passado aconteceu o 5º Encontro Gourmet de Food Bloggers do Brasil. Mais uma vez pude estar presente neste evento tão bancana e trouxe algumas fotinhas para que vocês possam conferir um pouco do que rolou. Para mim, este encontro é um evento muito esperado o ano todo pois, além de possibilitar o contato com marcas bacanas e participar de workshops com gente muito competente da área, posso rever os amigos que tenho mais contato online. Se você quiser ver mais alguma fotos, dá uma conferida no instagram mosaicodereceitas. Sempre que participamos de algum evento legal divulgamos por lá ;)
Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens
11 outubro 2016
01 outubro 2015
4° Encontro Gourmet de Foodbloggers
Dia 26/10/2015 aconteceu a 4ª edição do Encontro Gourmet de Foodbloggers. Como sempre, o evento contou com o apoio de diversas empresas, além de blogueiros de todos o Brasil. Organizado pelas talentosíssimas Cecília Padilha, Daniela Abolin e Sandra Reis, o palco mais uma vez foi a Faculdade Estácio de Gastronomia aqui em São Paulo. Este ano acabei não participando tanto dos workshops oferecidos. Em compensação, as risadas no reencontro com os amigos foram infinitas. Abaixo vocês conferem algumas fotos do evento.
Um agradecimento especial a todas as empresas que participaram do encontro. Sinceramente, foi um show! AQUI vocês conferem cada uma delas.
Outro ponto alto do evento foi o momnto tiete com os MasterChefs. Não consegui tirar fotos com todos os que circularam por lá, mas ganhei o dia com a Sabrina Kanai. Um exemplo de simpatia infinita ;)
Momento tiete 2.0 com o casal Dani Noce e Paulo Cuenca do I Could Kill For Dessert. Confesso que o marido nem dormiu de tanta ansiedade no dia anterior sabendo que conheceria esses dois. Tão simpáticos quanto nos vídeos S2.
Mas é claaaaro que a cereja do bolo só poderia ser o encontro com a mulherada maluca do Coletivo Gastronômico. Muito amor envolvido nesse grupo meu Deus!!!
Olha só a quantidade de presentes que trouxemos para casa? :O
Mais uma vez, muito obrigado a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que este evento fantástico fosse possível. Ano que vem tem mais ;)
04 agosto 2015
Festival de Sopas CEAGESP - Dica de Passeio
Hoje trago uma dica de programa bem legal para quem mora em São Paulo, ou está por aqui a passeio. O tradicional Festival de Sopas da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Na verdade, se você for do ABC Paulista, assim como eu, nem precisará ir até o centro de São Paulo. A CRAISA (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), em comemoração aos seus 25 anos, trouxe para a cidade uma edição especial do evento. No último final de semana pude conferir o festival e vou contar as minhas impressões para vocês.
História
A sopa de cebola, símbolo do festival, é servida há 55 anos na CEAGESP (antigo CEASA).
"Naquela época, não haviam opções de locais para comer durante a madrugada, e por esse diferencial, o entreposto do Ceasa virou um ponto de encontro dos boêmios que vinham recuperar as energias e se aquecer com a sopa de cebola" Fonte: Site CEAGESP
Em 2009, quando a CEAGESP completou 40 anos, entre as diversas comemorações, aconteceu o primeiro festival de sopas. O sucesso foi tanto que a tradição perdura até hoje, sempre fazendo um tremendo sucesso e levando em média de 400 a 800 pessoas por dia ao festival.
O Festival
O festival acontece em estilo buffet, com seis opções de sopas. Duas delas, a de Cebola e a de Cebola Gratinada, são fixas no cardápio. As outras quatro mudam a cada semana. Além das sopas, o convidado tem acesso a uma mesa simples com alguns acompanhamentos e, pagando à parte, uma mesa elaborada com diversos antepastos servidos por kilo.
O preço este ano é R$32,90 por pessoa. Neste valor estão inclusas as sopas e a mesa simples de acompanhamentos. Temos também duas opções de sopas doce fixas: de chocolate com frutas (servida somente aos domingos) e canjica (servida somente às quartas, apenas na sede da CEAGESP).
O Cardápio
Na semana passada, quando visitei o festival na sexta, estas eram as opções disponíveis:
Sopa de Cebola Gratinada
Muito suave, leve e gostosa. É o símbolo do festival. Minha segunda preferida. O pãozinho mergulhado na sopa, gratinado com o parmesão por cima é de comer rezando.
Sopa de Frutos do Mar
Uma das mais delíciosas. Uma explosão de sabores na boca. Ao mesmo tempo que é forte, com um gosto bem pronunciado dos frutos do mar, é bem leve. Foi a que mais gostei.
Capelleti in Brodo
Foi a primeira que provei. Achei muito gostosa. O caldinho é bem ralinho, mas acredito que isso seja característico da sopa.
Caldo de Mandioca com Carne Seca e Gruyére
Achei os pedaços de carne seca meio grandes. Era gostosa mas não foi a minha preferida.
Além destas, também estavam disponíveis a sopa de cebola tradicional (não provei porque fiquei só na gratinada) e a missoshiru (provei só um pouquinho e achei muito ruim kkkk). Destaque também para o alho assado servido na mesa de acompanhamentos. Uma das coisas mais gostosas que comi!
O Ambiente
Como compareci apenas na edição da CRAISA em Santo André, é sobre ela que vou falar. O local é simples, porém arrumado. Fui numa sexta às 19:00h. Não estava muito cheio, mas acredito que no pico de movimento deve ser meio pequeno. Se você for a pé, prepare-se para se perder dentro da CRAISA porque lá é MUITO GRANDE. Se for de carro é só alegria. O estacionamento é bem amplo e dificilmente você ficará sem vaga (R$3,00 a primeira hora e R$1,50 horas adicionais).
Na CRAISA em Santo andré, o festival acontece às sextas, sábados e domingos: 18h à 00h. Até o dia 23 de agosto.
Mai informações, clique AQUI.
Na CEAGESP Em São Paulo, o festival acontece quarta, quinta e domingo: 18h à 00h e sexta e sábado: 18h às 02h. Até o dia 30 de agosto.
Mais informações, clique AQUI.
Para mim, valeu muito a pena. É um programa super família. Ideal para reunir também os amigos para um programa gostoso neste inverno. Além do mais, este friozinho que está fazendo em São Paulo PEDE uma sopa gostosa não é verdade?
PS: Este post não é um publieditorial. Compareci ao festival como pagante e as opiniões expressas aqui sobre o evento são pessoais.
16 junho 2015
Coxinha de Milho e Recheio de Frango com Cheddar
Que brasileiro resiste a uma coxinha fresquinha, crocante e quentinha? Por isso este salgado faz tanto sucesso com os gringos. Aqui em casa adoramos e qualquer motivo é pretexto de experimentar uma nova receita desta delícia. Elas já apareceram no blog em versão tradicional de frango e com massa de mandioquinha e carne louca. Resolvi testar uma versão com massa de milho, para aproveitar o clima junino do mês. O resultado ficou bem evidente pelas fotos não é? Massa delíciosa, recheio cremoso *_*. Uma tentação a cada mordida.
No último domingo participei de um encontro maravilhoso com várias amigas blogueiras. Passamos uma tarde incrível, regada a muita comida e muuuuitas risadas. O tema do piquenique era Festa Junina e eu levei uma coxinha com massa de mandioquinha e recheio de frango cremoso. Foi um dia inesquecível que, com certeza, repetiremos muito em breve ;)
(Foto by Ana Carol do MyFlavors)
Coxinha de Milho e Recheio de Frango com Cheddar
Ingredientes
Recheio
1 peito de frango cozido com sal e alho
100g de requeijão sabor cheedar
1 cebola pequena picada
4 dentes de alho picados
sal, pimenta do reino e cheiro-verde a gosto
Massa
1 e 1/2 xícara de caldo do frango
3/4 xícara de leite
1 lata de milho (s/ água)
1 colher de sopa de azeite
1 xícara de farinha de milho
2 xícaras de farinha de trigo
Água gelada e farinha de rosca para empanar
Preparo
Recheio: Frite o alho e a cebola em um fio de azeite. Junte o frango e tempere com pouco sal, pimenta e cheiro-verde. Desligue o fogo e acrescente o requeijão. Acerte o sal se necessário e reserve.
Massa: Bata no liquidificador o milho, o caldo do frango e o leite. Passe por uma peneira. Leve este líquido ao fogo com o azeite até ferver. Junte as farinhas de uma vez e mantenha em fogo brando, mexendo sempre com uma colher de pau até desgrudar do fundo da panela. Coloque a massa num prato, cubra com filme plástico e espere esfriar.
Montagem: Recheie porções de massa com uma colher de frango moldando como uma coxinha. Mergulhe rapidamente pela água gelada e em seguida passe na farinha de rosca. Frite em óleo quente, aos poucos, até dourar.
Pulo do gato: Para que as coxinhas fiquem do mesmo tamanho, primeiro eu separo em bolinhas e depois modelo as coxinhas.
Abaixo, as coxinhas com massa de mandioquinha e recheio de frango cremoso que levei no Pic Nic.

Pulo do gato: Para que as coxinhas fiquem do mesmo tamanho, primeiro eu separo em bolinhas e depois modelo as coxinhas.
Abaixo, as coxinhas com massa de mandioquinha e recheio de frango cremoso que levei no Pic Nic.

09 outubro 2014
3° Encontro Gourmet de Foodbloggers
Dia 20/09/2014 aconteceu o 3° Encontro Gourmet Nacional de Foodbloggers. É a segunda vez que participo e posso dizer com propriedade que o evento está a cada ano se superando. Mais uma vez organizado pelas talentosas Cecília Padilha, Daniela Abolin e Sandra Reis, este ano o encontro teve uma nova sede: o campos da Faculdade Estácio de Gastronomia aqui em São Paulo. A estrutura da faculdade é fantástica. As cozinhas onde foram realizados alguns workshops são mega equipadas. Reacendeu em mim a vontade de querer cursar gastronomia um dia. Além da costumeira participação de grandes empresas apoiando o evento, tivemos a oportunidade de colocar a "mão na massa" literalmente em vários workshops.
Aulas "mão na massa" e aulas show
Para mim, estas oficinas foram os pontos altos do encontro. Participei da aula de confeitaria da União com o tema "Mini bolos e mini naked cake" e ainda tive a sorte de conseguir uma vaga para o "Cozinhando às cegas" da Banqueteria Nacional. (Alguém lembra do degustação às cegas??). Ambas foram experiências incríveis e divertidas.
* Riso com Shimeji e polvo acompanhando gravlax defumado de Cambucu
Uma experiência muito divertida. Tentar descobrir o que eram os ingredientes e o que estávamos cozinhando foi hilário. Todos adoramos.
* Mini naked cake, mini bolo de churros com doce de leite e mini bolo de churros com chocolate
Naked cakes são lindos, imagina na versão mini. A melhor parte foi comer todas esssas delícias.
Além destas duas oficinas, de workshops dos Queijos Palmyra, Forno de Minas, Azeite Sandeléh e La Pastina. O conhecimento que adquire com os grandes chefes que conduziram estas aulas foi enorme. Só tenho a agradecer as organizadoras que bolaram essa programação tão fantástica.
* Lombo recheado com queijo do reino, espinafre, tomate seco e creme de ervilhas.
* Torta de queijo do reino com goiabada
Desnecessário dizer que estava delicioso não é?
* Cappelletti de calabresa e alecrim ao molho de tomate, pimentão e pimenta calabresa.
* Sorrentino de ricota, parmesão e castanha do pará ao molho de shitake e tomate cereja
A nova marca Mama D'Alva da Forno de Minas é fantástica. Viramos fã.
Bistrô - Aula Show: Azeites Sandeléh e La Pastina
* Risoto de Canjiquinha
* Técnicas de gastronomia molecular
O risoto de canjiquinha feito pelo chefe da Sandeléh foi uma das coisas mais deliciosas que comi no evento. Repeti nada menos do que QUATRO vezes o pratinho kkk. As técnicas de cozinha molecular ensinadas pelo chefe da La Pastina foram muito interessantes. Fizemos uma espécie de esfera de molho de tomate que "explodia" na boca quando você mordia.
Blogueiros
Outro ponto alto do evento foi (re)encontrar os amigos queridos de outros blogs. Este ano consegui falar com muita gente que fiquei só na vontade ano passado, além de conhecer mais um tanto de pessoas incríveis. Dei um super abraço na Carla, na Sandra, na Lu, na Rachel, na Paula, na Fabíola, na Sadhia, na Ana, na Lylia, na Cintia, na Elisa.. É tanta gente querida que ficaria até amanhã escrevendo aqui. Um super mega agradecimento especial para a Beta Tiossi que mais uma vez salvou minha vida e me deu uma carona de ida e volta para o evento ;). Na euforia do momento, mais uma vez não consegui tirar fotos com todo mundo que gostaria mas prometo que ano que vem cada abraço será um flash kk
Mais fotos
Assinar:
Postagens (Atom)






















































