Continuando as receitinhas da noite do hambúrguer em casa, esse foi um dos molhos que servimos com os lanches. Receita inspirada naquela lanchonete famooosa que serve um lanche com cheddar e cebola com shoyu sabe? Claro que a minha cebola caramelizada caseira é muuito mais gostosa, além de sabermos exatamente o que tem dentro. Eu adoro sabores agridoces, principalmente molhos. Acho um acompanhamento super versátil e que combina com muito coisa. Até no risoto já servimos uma cebola parecida. Semana que vem sai a última postagem com os hambúrgueres lindos e deliciosos e mais um molho super especial.
Mostrando postagens com marcador Salgados. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Salgados. Mostrar todas as postagens
30 outubro 2017
23 outubro 2017
Pão de Hambúrguer Vegano
Quando as pessoas dizem que é muito mais fácil comprar as coisas do que fazer, me pergunto se elas esquecem que quem cozinha não faz isso só pra comer. A gente cozinha pelo prazer, pela arte de transformar ingredientes em algo que encanta os olhos e o paladar.
Quer me deixar chateado? Não aceite algo que eu cozinhei e estou oferecendo pra você. A cozinha pra mim é um espaço que passo horas e horas sem nem perceber. Quando a gente faz algo por prazer a hora sempre passa mais rápido.
09 outubro 2017
Focaccia Simples
Se tem um pão que fazemos muito aqui em casa, este é a focaccia. Além de ser uma receita muito simples, fica deliciosa. Se você tem uma MFP - Máquina de Fazer Pão então, fica mais fácil ainda.
Esta versão não é a que mais faço. Engraçado que as preparações mais usuais do dia a dia eu acabo esquecendo de fotografar para trazer. De qualquer jeito essa daqui é igualmente deliciosa. Fofinha, aromática e perfeita para comer assim, simples mesmo ou incrementada com o que sua imaginação mandar.
Esta versão não é a que mais faço. Engraçado que as preparações mais usuais do dia a dia eu acabo esquecendo de fotografar para trazer. De qualquer jeito essa daqui é igualmente deliciosa. Fofinha, aromática e perfeita para comer assim, simples mesmo ou incrementada com o que sua imaginação mandar.
22 maio 2017
Sopa de Cebola Gratinada - Voltando aos Pouquinhos
Apesar de não gostar muito de cebola crua, adoro pratos preparados com ela. Cebola caramelizada é um mega coringa e já apareceu por aqui em risoto, quiche e pão. Desde que comi a sopa de cebola gratinada no festival da Ceagesp, fiquei com vontade de preparar em casa. O douradinho da cebola com certeza é o que confere o gostinho e a cor característicos desta sopa.
A receita de hoje vem de um dos muitos canais que acompanho no youtube o Le Plat du jour. Uiara Araújo é uma brasileira que mora na França e faz receitas maravilhosas. Recomendo.
11 outubro 2016
5º Encontro Gourmet e Quiche de Cebolas Caramelizadas
No finalzinho do mês passado aconteceu o 5º Encontro Gourmet de Food Bloggers do Brasil. Mais uma vez pude estar presente neste evento tão bancana e trouxe algumas fotinhas para que vocês possam conferir um pouco do que rolou. Para mim, este encontro é um evento muito esperado o ano todo pois, além de possibilitar o contato com marcas bacanas e participar de workshops com gente muito competente da área, posso rever os amigos que tenho mais contato online. Se você quiser ver mais alguma fotos, dá uma conferida no instagram mosaicodereceitas. Sempre que participamos de algum evento legal divulgamos por lá ;)
27 setembro 2016
Pão de Queijo
Eu A-M-O pão de queijo. Não tem nada mais gostoso para acompanhar um cafezinho no meio da tarde ou um copo de café com leite pela manhã. Esse pãozinho é super brasileiro e tradicional do estado de Minas Gerais.
Dizem que igual pão de queijo mineiro, feito com queijo da serra da canastra, não há. Como moro em São Paulo, e não conheço nenhum mineiro legítimo para pedir a receita, vou dando meus pulos e fazendo algumas experiências. Eles já apareceram por aqui, rosados devido ao queijo do reino.
06 setembro 2016
Empanada Galega de Frango
Estava com vontade de preparar esta receita desde que a provei na festa retrô do Coletivo Gastronômico ano passado. Ela foi preparada pela querida Elisa do blog: O que Temos Hoje Elisa? Uma venezuelana muito brasileira e engraçada. Convido você a conhecer o espaço dela e se deliciar com muitas receitas deliciosas.
Sobre esta empanada, lembra muito as tortas que fazemos aqui no Brasil, mas com uma massa que não chega a ser podre, pois é mais fininha e macia, mas é igualmente ótima. A receita é da irmã da Elisa, casada com um espanhol que sempre preparava delícias deste país.
23 agosto 2016
Bolinho de Arroz Integral e Mortadela (Assado)
Desde que fui morar na minha própria casa, aprendi a cozinhar apenas o essencial. Não costumo fazer comida para sobrar muito. Porém, ultimamente tenho sentido a necessidade de otimizar nossas refeições. Sempre tive um certo preconceito de comer comida que ficou muito tempo na geladeira. Fazer tudo fresquinho é bem mais gostoso (e trabalhoso). Tenho tentando vencer essa resistência aos poucos começando por algumas coisas simples. O arroz é uma delas. Preparo o dobro do habitual para que ele dure para dois dias ao invés de um. É muito mais fácil chegar a noite e só grelhar um bife do que fazer toda a janta do zero. 09 agosto 2016
Hamburguinhos de Carne Moída
Carne moída é um mega coringa na cozinha. Em um molho bolonhesa para massas, uma lasanha, hambúrguer e até refogadinha com legumes, ela salva qualquer almoço/jantar. O importante para quem cozinha regularmente, é variar a forma de fazer e os temperos. Você pode comer carne moída todo dia, mas se tiver criatividade, em todos os dias terá um banquete. Estes hamburguinhos foram inspirados em bolinhos que minha mãe fazia quando eu morava com ela. Os dela eram fritos, mas como estamos em uma onda mais saudável, resolvi fazê-los apenas grelhados no azeite. Ficaram tão deliciosos quanto e tenho certeza que ela teria adorado. 02 agosto 2016
Salada de Escarola, Repolho e Laranja
Na casa da minha mãe SEMPRE tem um prato de salada em todas as refeições. Foi com ela que aprendi um truque para conservar mais as verduras (lavar as folhas, secar, colocar em um refratário com um papel toalha em cima e cobrir com plástico filme). Minha mãe cozinha muito bem, só que tem um pouco de dificuldades em se aventurar além daquilo que já domina. Quando lhe apresento um novo ingrediente ou uma nova forma de fazer algo, ela fica toda feliz. Uma das dicas que ela incorporou para a vida, foi a de acrescentar frutas às saladas. Desde então, ela sempre coloca quando quer fazer uma salada bonita para impressionar as visitas nos churrascos lá de casa. 26 julho 2016
Sopa de Abóbora Assada
É só o tempo ameaçar cair um pouco que os loucos por sopa já colocam os legumes para cozinhar! Eu sou bem desses mesmo e adoro quando faz aquele friozinho para poder saborear uma sopinha quentinha e gostosa no jantar. A abóbora aqui em casa tem uma história engraçada. Foi só recentemente que o marido abriu o paladar e começou a apreciar este legume. Quando fiz doce de abóbora e pão doce de abóbora com coco lá atrás, ele nem sequer provou. De lá para cá, ela já apareceu em muitas receitas, e quem acabou enjoando um pouco fui eu. 01 junho 2016
Rolinhos de Lasanha com Frango e Requeijão
Vocês conhecem o Pinterest? Eu sou APAIXONADO por esta rede social. Explicando basicamente, é uma rede voltada ao compartilhamento de imagens de acordo com interesses específicos. Você pode formar painéis, com imagens da internet sobre comida, moda, faça você mesmo e etc. Você pode também consultar painéis de outras pessoas. Sério, é um MUNDO de inspirações e ideias infinitas. Passo horas navegando pelos painéis e pelos "pins" de outras pessoas ♥. O Mosaico tem um perfil na rede (muito pouco atualizado eu sei 18 maio 2016
Guacamole - Petiscos no Coletivo Gastronômico
Adoro experimentar comidas diferentes. No Brasil temos uma culinária muito rica, mas é facinante conhecer a cozinha de outras culturas também. Tenho uma amiga venezuelana que acha muito esquisito comer abacate em coisas doces. Em contrapartida eu sempre achei muito esquisito comer em salgados. Guacamole é uma receita tipicamente mexicana à base de abacate. Já havia comido um pouquinho aqui e ali, mas ainda não tinha preparado em casa. Nem tenho como expressar a delícia que ficou :D Para vocês terem uma ideia, levei em uma reunião do trabalho e fiz todos provarem. 10 maio 2016
Muffin de Milho e Calabresa
Algumas semanas atrás foi o aniversário de uma querida amiga, a Carol do Cozinha Autoral. Foi uma festa mega divertida e cheia de comes e bebes. Cada um dos amigos bloqueiros podia levar um prato de doce ou salgado para compor a mesa. Como queria algo prático e fácil, me decidi por estes muffins. Comprei os ingredientes durante a semana e no sábado, "dia da festa", comecei a preparar a receita. Enquanto eles estavam no forno, parei para pesquisar o endereço da casa da Carol e qual não foi minha surpresa quando vi que a festa não seria naquele dia, e sim na semana seguinte :O kkkkk. Passei a semana toda pensando na receita, no presente e a festa seria dali uma semana ainda gente! hahah No fim das contas, comemos muffin o fim de semana inteiro e na semana seguinte acabei levando coxinhas (a pedido da Carol ♥). Pelo menos o engano serviu para trazer esta receita deliciosa para vocês. Esta massa é uma das que mais gosto para tortas. Resolvi acrescentar fubá para deixá-la mais levinha e o resultado ficou excelente. Massa fofa, suave e que desmancha na boca. No recheio usei calabresa, mas você pode substituir pelo que quiser. Receitinha ótima para fazer no domingo e ter bolinhos deliciosos para o lanche da semana toda :)
Muffin de Milho e Calabresa
Ingredientes
Massa
4 ovos
1 xícara de leite
1 lata de milho sem a água
3/4 de xícara de óleo
1 xícara de fubá
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
Sal e Pimenta do reino a gosto
Recheio
2 gomos de linguiça calabresa triturados (ou ralados)
2 tomates picados (sem sementes)
1 cebola picada
1 colher de sopa rasa de orégano
1/2 xícara de cheiro-verde picado
Sal e pimenta do reino a gosto
Parmesão ralado a gosto para finalizar
Preparo
Massa: Bata no liquidificador os ovos, o leite, o milho e o óleo. Passe para uma vasilha e acrescente o restante dos ingredientes. Misture até ficar homogêneo (a massa fica ligeiramente grossa).
Recheio: Misture todos os ingredientes e reserve.
Montagem: Forre uma fôrma de cupcakes com forminhas de papel. Coloque uma colher de sopa bem cheia de massa em cada forminha, uma colher de recheio e cubra com mais uma colher de massa (faça de modo que você encha cerca de 3/4 de cada forminha). Salpique parmesão ralado e leve ao forno preaquecido 180/200° por cerca de 25 minutos ou até dourar.
Pulo do Gato: Se quiser um recheio mais cremoso, acresente uma colher de chá de requeijão em cada muffin. Eles ficam bem delicados e desmancham facilmente se estiverem quentes. Espere esfriar para servir.
29 abril 2016
Risoto de Abóbora e Calabresa - Coletivo Gastronômico (Receitas de Uma Panela Só) MÃES ♥
Mais uma receita de risoto.. É isso mesmo produção??? Quando se trata de risoto, não me canso de experimetar novos sabores e novas combinações. Como estou na onda da abóbora cabotiá ultimamente, logo pensei que uma combinação com calabresa iria ficar deliciosa. Acertei em cheio! O adocicado da abóbora casou super bem com o sabor defumado da linguiça. Se joga sem medo que não tem como errar. Sucesso na certa ;)
O coletivo deste mês traz uma grande novidade. Agora temos uma página própria no FACEBOOK e um INSTAGRAM. Você vai poder acompanhar todas as postagem dos blogs que fazem parte do coletivo em um só lugar. Curta nossa página e siga a gente no insta @coletivogastronomico. Para homenagear o dia das mães que já está chegando, preparamos uma seleção de receitas que podem ser feitas em uma panela só. Quer mais comfort food que isso? ♥♥♥
Risoto de Abóbora e Calabresa
Ingredientes
Ingredientes
1 gomo pequeno de linguiça calabresa
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de abóbora em cubos pequenos (usei cabotiá)
1/2 xícara de vinho branco seco
1/2 litro de caldo de legumes
2 colheres de sopa de manteiga gelada
3 colheres de sopa de parmesão ralado (fresco de preferência)
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto
Preparo
Corte a calabresa em cubos e frite em um fio de azeite por alguns minutos. Reserve. Na mesma panela, refogue o alho e a cebola. Junte o arroz e mantenha fritando por uns 3 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar. Junte o vinho branco e deixa o líquido evaporar. Acrescente 3/4 do caldo quente, mexa e deixe até começar a secar. Quando estiver quase no ponto, junte a abóbora picada e mais um tanto do caldo. Quando o arroz atingir a textura desejada (cozido mas levemente al dente), desligue o fogo. Junte a calabresa reservada, a manteiga, o parmesão e mexa até misturar bem. Tempere com pimenta do reino moída e sal se necessário. Sirva imediatamente.
Pulo do gato: Não coloque sal no começo da receita. Tanto o caldo de legumes, quanto o queijo e a calabresa são bastante salgados. Com o tempo, fui aperfeiçoando a técnica e vi que não é necessário acrescentar a água aos poucos. O fato de mexer constantemente é até meio ruim, pois quebra os grãozinhos de arroz. Prefiro fazer da forma que expliquei, acrescento quase todo o caldo e no final, se precisar acrescento mais.
Pulo do gato: Não coloque sal no começo da receita. Tanto o caldo de legumes, quanto o queijo e a calabresa são bastante salgados. Com o tempo, fui aperfeiçoando a técnica e vi que não é necessário acrescentar a água aos poucos. O fato de mexer constantemente é até meio ruim, pois quebra os grãozinhos de arroz. Prefiro fazer da forma que expliquei, acrescento quase todo o caldo e no final, se precisar acrescento mais.
14 abril 2016
Risoto de Legumes, Bacon e Queijo Coalho
Já apareceram tantos risotos por aqui que quase perdi a conta. Tomate seco (flavor bowl), peito de peru, calabresa e abobrinha, palmito, limão siciliano, alho poró e bacon, cogumelos... Ufa.. Já foram muitos. Quase sempre acaba sobrando um pouquinho de algum ingrediente que usei para prepará-los. Somos apenas em dois em casa, então não costumo fazer muita comida. O bom é que com as sobras posso preparar pratos como este risoto lindo de legumes. Peguei todos os potinhos com sobras no freezer e na geladeira, juntei um queijo coalho que também sobrou de um churrasco e voilá: Um prato novo, delicioso e econômico. Sempre congele as sobras de legumes em potinhos quando não usar. Eles se conservam por bastante tempo e você vai ter sempre ingredientes saudáveis para uma refeição rápida.
Risoto de Legumes, Bacon e Queijo Coalho
Ingredientes
1 xícara de arroz arbóreo
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 xícara de vinho branco
150g de bacon picado
Legumes variados (usei cerca de 1/2 xícara de: alho poró, abobrinha, abóbora, brócolis, ervilha fresca e azeitonas)
1/2 litro de caldo de legumes quente
2 colheres de sopa de manteiga gelada
4 colheres de sopa de queijo coalho ralado
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto
1 xícara de arroz arbóreo
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 xícara de vinho branco
150g de bacon picado
Legumes variados (usei cerca de 1/2 xícara de: alho poró, abobrinha, abóbora, brócolis, ervilha fresca e azeitonas)
1/2 litro de caldo de legumes quente
2 colheres de sopa de manteiga gelada
4 colheres de sopa de queijo coalho ralado
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto
Preparo
Frite o bacon em um fio de azeite por alguns minutos e reserve. Na mesma panela, refogue o alho e a cebola. Junte o arroz e mantenha fritando por uns 3 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar. Acrescente o vinho branco e deixe o líquido evaporar. Vá acrescentando uma concha de cada vez do caldo de legumes, sempre esperando a anterior secar para acrescentar a outra. Quando estiver na terceira concha, junte os legumes picados. Assim que o arroz atingir a textura desejada (cozido mas ainda al dente) desligue o fogo. Junte o bacon, a manteiga, o queijo coalho e mexa até misturar bem. Tempere com uma pitada de pimenta do reino moída e sal, se necessário. Sirva imediatamente.
Frite o bacon em um fio de azeite por alguns minutos e reserve. Na mesma panela, refogue o alho e a cebola. Junte o arroz e mantenha fritando por uns 3 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar. Acrescente o vinho branco e deixe o líquido evaporar. Vá acrescentando uma concha de cada vez do caldo de legumes, sempre esperando a anterior secar para acrescentar a outra. Quando estiver na terceira concha, junte os legumes picados. Assim que o arroz atingir a textura desejada (cozido mas ainda al dente) desligue o fogo. Junte o bacon, a manteiga, o queijo coalho e mexa até misturar bem. Tempere com uma pitada de pimenta do reino moída e sal, se necessário. Sirva imediatamente.
Pulo do gato: Não coloque sal no começo da receita. Tanto o caldo de legumes, quanto o queijo e o bacon já contêm bastante sal. Evite colocar muito queijo para o risoto não ficar enjoativo.
08 março 2016
Massa Básica para Pão de Leite e Duas Sugestões
Por causa do #ProjetoDietaDukan faz muuito tempo que não como pães. Acho que se tivesse apenas um desejo de um gênio da lâmpada seria comer uma fatia de pão quentinha com manteiga. Esta receita de pão de leite é a que mais preparo em casa e é muito fácil de fazer. Lógico que ter uma MFP - Máquina de Pão ajuda bastante, mas você pode fazer sem ela que fica delicioso do mesmo jeito. O segredo é sovar bastante para ativar o glúten e o pão ficar bem fofinho. É uma receita coringa, que uso para diferentes tipos de pães. Até salgados recheados ficam deliciosos com ela. Só de pensar em uma fatia deste pão quentinho ou o cheiro de canela de um pão doce assando... ai, ai...
Massa Básica para Pão de Leite
(Receita do livro da MFP)
Ingredientes
Massa Básica
1 xícara de leite
1 ovo grande
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 e 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
Preparo
Acrescente todos os ingredientes na ordem acima dentro da cuba da MFP. Ligue no cíclo massa e proceda conforme o manual. Se quiser, faça a massa à mão misturando todos os líquidos e depois os secos. Sove por pelo menos 10 minutos e deixe crescer por 40 minutos antes da modelagem.
Pão de leite
Ingredientes
Manteiga/margarina e parmesão ralado (opcional)
Preparo
Modele os pães, besunte com manteiga e salpique queijo parmesão ralado. Deixe crescer por 40 minutos em fôrma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido 180/200° por 30 minutos ou até dourar.
Rosca Trançada com Canela
Recheio
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de canela
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
Preparo
Misture todos os ingredientes do recheio. Abra a massa em um retângulo grande, espalhe o creme de canela e feche formando um rocambole. Corte o rocambole em três "tiras", no sentido do comprimento e faça uma trança. Junte as duas pontas como uma rosca. Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido 180/200° por 30 minutos ou até dourar.
Pulo do Gato: Você pode faer pães recheados doces, salgados ou como preferir. Com uma só massa eu fiz estes dois pães. Se quiser um pão pequeno, basta cortar a receita pela metade.
25 fevereiro 2016
Coxas de Frango Assadas com Ervas
Com a dieta Dukan, comer somente carne se torna um desafio no dia a dia. Particularmente gosto muito de frango, e tento sempre usar novos ingredientes e variar o modo de fazer para não enjoar. Ultimamente tenho feito bastante frango assado. As vezes uso a coxa com sobre coxa, as vezes a coxinha da asa, o peito.. Dessa vez usei coxas, ervas, açafrão e gostei tanto do resultado que trouxe como sugestão para vocês. Se tiver tempo, deixe marinando de um dia para o outro. Os temperos vão se destacar ainda mais. Se estiver no dia de PL da fase Cruzeiro ou na fase Consolidação, acrescente alguns legumes picados como berinjela, abobrinha ou brócolis.
Coxas de Frango Assadas com Ervas
Ingredientes
1 kg de coxas de frango sem a pele
1 colher de sopa de alho/cebola desidratados
2/3 colher de sopa de sal
1/2 colher de café de açafrão
2 colheres de sopa de vinagre
1 punhado pequeno de ervas a gosto (usei cheiro-verde e manjericão picados)
Preparo
Misture todos os ingredientes e deixe marinando por pelo menos 1 hora na geladeira. Leve ao forno preaquecido 200° por 1 hora coberto com papel alumínio. Retire o papel e deixe mais 15 minutos ou até dourar.
Pulo do Gato: Meus temperos do momento são o alho e cebola desidratados. É um tempero fácil de armazenar e muito prático. É bastante aromático e fica uma delícia com frango e carne. Comprei dois saquinhos e bati no processador. Quebra um galhão no dia a dia.
23 fevereiro 2016
Risoto de Palmito e Cebola Caramelizada
Com certeza este é um dos meus risotos preferidos. Fiquei viciado nesta cebola caramelizada depois da Schiacciata com Cebola e Pimentão. Sério, acho que ela combina com tudo. Estava afim de fazer um risoto de palmito e quando pensei em algo para combinar com ele, logo lembrei desta cebola. Ao meu ver o casamento foi perfeito. O sabor suave do risoto com o toque adocicado da cebola caramelizada formam um casamento perfeito. Ela é ótima também para acompanhar carnes ou até enriquecer um sanduíche. Façam e me contem depois.
Risoto de Palmito e Cebola Caramelizada
Ingredientes
Risoto
1 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de palmito picado
1/2 cebola picado
2 dentes de alho picados
1/2 xícara de vinho branco
1/2 litro de caldo de legumes (mantenha uma panela com ele quente ao lado)
2 colheres de sopa de manteiga gelada
3 colheres de sopa de parmesão ralado na hora (faz toda a diferença)
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto
Cebola caramelizada
2 e 1/2 cebolas picadas
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de vinagre (balsâmico fica ótimo)
Azeite e sal a gosto
Preparo
Cebola caramelizada: Refogue a cebola em um fio de azeite em fogo médio. Quando ela começar a pegar no fundo, fique de olho e vá mexendo para não queimar. Assim que adquirir uma cor de caramelo médio, junte o açúcar, o sal e o vinagre. Deixe ferver e secar o líquido até atingir o ponto desejado (eu gosto bem douradas). Reserve.
Risoto: Refogue o alho e a cebola em um fio de azeite. Junte o arroz e mantenha fritando por uns 3 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar. Junte o vinho branco e deixe o líquido evaporar. Vá acrescentando uma concha de cada vez do caldo de legumes, sempre esperando a anterior secar para acrescentar a outra. Quando o arroz estiver quase pronto, junte o palmito. Assim que atingir o ponto desejado, desligue o fogo. Junte a manteiga, o parmesão e mexa até misturar bem. Tempere com uma pitada de pimenta do reino moída e sal. Sirva com a cebola caramelizada por cima.
Pulo do gato: Evite colocar muito parmesão para não ficar enjoativo e acerte o sal apenas no final. Eu gosto do risoto mais enxuto. Se você quiser um pouco mais cremoso, junte mais caldo.
18 fevereiro 2016
Hambúrguer de Carne
Depois que você fizer hambúguer caseiro, duvido que ainda irá gostar dos industrializados. Além de mais saudáveis, ficam idênticos aqueles de hamburguerias profissionais. Você pode usar o tipo de carne que mais gostar, porém não use um corte muito magro. Uma proporção mínima de carne/gordura deixa o hambúrguer suculento. Durante a dieta Dukan, ter alguns hambúrgueres congelados é fantástico. Você pode fazê-los simples, como os que vou apresentar aqui ou cobrir com molho de tomates, servir com legumes, ou até mesmo usar a carne para fazer outra coisa, já que ela não vai estar temperada. Sempre mantenho alguns no freezer para o cardápio da semana. Se não estiver de dieta e quiser uma versão mais incrementada, dê uma olhada nesta DAQUI, com bacon moído e molho especial de mostarde e mel.
Hambúrguer de Carne
Ingredientes
1 kg de carne moída de primeira (pode usar patinho ou acem que ficam ótimos)
Sal e Pimenta do reino moída na hora
Mix de alho, cebola e salsa desidratados (opcional)
6 fatias de queijo 0% gordura (opcional)
Preparo
Separe a carne em seis porções iguais. Pegue uma porção, aperte bem com as mãos e vá jogando, de uma mão à outra, como se fosse um jogador de beisebol com a bola. Isso vai deixar a carne bem compacta e ajudará a dar forma ao hambúrguer. Na hora de fritar, polvilhe bastante sal de ambos os lados e um pouco de pimenta do reino. Leve para grelhar em fogo médio. Pingue algumas gotas de água na frigideira para não queimar e use uma tampa para abafar o hambúguer e ele cozinhar por dentro. Eu gosto de um ponto levemente rosado no centro. Se você gosta mais bem passado, deixe mais no fogo. Minha sugestão para servir na fase Ataque é com uma fatia de queijo 0% gordura, salpicado com alho, cebola e salsa desidratados. Se estiver na fase Cruzeiro, sirva com legumes salteados.
Pulo do Gato: Você pode usar alguns temperos diferentes como ervas secas ou pimenta calabresa para dar um toque especial. Se não estiver fazendo dieta Dukan, use um pouco de manteiga para grelhar e coloque um cubinho por cima de cada hambúguer quando estiver finalizando. Vai dar um gostinho mega especial. Para congelar, basta embalá-los com plástico e levar ao freezer. na hora de fazer nem precisa descongelar. Retire do plástico, tempere com sal e pimenta e leve direto ao fogo. Uma outra dica é fazê-los bem achatados e largos. Eles vão dar uma encolhida quando ficarem prontos.
Assinar:
Postagens (Atom)































