29 abril 2016

Risoto de Abóbora e Calabresa - Coletivo Gastronômico (Receitas de Uma Panela Só) MÃES ♥


Mais uma receita de risoto.. É isso mesmo produção??? Quando se trata de risoto, não me canso de experimetar novos sabores e novas combinações. Como estou na onda da abóbora cabotiá ultimamente, logo pensei que uma combinação com calabresa iria ficar deliciosa. Acertei em cheio! O adocicado da abóbora casou super bem com o sabor defumado da linguiça. Se joga sem medo que não tem como errar. Sucesso na certa ;)



Coletivo Gastronômico - Receitas de Uma Panela Só (Mães)

O coletivo deste mês traz uma grande novidade. Agora temos uma página própria no FACEBOOK e um INSTAGRAM. Você vai poder acompanhar todas as postagem dos blogs que fazem parte do coletivo em um só lugar. Curta nossa página e siga a gente no insta @coletivogastronomico. Para homenagear o dia das mães que já está chegando, preparamos uma seleção de receitas que podem ser feitas em uma panela só. Quer mais comfort food que isso? ♥♥♥



Risoto de Abóbora e Calabresa

Ingredientes
1 gomo pequeno de linguiça calabresa
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de abóbora em cubos pequenos (usei cabotiá)
1/2 xícara de vinho branco seco
1/2 litro de caldo de legumes
2 colheres de sopa de manteiga gelada
3 colheres de sopa de parmesão ralado (fresco de preferência)
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto

Preparo
Corte a calabresa em cubos e frite em um fio de azeite por alguns minutos. Reserve. Na mesma panela, refogue o alho e a cebola. Junte o arroz e mantenha fritando por uns 3 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar. Junte o vinho branco e deixa o líquido evaporar. Acrescente 3/4 do caldo quente, mexa e deixe até começar a secar. Quando estiver quase no ponto, junte a abóbora picada e mais um tanto do caldo. Quando o arroz atingir a textura desejada (cozido mas levemente al dente), desligue o fogo. Junte a calabresa reservada, a manteiga, o parmesão e mexa até misturar bem. Tempere com pimenta do reino moída e sal se necessário. Sirva imediatamente.

Pulo do gato: Não coloque sal no começo da receita. Tanto o caldo de legumes, quanto o queijo e a calabresa são bastante salgados. Com o tempo, fui aperfeiçoando a técnica e vi que não é  necessário acrescentar a água aos poucos. O fato de mexer constantemente é até meio ruim, pois quebra os grãozinhos de arroz. Prefiro fazer da forma que expliquei, acrescento quase todo o caldo e no final, se precisar acrescento mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...