16 outubro 2015

Schiacciata com Cebola e Pimentão - Pães no Coletivo Gastronômico


Pensa numa receita INCRÍVEL. Pensou? Então achou. Este pão é simplesmente uma das melhores receitas que já fiz (e comi) nos últimos tempos. Dando uma leve pesquisada, descobri que o nome Schiacciata é dado a um tipo de focaccia típica da região de Toscana na Itália. Achei muita coisa sobre a Schiacciata Con L/uva, uma versão doce feita especialmente na época da colheita de uvas (que já está no meu arquivo de receitas futuras), mas ela é feita salgada também. Não se deixe enganar pelo nome complicado, pois na verdade este é um pão facílimo de fazer. A receita veio de um livro de pães chamado 200 Receitas de Pães Tentadores, de que gosto muito. O recheio de cebolas caramelizadas, combinado com o pimentão é ♥ a cada mordida. Todos que provaram se apaixonaram. Quando uma receita é realmente incrível, a vontade é de gritar para o mundo inteiro conhecer, e este é o caso. Se posso dar um conselho para você que estiver lendo, seria: FAÇA.



O Painel do Coletivo Gastronômico deste mês trás diversas receitas de pães tentadores. Tem doce, salgado, simples, recheado... Só de olhar essas fotos já quero provar todos. Para quem está chegando agora e ainda não conhece este grupo vamos relembrar. Somos vários foodblogs que, todos os meses, nos reunimos para apresentar para vocês receitas sobre um mesmo tema. Já tivemos uma Festa Retrô, um Chá de Primavera e agora abrimos a "padaria" com vários pães quentinhos. Confiram abaixo todos os links destas receitas maravilhosas.



Links do Coletivo Gastronômico Outubro

Cozinha Autoral - Massa Base Para Pão Caseiro
Ana Cláudia na Cozinha - Pão de Mandioquinha
Cozinha da Gertrudes - Pão Delícia de Maçã
Gordices - Pão de Leite Light
Se Eu Fiz Vc Faz - Pão de Leite
O Que Temos Hoje Elisa? - Pão com Preseunto (Pan de jamón)
Brie Com Goiabada - Pão Trançado de Chocolate
Burburinho na Cozinha - Pão de Abóbora
Artes da Mel - Pão de Fubá
Gastronomia &+ - Pão de Forma Versátil
Better Call San - Pão de Nutella

Schiacciata Com Cebola e Pimentão

Ingredietes
Massa
250ml de água
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
475g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Cobertura e Recheio
4 cebolas médias em rodelas
1 pimentão em tirar finas (amarelo ou vermelho são os melhores)
8 dentes de alho (quanto mais, melhor)
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de pesto de pimentão
Alecrim picado a gosto
Azeite, sal e pimenta do reino moída a gosto

Preparo
Massa: Coloque os ingredientes na ordem, dentro da cuba da MFP e ligue no cíclo massas. Eu não espero completar o cíclo todo. Deixo ela batendo por 15 minutos, desligo e deixo crescer por mais 45 minutos. Se quiser fazer na mão é só misturar os líquidos, juntar os secos e pôr força no muque, sovando por pelo menos uns 20 minutos.
Recheio: Frite metade do alho em um fio de azeite. Acrescente o pimentão, sal e pimenta do reino. Mantenha no fogo por uns 10 minutos, até murchar levemente. Reserve. Frite os restante do alho em mais um fio de azeite. Junte as cebolas e tampe a panela. Vá mexendo de vez em quando até elas começarem a murchar. Tempere com sal e pimenta. Acrescente o açúcar e mantenha no fogo médio, mexendo ocasionalmente. As cebolas vão começar a escurecer e caramelizar. Deixe até que fiquem um tom de caramelo claro. O sabor precisa ser adocicado, mas puxado para o agridoce, meio salgadinho. Acerte o sal se necessário.
Depois do recheio já frio, hora da montagem: Divida a massa em duas partes. Abra uma delas com o rolo em formato arredondado e coloque numa fôrma grande untada com azeite. Espalhe o pesto, 3/4 da cebola e do pimentão e metade do alecrim picado. Abra o restante da massa e cubra a primeira camada. Vá afundando a superfície com o dedo indicador, formando as cavidades características da focaccia. Espalhe o restante das cebolas, pimentão e alecrim. Regue tudo com bastante azeite e leve ao forno 180/200° preaquecido por 15 a 20 minutos, até ficar bem dourada. Sirva quente ou fria.


Versão com pimentão vermelho que também fica INCRÍVEL

Pulo do Gato: Você pode substituir o molho pesto por outro sabor (AQUI você encontra uma ótima versão) ou molho de tomate mesmo. Eu usei alecrim, mas qualquer erva aromática ficaria ótima nesta receita.

8 comentários:

  1. Oi Augusto!
    Já seguindo seu conselho, vou levando essa delícia de receita!
    Hummm, totalmente aguada! kkk
    Bjssss e um belo FDS pvcs

    ResponderExcluir
  2. Se tem um livro que eu adoro é esse que vc mencionou! Também tenho e essa receita estava na minha lista para testar. Agora, depois de ler o seu post inspirador, me animei mais ainda. Como se isso não bastasse, suas fotos estão de arrasar, digo, salivar rsrs.
    Parabéns! Arrasou!
    Vou com certeza testar!
    Beijinhos! =)

    ResponderExcluir
  3. Aqui esta um pão que eu adoraria provar, o aspecto esta fantático e tem tudo para me agradar
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é realmente muito bom, sempre dou uma olhada qdo quero ver lindos pães.Vc escolheu muito bem e seu entusiasmo elevou a receita para o topo da lista!
    Ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Guto querido, eu adoro este tipo de pão, e esse ficou simplesmente lindo e muito apetitoso. É, eu também tenho vontade de gritar para o mundo quando a receita é mara! Aí, a gente começa a inventar um montão de variações. Imagino quentinha...
    Fabiola

    ResponderExcluir
  6. Daf achei tentador, mas já fiquei pensando no recheio de uva. :D

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...