09 dezembro 2015

Risoto de Alho Poró e Bacon


Mais um delicioso Risoto aparecendo por aqui. Este foi de alho poró e bacon, dois ingredientes que adoro. Aos poucos estou pegando o jeito em acertar meus risotos. Mais alguns e quem sabe faço um post dedicado só a arte de como fazer um risoto perfeito me achando cof cof cof. O alho poró forma uma combinação excelente com o bacon. Eu gosto do meu risoto cremoso, porém não tão seco. Você pode acertar o ponto com um pouco mais ou menos de caldo. Se não gostar de alho poró ou não encontrar, substitua por cebola e cebolinha que ficará delicioso também.


Risoto de Alho Poró e Bacon

Ingredientes
1 xícara de arroz arbóreo
1 talo de alho poró fatiado
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 xícara de vinho branco
150g de bacon picado
1/2 litro de caldo de legumes quente (mantenha uma panela com ele sempre ao lado)
1 colher de sopa de manteiga gelada
1/3 de xícara de parmesão ralado na hora (faz toda a diferença)
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto

Preparo
Frite o bacon em um fio de azeite por alguns minutos e reserve. Na mesma panela, refogue o alho, a cebola e o alho poró. Junte o arroz e mantenha fritando por uns 3 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar. Junte o vinho branco e deixe o líquido evaporar. Vá acrescentando uma concha de cada vez do caldo de legumes, sempre esperando a anterior secar para acrescentar a outra. Quando o arroz atingir a textura desejada, (cozido mas levemente crocante no meio) desligue o fogo. Junte o bacon, a manteiga, o parmesão e mexa até misturar bem. Tempere com uma pitada de pimenta do reino moída e sal, se necessário. Sirva imediatamente.

Pulo do gato: Não coloque sal no começo da receita. Tanto o caldo de legumes, quanto o queijo e o bacon já contêm bastante sal. Evite colocar muito parmesão para o risoto não ficar enjoativo. Coloque o bacon na panela ainda fria para fritar. Assim ele cozinha melhor e fica mais crocante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...