30 agosto 2016

Bolo Red Velvet

O bolo Red Velvet (Veludo Vermelho) é bastante clássico e tradicional nos Estados Unidos. Faz um tempão que queria prová-lo, mas como já disse algumas vezes, dificilmente faço bolos elaborados. Primeiro porque sou fã de bolos mais simples, de frutas e sem muita decoração. Segundo porque dá um trabalho desgramado kk.

Mas tem dias que a gente acorda inspirado e a gula vontade de provar um prato em específico fala mais alto. Não vou mentir para vocês, é um bolo bem trabalhoso e com algumas etapas (como qualquer bolo de festas), mas o trabalho definitivamente compensa.

A massa, de chocolate avermelhado, é muito úmida e densa. A cobertura de cream cheese é uma das mais deliciosas que já provei. Doce e azedinha ao mesmo tempo. Com certeza a fama faz jus ao prato.

Um bolo perfeito para festanças em geral. Além de impressionar, com seu visual diferente, os convidados vão se apaixonar pelo sabor delicado dele.



Bolo Red Velvet

Ingredientes

Massa
250 g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
3 colheres de sopa de cacau em pó
240 ml de buttermilk
3 colheres de chá de corante alimentício vermelho
120 g de manteiga amolecida
300 g de açúcar refinado
2 ovos
1 colher de sopa de extrato/essência de baunilha

Recheio/Cobertura
280 g de manteiga amolecida
150g de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de extrato/essência de baunilha
450 g de cream cheese

1 caixa de morangos para decorar

Preparo

Massa: Peneire a farinha de trigo, o cacau e o fermento. Reserve. Misture o buttermilk com o corante. Reserve. Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Acrescente os ovos um a um, batendo bem. Junte metade da farinha, metade do buttermilk tingido e misture. Junte a baunilha e o restante. Mexa até ficar homogêneo. Unte e enfarinhe duas fôrmas de 22 cm. Corte dois círculo de papel manteiga e coloque no fundo, untando novamente. Divida a massa entre as duas fôrmas e leve ao forno preaquecido 180° por 40 minutos.

Recheio/Cobertura: Bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro até esbranquiçar. Junte os outros ingredientes e bata mais um pouco.

Montagem: Corte cada massa pela metade. Passe uma camada fina do recheio e monte o bolo já no prato de servir. Espalhe uma camada da cobertura e leve à geladeira por 1 hora. Cubra com o restante, alisando bem. Decora com os morangos e sirva.


Pulo do Gato: Para fazer o buttermilk, misture o suco de um limão em uma xícara de leite em temperatura ambiente. Deixe descansar por 20 minutos antes de usar. A cobertura fica com uma doçura bastante equilibrada. Se desejar mais doce, acrescente 100 g de açúcar.

2 comentários:

  1. É um bolo que só me ficou uma vez vermelho das outras vezes ficou rosa.
    Esse ficou lindo e a fatia mesmo a pedir uma dentada.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  2. Hello, Augusto!
    Muitos aplausos para você, eu acho que não tenho paciência para fazer esse bolo,
    são muitas camadas.
    Parabéns, seu bolo ficou lindo, camada perfeitas, arrasou!

    Amei o novo visual do seu blog!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...