25/01/13

Blondies de chocolate e damascos



Como sobrou bastante chocolate branco do Bolo de abacaxi que fiz no aniversário do blog, corri atrás de receitas que o utilizassem. Blondie é uma espécie de brownie só que feito com chocolate branco. A receita veio do livro Bolos e biscoitos da coleção Culinária de todas as cores. Adoro esssa coleção, tenho quase todos os volumes. As receitas são super simples, com fotos lindas e no final o livro sugere variações que as vezes mudam completamente a receita. Nunca tinha provado damasco e no blondie ele entra para quebrar um pouco a doçura do bolo, deixando-o assim menos enjoativo. Queria muito utilizar mais meus livros de receitas. Tem tantos post-its neles com receitas esperando para serem escolhidas. Meio atrasada mas uma promessa para este ano: utilizar melhor todos os meus livros de receita.



Blondies de chocolate e damascos
(Receita do livro Culinária de todas as cores: Bolos e Biscoitos)

Ingredientes
300g de chocolate branco picado ou em gotas
100g de manteiga
3 ovos
175g de açúcar
175g de farinha de trigo
120g de damascos secos picados
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha

Preparo
Derreta metade do chocolate em banho maria, acrescente a manteiga e mexa até derreter tudo. Reserve a outra metade do chocolate. Bata na batedeira os ovos, o açúcar e a baunilha por 5 minutos. Acrescente o chocolate derretido, a farinha e o fermento e bata mais um pouco. Por último acrescente metade do chocolate reservado e metade dos damascos e misture levemente. Coloque a massa em uma assadeira média untada e enfarinhada e espalhe bem. Salpique por cima o restante dos damascos e do chocolate reservados. Leve ao forno preaquecido a 180/200º por 30 a 35 minutos ou até corar bem. Deixe esfriar na própria assadeira e corte em quadrados. Sirva morno com uma bola de sorvete de creme.

Pulo do gato: É normal ele murchar depois de frio e parecer que está meio “encrunhado” o Blondie assim como o Brownie tem uma textura mais úmida e mais solada. Para quem não gosta de damascos o livro sugere uma variação com uvas passas brancas.

10 comentários:

Ana Claudia disse...

Nunca provei e nunca tinha visto essa receita, amei...
Quanto ao ragu, vc está certo, é um molho muito mais apurado, vale a pena, a próxima vez quero fazer com carne picada e polenta... nham, nham, nham... rsrs...
Beijinhos, bom final de semana

arte da sadhia disse...

oi mei querido tudo bem ? menino ma que receita divina hein ..amei esta de parabens vou levando a receita e um pratinho bem recheado bjão grandes

Sileni Machado disse...

Olá meu amigo, que blondie mais lindo! Nossa, que delícia, fiquei com mt vontade de comer agora!
Parabéns pra vc tbm meu querido e pra sua mamãe tbm, que Deus derrame mts bençãos sobre vcs! Felicidades mil!
Ótimo final de semana! :))
Bjsss
Vivendo e Aprendendo
viveraprendendo.com

Andréa disse...

Olá amigo!
Você é um cozinheiro de mão cheia, seu blondies ficou chique demais!
Damasco e chocolate branco não tem como resistir combinação perfeita, que delícia!

Beijos, ótimo fds!

São Ribeiro disse...

Nunca fiz e por acaso tenho uma receita marcada para fazer é muito parecida com essa.
Os seus ficaram maravilhosos.
Bom fim de semana
bjs

Josy disse...

Guto querido amigo, não conhecia essa receita, mas como sou fã ardorosa de brownies, esse com chocolate branco deve ter ficado divino, adoro damascos e a combinação com chocolate branco é perfeita. Adorei a receita. Aprovadissima. Beijinhos

Lidi Horácio disse...

Acredita q eu nunca provei damasco?
pq acho q não vou gostar. sempre acho isso. kkkkkkk

Bjs ;*
Boa Semana \°/

Daniel disse...

Ei D'Augusto

sobre a sua pergunta: não precisa preparar o creme de cebola de nenhuma forma não. É só passar o sanduíche no pó mesmo (o tempero fica por conta dele)

:)

brigadão pela visita! eu to devendo comentários pra você (e pra mais um monte de gente, mas a correria não tá deixando).

abraço!

Sileni Machado disse...

Olá meu amigo, td o que vc imagina ref a alho eu já usei! Já comprei aqueles prontos descascados inteiros, granulado, em pasta, seco, mix de alho e cebola... mas, pra mim, nada chega perto do sabor do alho que a gente compra e prepara em casa. O incoveniente mesmo é na hora de descascar e o cheiro que fica nas mãos. Essa dica do micro-ondas não conhecia, parece bem interessante e funcional, vou testar e dps te falo! Valeu pela dica! :))
E praticidade na cozinha é td, não é mesmo?!
Bjsss
Vivendo e Aprendendo
viveraprendendo.com

Alicia disse...

CUANTAS DELICIAS!!!!!!!!!
SALUDITOS