25 de janeiro de 2013

Blondies de chocolate e damascos



Como sobrou bastante chocolate branco do Bolo de abacaxi que fiz no aniversário do blog, corri atrás de receitas que o utilizassem. Blondie é uma espécie de brownie só que feito com chocolate branco. A receita veio do livro Bolos e biscoitos da coleção Culinária de todas as cores. Adoro esssa coleção, tenho quase todos os volumes. As receitas são super simples, com fotos lindas e no final o livro sugere variações que as vezes mudam completamente a receita. Nunca tinha provado damasco e no blondie ele entra para quebrar um pouco a doçura do bolo, deixando-o assim menos enjoativo. Queria muito utilizar mais meus livros de receitas. Tem tantos post-its neles com receitas esperando para serem escolhidas. Meio atrasada mas uma promessa para este ano: utilizar melhor todos os meus livros de receita.



Blondies de chocolate e damascos
(Receita do livro Culinária de todas as cores: Bolos e Biscoitos)

Ingredientes
300g de chocolate branco picado ou em gotas
100g de manteiga
3 ovos
175g de açúcar
175g de farinha de trigo
120g de damascos secos picados
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha

Preparo
Derreta metade do chocolate em banho maria, acrescente a manteiga e mexa até derreter tudo. Reserve a outra metade do chocolate. Bata na batedeira os ovos, o açúcar e a baunilha por 5 minutos. Acrescente o chocolate derretido, a farinha e o fermento e bata mais um pouco. Por último acrescente metade do chocolate reservado e metade dos damascos e misture levemente. Coloque a massa em uma assadeira média untada e enfarinhada e espalhe bem. Salpique por cima o restante dos damascos e do chocolate reservados. Leve ao forno preaquecido a 180/200º por 30 a 35 minutos ou até corar bem. Deixe esfriar na própria assadeira e corte em quadrados. Sirva morno com uma bola de sorvete de creme.

Pulo do gato: É normal ele murchar depois de frio e parecer que está meio “encrunhado” o Blondie assim como o Brownie tem uma textura mais úmida e mais solada. Para quem não gosta de damascos o livro sugere uma variação com uvas passas brancas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...