12/01/13

1° Aniversário e bolo de abacaxi com chocolate branco


O tempo passou que nem vi e o Mosaico está comemorando hoje 1 ano de vida. Não tenho palavras para expressar como foi bom esse tempo. Fiz muitas receitas maravilhosas, conheci pessoas incríveis, pude também conhecer a cozinha dessas pessoas e conferir receitas e dicas fantásticas, errei muitas receitas, acertei muitas outras e pude perceber e sentir a felicidade que é quando alguém come algo preparado por você e dá aquele sorriso que recompensa todo o trabalho. Ter um blog é ter um diário, onde através das receitas podemos contar a nossa história. Quando visito o blog de algum amigo sempre acabo conhecendo um pouquinho mais dele. Quer seja através de algum "causo" contado, algum ingrediente ou até mesmo através da escolha da própria receita. Aqui, eu abro não só a minha cozinha, mas também o meu coração, porque tudo é feito com o maior carinho e amor do mundo. Para comemorar, escolhi um bolo clássico e delicioso: abacaxi com chocolate branco. Fiz uma extensa pesquisa sobre que decoração usar mas acabei percebendo que ainda tenho que melhorar muito nesse quesito. Optei por um chantilly simples com raspas de chocolate branco e abacaxi cristalizado. A receita achei neste blog aqui, que tem um passo a passo ótimo. Apesar de um pouquinho doce para o meu paladar, a combinação de abacaxi com chocolate branco é maravilhosa. O azedinho do abacaxi forma o contraste perfeito com o docinho do creme. O crocante das raspas de chocolate também confere uma textura legal. Como eu disse, um bolo clássico, delicioso e perfeito para uma comemoração tão feliz. Espero que este seja apenas o primeiro de muitos e muitos aniversários do meu querido Mosaico e que eu possa trazer cada vez mais receitas maravilhosas a todos vocês. Um grande beijo :)




Bolo de abacaxi e chocolate branco
(Receita daqui)

Ingredientes
Massa
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 e ½ xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina
1 xícara de leite
1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Recheio 1
340g de chocolate branco
1 e ½ caixinha de creme de leite

Recheio 2
1 abacaxi cortado em cubinhos
200 ml de água
3 colheres de sopa de açúcar

Cobertura
2 xícaras de creme chantilly
Raspas de chocolate branco

Preparo
Massa: Bata os ovos e o açúcar na batedeira por 5 minutos. Enquanto isso aqueça o leite com a margarina até derreter sem ferver. Misture de uma vez o leite, a farinha de trigo e o fermento com os ovos batidos. Não bata muito. Leve ao forno preaquecido a 180/200° por 1 hora.
Recheio 1: Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Acrescente o creme de leite e mexa até ficar bem homogêneo. Reserve na geladeira por 1 hora.
Recheio 2: Leve o fogo o abacaxi, a água e o açúcar. Quando começar a ferver, conte 3 minutos e desligue. Separe o abacaxi picado da calda e reserve os dois.
Montagem: Depois de frio, corte o bolo ao meio e volte a parte de baixo à fôrma. Regue com a calda, espalhe o abacaxi e por cima o creme de chocolate branco. Cubra com a outra parte do bolo e regue com mais calda. Leve a geladeira por cerca de 3 horas ou de um dia para o outro. Desenforme, cubra com chantilly e decore com as raspas de chocolate branco.

Pulo do gato: Não tenho muitas dicas para dar nesta receita. Tudo é bem simples e fácil de fazer e entender. Caso alguém tenha ficado com alguma dúvida ou deseje uma resposta específica para alguma questão, basta enviar um e-mail pro endereço ali de cima.

13 comentários:

Silvia disse...

Este bolo está com um aspecto delicioso !
Adorei :)

Fabiola disse...

Guto, parabéns mesmo! Faço muitos votos de prosperidade para o seu cantinho. Que fotos lindas! Que bolinho apetitoso... guarda um pedaço pra mim? Amigo, um abraço grande!
Fabiola

Josy disse...

Guto querido hoje é dia de festa, meu parabéns querido amigo, muito bom poder estar aqui comemorando com vc 1 ano de blog. Como o tempo passa, passou tão rapido, vc nos conquistou com seu jeito carinhoso de ser, um rapaz fantástico, educado, super bacana e muito atencioso. Adoro seu blog, gosto muito de vc, ja disse aqui e repito, gosto de vc como um filho que não tive, pois tenho uma filha. Guto desejo sinceramente que seu blog tenha cada vez mais sucesso, e que possamos comemorar por muitos e muitos anos novamente. Parabéns, o bolo ficou maravilhoso, adorei o recheio, a decoração, com certeza ficou uma delicia. Bjos um ótimo final de semana

Van disse...

Parabéns D'Augusto! Que vc possa nos presentear com suas receitas por muitos anos mais!!! Seu blog é maravilhoso!
Bju

Liliane de Paula disse...

Augusto, sua MFP é igual a minha, Britania.
Diga, urgente, o nome do melhorador para panificação.
Preciso do nome para comprar.
Please, oriente-me.

piteis da dinha disse...

Oi amigo, que prazer comemorar um aninho do blog, com esse bolo delicioso.

Augusto, que teu blog alcance muito sucesso e que vc continue sendo essa pessoinha maravilhosa.

Te desejo uma semana linda e abençoada.

Bjssssssss querido

Ah!
Tem um sorteio da MOCOCA lá no blog, passa lá.

Andréa disse...

Amigo,
arrasou, seu bolo ficou lindo, estou aqui babando, tenho que fazer, que delícia!
Parabéns para este cantinho tão especial cheio de receitas e dicas maravilhosas, que venham muitos anos de existência!
Parabéns pela belas receitas, vc é demais!

Beijos e sucessos sempre!
Andréa

"Manjares da Manu" disse...

OLÁ, PARABÉNS!!!
QUE SEU BLOG CRESCA CADA VEZ MAIS E MAIS SEMPRE!!!!
O BOLO FICOU SUPIMPA!!!
LINDO D++++!!!!

ABÇS....BOA SEMANA!!!!

arte da sadhia disse...

oi meu gatinho parabens ....muito anos ao bloguito com muitas delicia e que nesta caminhada estejamos sempre juntos compartilhando nossas receitas amei o bolo e ja vou levando metade pois galeriha qui é grande bjãoooo

luci disse...

Parabéns Augusto por 1 ano de blog
Que maravilha de bolo ficou divino
Boa semana
beijos

São Ribeiro disse...

Parabéns atrasados e que venham muito mais cheios de boas partilhas.
Adorei o bolo lindo por fora e por perdição por dentro.
Bj

Lenita disse...

Olá Augusto, ando um pouco atrasada nas minhas visitas, peço desculpa, o trabalho não me está a deixar fazer tudo o que mais gosto.
Parabéns pelo aniversário do seu blog, espero que se lhe juntem muitos mais, recheados de receitas como esta, excelente!
Bjs

Léia disse...

Oi Augusto, meu marido ficaria enlouquecido com este bolo.Contem duas coisas que ele ama, abacaxi e chocolate branco.Arrasou.Beijos querido.