16 outubro 2017

Bolo de Fubá Com Goiabada e Cobertura de Cream Cheese

Pensa num bolo inusitado, que surpreendeu todo mundo que provou. Fubá, recheio de goiabada e cobertura de buttercream com cream cheese. Muita gostosura (e caloria) numa coisa só. Este bolo de fubá é o preferido de todos os tempos do meu esposo. Ele foi feito para o aniversário dele. Minha ideia era transformá-lo num bolo de festa bem impactante. Objetivo cumprido, este bolo foi um dos melhores e mais lindos que já fiz. 
A massa super úmida, o recheio cremoso e docinho e a cobertura azedinha do cream cheese... Um bolo especial, feito para celebrar ocasiões especiais.



Bolo de Fubá Com Goiabada e Cobertura de Cream Cheese

Ingredientes

Massa
Duas receitas deste bolo de fubá sem a goiabada na massa.

Cobertura
200g de manteiga em temperatura ambiente
600g de cream cheese em temperatura ambiente
350g de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de essência de baunilha

Recheio
500g de goiabada picada
1/2 xícara de água

Decoração
100g de goiabada em cubos e folhas de hortelã para decorar

Preparo

Massa: Depois de pronta e fria, corte cada massa ao meio e reserve.

Cobertura: Na batedeira, bata a manteiga e o cream cheese até misturar bem. Vá raspando as laterais para ajudar. Acrescente o açúcar e a baunilha e bata mais um pouco. Acerte o ponto com algumas colheres de leite caso fique muito espesso ou mais açúcar se ficar muito mole. Reserve na geladeira.

Recheio: Misture a goiabada picada com a água e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até derreter e formar uma geleia espessa.

Montagem: Para ajudar, você pode fazer a montagem na fôrma que assou os bolos. Apesar de ser meio pequena, (já que o bolo tem 4 andares) ajuda a manter a forma. Coloque um disco de massa, cubra com 1/3 do recheio, massa, recheio, massa, recheio e massa. São 4 camadas de massa e 3 de recheio. Deixe o bolo na geladeira por pelo menos 1 hora para ajudar a firmar. Depois disso, passe uma camada fina de cobertura e volte à geladeira mais 1 hora. Use o restante da cobertura com um bico largo, fazendo pingos e arrastando com uma colher para dar esse efeito da foto. Parece difícil mas é extremamente simples. Tem vários vídeos no youtube com essa técnica. Decore com os cubos de goiabada e o hortelã. Mantenha na geladeira e retire uns 30 minutos antes de servir.

Pulo do Gato: Essa massa é bem úmida então não precisa molhar o bolo com nada. Este bolo é um tanto complicado. Faça quando tiver bastante tempo livre e de preferência de véspera.

Um comentário:

  1. A combinação é deliciosa e a apresentação ficou linda, parabéns!

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...