26 julho 2016

Sopa de Abóbora Assada

É só o tempo ameaçar cair um pouco que os loucos por sopa já colocam os legumes para cozinhar! Eu sou bem desses mesmo e adoro quando faz aquele friozinho para poder saborear uma sopinha quentinha e gostosa no jantar. A abóbora aqui em casa tem uma história engraçada. Foi só recentemente que o marido abriu o paladar e começou a apreciar este legume. Quando fiz doce de abóbora e pão doce de abóbora com coco lá atrás, ele nem sequer provou. De lá para cá, ela já apareceu em muitas receitas, e quem acabou enjoando um pouco fui eu.
Para tentar dar uma variada, fiz este creme delicioso inspirado em um vídeo que vi no face em uma página chamada Tasty e também pela Carla do Brisando na Cozinha que fez uma sopa muito parecida tempos atrás. O fato é que assar os legumes para fazer o creme dá toda uma dimensão nova de sabores que você nunca conseguiria cozinhando-os em água ou no vapor. Parece que os temperos acentuam muito mais e o sabor fica totalmente outro. Recomendo de verdade que você prove esta esta sopa e me diga depois o que achou. Além de facílima de fazer, fica deliciosa.


Sopa de Abóbora Assada

Ingredientes
1 abóbora cabotiá média
3 cebolas grandes
1 cabeça de alho
1 e 1/2 litros de caldo de carne/frango/legumes
Azeite, sal, temperos e ervas a gosto

Preparo
Em uma fôrma, coloque a abóbora picada em pedaços grandes, as cebolas cortadas na metade (com casca e tudo) e a cabeça de alho inteira. Regue com azeite, sal e seus temperos preferidos (usei páprica e lemon pepper). Coloque algumas ervas (manjericão, tomilho, alecrim, cheiro-verde...) e leve ao forno médio, 200° por 1:30h ou até os legumes estarem macios. Espere esfriar um pouco, retire toda a polpa da abóbora, da cebola e do alho e coloque em uma panela. Cubra com o caldo e bata com o mixer. Leve ao fogo até ferver e acerte o sal. Sirva imediatamente.



Pulo do Gato: Na minha opinião, quanto mais alho melhor. Se gostar, pode colocar mais uma cabeça sem medo. Quero testar fazer sopas de outros legumes assados como abobrinha, cenoura, berinjela.. Deve ficar uma delícia também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...