27 outubro 2015

Nhoque de Batata Doce Recheado com Queijo Prato


Sempre que pedia para minha mãe preparar nhoque era um martírio. Ela reclamava que fazia muita sujeira, dava um trabalhão e levava muito tempo. Apesar de que, cozinhar para dois é bem diferente do que para quatro, não acho que preparar nhoque em casa dê tanto trabalho assim. Na verdade acho até terapêutico. Lógico que tem que ser um dia que você esteja bem inspirado, pois realmente leva algum tempinho. Se tiver alguém para te ajudar, melhor ainda. Estes foram feitos a quatro mãos. As vezes acordo sábado ou domingo de manhã e penso: Quero comer ISSO! Aí vou ao mercado, compro tudo o que preciso e passo o sábado feliz da vida preparando aquele prato que acordei com vontade de comer. Este nhoque foi feito num desses insights. Ganhei algumas batatas doces da minha mãe e resolvi que iria saboreá-las desta maneira. Nem preciso dizer que o nhoque ficou delicioso né? Depois de cozido, congelei pequenas porções para levar de marmita durante a semana. Delícia :D


Nhoque de Batata Doce Recheado com Queijo Prato

Ingredientes
Massa
3 batatas doces grandes
1 ovo
3/4 de xícara de farelo de aveia
Sal e Pimenta do reino moída a gosto
Farinha de trigo até dar o ponto

Recheio
350g de queijo prato em cubos (compre um pedaço de uns 2 dedos de espessura e corte em cubos de 1/5 cm)
1 colher de sopa de orégano seco

Molho
De sua preferência. O meu foi de tomates com calabresa moída.

Preparo
Recheio: Misture os cubos de queijo com o orégano e reserve.
Massa: Descasque, corte e cozinhe a batata doce em água na panela de pressão por 20 minutos (após pegar pressão). Escorra a água e ainda quente, amasse bem até formar um purê (usei o processador). Junte o sal, a pimenta, a aveia e o ovo batido. Vá acrescentando farinha de trigo até formar uma massa macia e que não grude muito nas mãos (usei cerca de 3 xícaras de farinha de trigo).
Montagem: Recheie porções de massa com um cubo de queijo, formando bolinhas de uns 3cm. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo. Quando começar a ferver, jogue um punhado de sal e vá colocando os nhoques. Espere até que subam à superfície e retire com uma escumadeira. Em um refratário, faça uma camada fina de molho, coloque os nhoques, cubra com mais molho e parmesão ralado. Leve ao forno 200° preaquecido por 20 minutos, ou até gratinar o queijo.

Pulo do Gato: O molho precisa ser um pouco ralo. Não faça bolinhas muito grandes. Você pode substituir o queijo por outro de sua preferência, mas o prato é ótimo porque derrete muito bem e forma aquele puxa puxa delicioso.

5 comentários:

  1. Adoro nhoque, achei ótima a sugestão com batata doce, deve ficar muito saboroso e com recheio de queijo, uau!!
    Boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Hummm, adorei esta receitinha. Também adoro nhoque e sei como é esse "martírio" de receita trabalhosas! Interessante usar o farelo de aveia.
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  3. Estou doida pra fazer esta receita!! A batata doce deve dar um sabor realmente especial, sua apresentação ficou linda, parabéns!
    Beijos e lindo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua ideia,faço muito purê de batata doce e a ideia do farelo de aveia também é muito boa, meus filhos estão na onda de academia, sem farinha branca...Vou tentar fazer. Abração !

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...