24 janeiro 2012

Bolo Mousse de Creme de Avelãs



Mais uma receitinha adaptada da Pam por aqui. Esse bolo era para o meu aniversário que foi no início do mês porém acabei fazendo só uns três dias depois. Gastei uma FORTUNA nos ingredientes kkkk mas pra quem gosta de cozinhar isso acaba sendo o de menos. Algumas pessoas me perguntaram: “Nossa mas por que não comprou pronto?” Bem, porque NÃO É A MESMA COISA né. Dedicar tempo, carinho, amor e comer algo que você mesmo fez é de longe, bem melhor do que algo comprado. O sabor do bolo é beeem marcante e rico. A melhor massa de chocolate que já fiz até agora hein.

Ingredientes
1 3/4 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras açúcar
3/4 xícara de chocolate em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 xícara de buttermilk *
1/2 xícara de óleo
2 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
1 xícara de café quente (acabado de coar)

*Receita do buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk, coloque uma colher de sopa de suco de limão ou vinagre branco em uma xícara e complete a medida com leite integral. Deixe descansar por 10 minutos antes de usar.

Recheio
500ml de creme de leite fresco
200g de creme de avelã
3 colheres de sopa de chocolate em pó
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher chá de gelatina hidratada em 2 colheres de sopa de água

Cobertura
400 ml de chantilli pronto
200 g de creme de avelã
2 colheres de sopa de chocolate em pó

Preparo
Massa: Peneire os ingredientes secos e reserve. Bata numa outra tigela o buttermilk, óleo, ovos e baunilha em velocidade baixa até misturar bem. Acrescente os ingredientes secos e bata para incorporar. Ainda em velocidade baixa, acrescente o café e bata somente para misturar tudo. Eu assei da seguinte maneira: coloquei 1/3 da massa em uma fôrma de fundo removível de 35cm untada e levei para assar em forno pré-aquecido 180/200º por 35 minutos +ou-. Desenformei e levei o restante (2/3 de uma vez) da massa para o forno de novo da mesma maneira.

Recheio: Bata o creme de leite em ponto de chantilli e acrescente o restante dos ingredientes misturando bem. Reserve por uns 20 minutos na geladeira antes de usar.

Montagem: Eu obtive dois bolos, um maior e outro menor e mais fino. Cortei o bolo maior em duas partes, coloquei uma das partes de volta na fôrma, reguei com coca cola, espalhei metade do recheio, coloquei a outra parte da massa por cima, reguei com mais coca cola, recheio por cima e cobri com o outro bolo mais fino e mais coca cola. Ficou um bolo de três andares. Fiz de um dia para o outro e levei à geladeira até de manhã.

Cobertura: No outro dia, bata o chantilli até dar o ponto e acrescente o restante dos ingredientes. Retire o bolo da fôrma com cuidado, cubra com a cobertura e decore como preferir.

Pulo do gato: Na decoração eu fiz alguns arabescos de chocolate. Derreti chocolate ao leite no microondas e fui jogando em uma folha de papel manteiga até fazer algumas formas de arabescos. Levei pra gelar por cinco minutos. Ficou lindo. Montar o bolo na fôrma e deixar gelar de um dia pro outro antes de pôr a cobertura fez toda a diferença. Pena que não deu pra tirar foto do bolo cortado, mas da próxima eu não esqueço.


10 comentários:

  1. Parabéns ficou lindo, perfeito e certamente agradou a todos. Imagino a delicia que ficou, adorei a receita ainda não tinha visto no blog da Pam. Lindo de viver...beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Josy a massa é da Pam mas o recheio e cobertura é inventada mesmo rsrsrsrs Ficou um sabor bem forte, bem marcante :)

    ResponderExcluir
  3. Oh mais como ficou bonito o bolo, adorei, deve ter ficado realmente delicioso, parabéns pela idéia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ficou uma delícia Pam :) A massa é 10

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Augusto!
    Eu comi o bolo e aprovei!
    Ficou muito bom!! Delicioso!
    Dan Araujo

    ResponderExcluir
  6. obrigado danilo, o bolo ficou ótimo mesmo não é rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Augusto, vim buscar seu recheio e a cobertura quero fazer um bolo sabado e gostei desse recheio e vendo agora que vc disse que é marcante, melhor ainda, vou levar, se tudo der certo e eu fizer de fato sabado, vou publicar semana que vem, ai te aviso ta? Bjocas obrigada

    ResponderExcluir
  8. Tenho certeza que vai ficar ótimo Josy, o sabor marcante se dá tb muito pela massa. Tem um outro bolo que fiz essa semana com uma outra massa de chocolate que tb adorei, se quiser eu mando por email as fotos e receita pq ainda naos ei quando vou postar, só avisar hein bjos

    ResponderExcluir
  9. Primeiro parabéns atrasado pelo aniversário e parabéns pelo bolo! Ficou lindo e super apetitoso!!! Chocolate com avelãs é de suspirar mesmo!!!! Bjss

    ResponderExcluir
  10. obrigado pelos parabéns Akemi, o bolo realmente ficou divino, no aniversário da minha mãe que foi dia 24 eu fiz um outro clássico tb de brigadeiro. Tirei uma fotinha só dele pronto sem cortar mas ficou tão bom, acho que vou postar ele por aqui :)

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...